Impropriedade do Desenho
Evento integrado no Mestrado em Ensino das Artes Visuais da Universidade Lusófona de Lisboa
Conferêncista:
Doutor Jorge Rocha
De G. Vasari a Rosalind Krauss, passando pela ideia de medium de C. Greenberg, o ”desenho”, como prática artística, parece escapar sempre ao seu próprio conceito. Sem lugar próprio, como poderá então o “desenho” estruturar-se numa matéria de aprendizagem em contexto escolar? Outras interrogações que o ensinar-desenho arrasta consigo, caso dos lugares indefinidos do “professor-de-desenho” e do “aluno-de-artes”, acrescentam mais imponderabilidade na instituição escolar que apenas sabe lidar com matérias concretas e mensuráveis e lugares cartografáveis.
Objetivos:
Refletir sobre o desenho e o modo como se estrutura como matéria de aprendizagem na instituição escolar, mais habituada a lidar com matérias concretas e mensuráveis e lugares cartografáveis. Refletir igualmente sobre a indefinição do "professor de desenho" e do "aluno de artes"