filmeu

Docente

mar***@gmail.com
8919-0AAA-4BB1
0000-0002-2531-4618

Resume

Maria Neves Gonçalves is Coordinating Professor at the Lusophone Polytechnic Institute. PhD in Educational Sciences from the University of Évora. The Master's degree in Educational Sciences from the Lusophone University of Humanities and Technologies. A Degree in Romanesque Philology from the University of Coimbra. Pós- doc in History of Education. Pos-doc in Social-History. She is director of the Lusophony School of Education. (ESEL-IPLUSO). She is editor of the Lusophone Education Journal. She is part of the Coordinating Committee of the UNESCO Chair - ULHT Education, Citizenship and Cultural Diversity. Integrated projects funded by FCT and integrates Erasmus+ projects. She has published several articles in specialized international journals. In her professional activities, she has collaborated in several scientific networks.

Graus

  • Pós-Graduação
    The beginnings of civic education in Portugal
  • Licenciatura
    Filologia Românica
  • Pós-Graduação
    Administração Educacional.
  • Pós-Graduação
    Pós-Graduate in Civic Education
  • Mestrado
    Ciências da Educação
  • Doutoramento
    Educação
  • Mestrado
    Ciências da Educação
  • Pós-doutoramento
    Pós- Doutoramento - History of Education
  • Pós-doutoramento
    Pos- doutoramento Social-History
  • Doutoramento
    Ciências da Educação

Publicações

Edição de número de revista

  • Editorial, Revista Lusófona de Educação, 54
  • Editorial, Revista Lusófona de Educação, 36,
  • Editorial, Revista Lusófona de Educação, 35,
  • Editorial, 55
  • Editorial da Revista Lusófona de Educação
  • Editorial

Artigo em revista

  • 2023-05-02, Recensão crítica da obra Bureau International d´Éducation, matrice de l'internationalisme éducatif (premier 20e siècle). , Revista Lusófona de Educação, 59, 235-238
  • 2023-05-01, Body, Sociability and the Construction of the Polis in Spinoza: Consequences for Education, International Journal of Multidisciplinary Research and Analysis
  • 2023-03-25, Recensão Crítica do livro Atas do II Congresso Internacional de Angolanística ., Revista Lusófona de Educação
  • 2022-05-31, As perceções dos adultos mais velhos no cenário pós-pandémico: um estudo realizado em Portugal, Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social
  • 2022-04-01, Editorial, Revista Lusófona de Educação
  • 2022-03-17, As perceções dos adultos mais velhos no cenário pós-pandémico: um estudo realizado em Portugal. , Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social
  • 2021-11-01, Recensão crítica Construire la paix par l’éducation: réseaux et mouvements internationaux, Revista Lusófona de Educação
  • 2021-11-01, Editorial, Revista Lusófona de Educação
  • 2021-11-01, Editorial , Revista Lusófona de Educação
  • 2021-09-06, Co-creative epiphany of citizenship and health in the 1820 Liberal Revolution in Portugal, Paedagogica Historica
  • 2021-09-01, Editorial, Revista Lusófona de Educação
  • 2021-05-03, Recensão crítica da obra Construire la paix par l’éducation: réseaux et mouvements internationaux au xxe siècle. Genève au cœur d’une utopie., Revista Lusófona de Educação
  • 2020-12-31, In The Mirror Game: Ubuntu Philosophy and Umbundu, INTERNATIONAL JOURNAL OF MULTIDISCIPLINARY RESEARCH AND ANALYSIS
  • 2020-12-01, Recensão crítica da obra La educación social en los extremos: justicia social y paradojas de la práctica, (orgs). Sánchez-Valverde, C. & Montané López, A.
  • 2020-11-01, Notes de Lecture. Hernandez Díaz, (coord.), Influencias Suizas en la educación española e iberoamericana
  • 2020-06-01, As (re)configurações da educação: a dimensão socioeducativa
  • 2020-01-01, A emergência da cidadania no mar revoltoso do liberalismo, Investigar em Educação
  • 2020-01-01, A emergência da cidadania no mar revoltoso do liberalismo, Investigar em Educação
  • 2019-09-06, Para uma política educativa que seja capaz de se pensar e renovar: os maiores de 23, Revista @mbienteeducação
  • 2019-03-02, A Formação de Professores em Angola: reflexões pós-coloniais,, Revista Transversos. 15, 31-46. DOI:10.12957/transversos.2019.41841
  • 2019, Education in Human Rights: Conceptions and Educational Practices, Education Journal
  • 2018-03-05, Higher education: linguistic competence under discussion, Journal of Education & Social Policy
  • 2018-02-22, The Jesuits in Portugal: the communion of science and religion, Social and Education History
  • 2018-01-30, Para uma metacrítica da organização escolar, Laplage em Revista
  • 2017-04-13, O Umbundo no poliedro linguístico angolano: a Língua Portuguesa no entrelaçamento do colonialismo e pós-colonialismo
  • 2017, Topografia dos Direitos Humanos: indicadores da escola brasileira, EccoS – Revista Científica
  • 2014-09, Pensar o homem como corpo: a cunhagem simbólica em Portugal e Espanha (século 19), História da Educação
  • 2014-04-17, La Genèse du Mouvement Associatif du Corps Enseignant du lycée au Portugal (début du XXème siècle). , Social and Education History
  • 2014-03-03, From Organic to Functional and Symbolic: Body Building in Civility Course Books in Portugal (1856-1919). A, American Journal of Educational Research. 3(III): 391-395
  • 2013, Independent teaching work to cooperative teaching: A new paradigm introduced in the Portuguese educational system (1894-1895), Paedagogica Historica
  • 2013, Editorial, Revista Lusofona de Educacao
  • 2011, Editorial, Revista Lusofona de Educacao
  • 2011, Do tribalismo disciplinar ao novo paradigma do trabalho docente., História da Educação
  • 2011, Associations and unions in education. Organization and struggles | Associativismo e sindicalismo em educação. Organização e lutas, Revista Lusofona de Educacao
  • 2010, Maria Rita Lino Garnel (2004). A República de Sebastião de Magalhães Lima, Revista Lusofona de Educacao
  • 2009, O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República. A Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica, Entretextos
  • 2009, Knowledge and power of 1905 portuguese reform | Os saberes e poderes da reforma de 1905, Revista Lusofona de Educacao
  • 2009, A configuração da Profissão docente na I República: da condição angélica à interferência predatória da descentralização, Ecos
  • 2004-01-02, A pedagogia alemã e a imprensa pedagógica portuguesa como vasos comunicantes: o caso da revista Froebel., Educació i Història: Revista d’Història de l’Educació, 24, juliol-desembre 2014: 17-27

Livro

  • 2024, Os valores semânticos das preposições "a", "de", "em" e "por" no Português falado em Angola e no europeu, Gonçalves, M. N.; Quinta, Joana. Autor correspondente: Quinta, Joana, ISPOCAB EDITORA

Capítulo de livro

  • 2024, O Colonial: um circuito informativo entre Portugal e os domínios ultramarinos em finais da Monarquia, The Portuguese Studies Review/Baywolf Press , 1, !º, Baywolf Press
  • 2023, Profissão docente em Portugal e Angola: Que perceções?, Livro de Atas do III Congresso de Angolanistica, CEDESA
  • 2023, Mother tongue teaching and skills development: an analysis of secondary education curricula in European countries and Brazil, WCCES-Brill Book Series
  • 2022, O Académico - memórias e desafios no campo de luta estudantil. , La prensa pedagógica de las confesiones religiosas y asociaciones filosóficas , Ediciones Universidad Salamanca
  • 2022, A Cidadania N'O Jornal Escolar: O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Soft Skills, Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global, Edições Universitárias Lusófona.
  • 2021, The impact of Covid-19 on education: perceptions of Brazilian higher education students. , Lemann Foundation.
  • 2021, O Poder da Razão no Imaginário Educativo da Revolução Liberal: a sacralização do cidadão, Revolução, Modernidade e Memória. Os caminhos da história da educação. CHIELA (org.). , HISTEDUP, Associação de História da Educação de Portugal – HISTEDUP.
  • 2013, Associativismo, sindicalismo e identidade(s) docente(s): algumas particularidades do percurso português., Associativismo e sindicalismo em educação: teoria, história e movimentos , Paralelo 15

Edição de livro

  • 2023, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2022, Edições Universitárias Lusófonas

Artigo em conferência

  • 2024-01-12, Iniciação à Prática Profissional: desafios e potencialidades.
  • 2023-09-28, Ser (e tornar-se) educador em Portugal: das necessidades aos anseios.
  • 2022-11, DIGITAL LITERACY IN TIMES OF PANDEMIC. WHAT LEARNING? AN EXPLORATORY STUDY WITH SECONDARY SCHOOL STUDENTS
  • 2022-11, COVID 19 AND EMERGENCY REMOTE TEACHING: A COMPARATIVE EXPLORATORY STUDY IN PORTUGUESE AND BRAZILIAN HIGHER EDUCATION
  • 2021-11, REMOTE LEARNING AND DIGITAL LITERACIES AND COMPETENCES: A STUDY IN PORTUGAL
  • 2021-11, EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN THE DIGITAL AGE: A STUDY IN PORTUGAL
  • 2021-07-08, As perceções dos idosos no cenário pós-pandémico- um estudo realizado em Portugal
  • 2021-07, REMOTE LEARNING: STRENGTHS AND WEAKNESSES?
  • 2021-06-03, The impact of Covid-19 on education: perceptions of Brazilian higher education students., IX Oxbridge Conference on Brazilian Studies
  • 2020-11, WHEN TECHNOLOGY MEETS PEDAGOGY. AN ERASMUS+ PROJECT PROPOSAL TO CREATE AN INTERDISCIPLINARY HIGHER EDUCATION MODEL
  • 2020-11, HOW CAN NEW TECHNOLOGIES AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE COLLABORATE WITH EDUCATION? KNOWLEDGE AND RECOMMENDATIONS FROM EU STUDENTS AND TEACHERS
  • 2020- HOW CAN NEW TECHNOLOGIES AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE COLLABORATE WITH EDUCATION? KNOWLEDGE AND RECOMMENDATIONS FROM EU STUDENTS AND TEACHERS, CERI2020

Resumo em conferência

  • 2023-10-22, O sonho de ser educador/professor: motivações e anseios de mestrandos em ensino , III Congresso Internacional Humanismo , Direitos Humanos e cidadania
  • 2023-08-24, Post-pandemic Continuities and Changes in Basic Education (ISCED 1) in Portugal, ECER 2023 The Value of Diversity in Education and Educational Research
  • 2023-06-21, Profissão docente em Portugal e Angola: Que perceções?, III Congresso Internacional de Angolanística
  • 2023-01-31, Ser Educador de Infância e ser Professor é, hoje, uma profissão atrativa? , XXX Colóquio AFIRSE 2023
  • 2022-12-10, Imaginários educacionais na imprensa estudantil- O Académico e Academia Portuguesa, XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
  • 2022-11-01, Digital literacy in times of pandemic. What learning? An exploratory study with secondary school students.
  • 2022-10-04, O Académico - memórias e desafios no campo de luta estudantil , IV Jornadas de Prensa Pedagogica. Universidad Salamanca
  • 2022-09-30, O colonial: um circuito informativo entre Portugal e os domínios ultramarinos em finais da Monarquia
  • 2022-09-11, A formação de Professores em Angola e Portugal, 11 .º Congresso Ibérico de Estudos Africanos "Trânsitos Africanos no Mundo Global: História e Memórias, Heranças e Inovações (Lisboa, 6- 8 J
  • 2022-07-31, Impactos da Covid-19: perceções de estudantes do ensino superior em Angola e Portugal, 2º Congresso de Angolanística
  • 2021-09, 2021-As perceções da Covid-19 na educação: um estudo com estudantes do ensino superior brasileiros, IX Oxbridge Conference on Brazilian Studies - IX Conferência Oxbridge em Estudos Brasileiros
  • 2021-07-17, Covid-19 e ensino remoto - perceções de estudantes do ensino superior em Portugal, I Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (Qualis2021).
  • 2021-07-02, Remote learning: strengths and weaknesses?
  • 2021-03-02, O manual escolar e a sua centralidade educativa. , Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: instituições, saberes pedagógicos e práticas escolares (

Poster em conferência

  • 2022-11-07, Digital literacy in times of pandemic. What learning? An exploratory study with secondary school students. ICERI2022: 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation. Sevilha. 7-9 Nov., ICERI2022: 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation.
  • 2022-11-07, Covid 19 and emergency remote teaching: a comparative exploratory study in portuguese and brazilian higher education. , ICERI2022: 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation.
  • 2021-09-06, O pensamento crítico - as perceções dos idosos sobre a qualidade de vida durante a pandemia , VIII Foro Internacional sobre la evaluación de la calidad de la investigación y de la educación superior
  • 2021-07-07, Remote learning: strengths and weaknesses, 13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies. IATED. opic COVID19: Distance Learning in Times of Crisis

Email


Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios