Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Utopia | Perspe(c)tivas

Sonhar compensa.

Carla Rodrigues Cardoso


Às vezes, o que parece apenas uma fantasia torna-se mesmo realidade. Foi o que aconteceu de 12 a 15 de janeiro na Sala 2 do Cinema S. Jorge. Um espaço habituado à projeção de ficção transformou-se numa redação multiplataforma com condições invejáveis, superiores à da maioria dos órgãos de comunicação social portugueses. Isso, só por si, merece destaque. Mas uma equipa com mais de 100 pessoas surpreende muito mais. Acrescentando-se o facto de ser constituída por jornalistas e 80 professores e alunos de dez instituições de ensino superior de norte a sul do país, significa a concretização do que parecia uma utopia.

O seu a seu dono. Dina Soares. É o nome da jornalista da rádio Renascença que, há cerca de um ano, teve esta ideia pioneira e incrível. Fazia já parte da comissão executiva do 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses. Meia dúzia de pessoas uniram-se para fazer história e organizar uma iniciativa que há quase 20 anos não tinha lugar. Se isso já significava muito trabalho voluntário, a conjugar com a exigência diária da profissão, para a Dina não era o suficiente. Porque não criar uma redação com professores e alunos vindos de cursos superiores de jornalismo que assegurassem a cobertura na íntegra do congresso?

Uma quimera que implicou escolher as instituições, agendar reuniões pelo país, definir estratégias, assegurar formação específica a todos os alunos que disseram "sim, podem contar connosco". Em suma: trabalho, muito trabalho. E mais trabalho ainda.

A enormidade da equipa levantava dúvidas. Seria possível uma redação com secções integradas de vídeo, rádio, imprensa, fotografia, redes sociais e online evitar o caótico? Impensável? Resultou. Mas resultou em pleno, com alegria e sensação de missão cumprida. Um projeto de tal forma envolvente que se recusa a parar por aqui. A rede de contactos desenvolvida tornou-se tão forte que o cansaço já foi esquecido e só se pensa "o que vem a seguir?".

Adivinham-se, por isso, novos sonhos tornados realidade.

Diretora da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo
Investigadora do CICANT - ECATI
Coordenação Geral da Redação LOC