Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

50 anos nos separam | Políticas Ed. e Lusofonia

O desafio do Espaço na contemporaneidade.

Filipa Antunes


E disse, citando Jean Labasse1: "Um dos maiores desafios da Humanidade será a Organização do Espaço."...

A plateia reagiu.

Acrescentei: "Dito por uma pessoa de formação arquitectónica e territorial, inscrever-se-á num protagonismo provocatório, que se esclarece de imediato, nomeadamente no entendimento do Espaço na amplitude do seu significado."

A verdade é que estamos mergulhados na problemática da ocupação e utilização dos territórios na dimensão do Espaço Político; do Espaço Económico; do Espaço Monetário; do Espaço Cultural; do Espaço Social; do Espaço Físico; do Espaço Digital...etc.

Vejamos que em 1966 investigava-se sobre a importância da Organização do Espaço focalizada no pioneirismo de França nos primórdios do Ordenamento do Território na vertente geográfica e militar, que foi desenhada sobre o papel da Região.

São 50 anos que nos separam.

Adivinhava-se o desfio da evolução controlada das nações, sobretudo no domínio dos instrumentos territoriais. Hoje é tudo verdade.

A forma como nos organizamos revela a capacidade que tivemos para evoluir na defesa da Humanidade em todos os seus recursos. Por esse motivo é tão importante implementar a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade dos instrumentos de defesa e preservação dos sistemas. Enquanto não se tornar claro o respeito pela diversidade dos Mapas e do papel dos parcelamentos territoriais em função dos significados anteriormente elencados, dificilmente coexistimos de forma segura.

O território do desejo e da memória, romanceado por Italo Calvino2 narra a transcendência dos territórios não mapeados, que existem sem o sofrimento dos limites fronteiros, e onde se deixa cair por terra a poder do domínio dando lugar às Cidade Invisíveis.

A proposta assenta na continuidade da investigação no domínio desta temática: A Organização do Espaço contemporâneo como desafio da Humanidade, e na aposta na formação avançada sobre áreas científicas curiosamente (ou não) em deficit - Ordenamento do Território; Governança e Administração do Território; Urbanística Aplicada e Instrumentos e Planeamento.

Como perspectivamos os próximos 50 anos? Como será o nosso Mapa?

1 Labasse, Jean (1973) La organización del espacio: elementos de geografía aplicada. Instituto de Estudios de Administración Local, 1973 - 752 páginas

2 Calvino, Italo (1972) Le città invisibili. Itália

Filipa Antunes
SubDiretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo ECATI
Diretora do Doutoramento, Mestrado e Licenciatura em Urbanismo da ECATI