Resume
Micael De Oliveira. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Criação dramática; Dramaturgia; Teatro português -- 1974-2004; Dramaturgia portuguesa -- 1974-2004; .
Graus
-
LicenciaturaEstudos Artísticos
-
MestradoEstudos Artísticos
-
DoutoramentoEstudos Artísticos
-
Pós-doutoramentoVisibilidade e invisibilidade da literatura na dança e no teatro contemporâneos - A presença do texto
Publicações
Artigo em revista (magazine)
- 2019, Não, Verónica, não., Flanzine
Artigo em revista
- 2014-01-01, Quando el teatro pase a llamarse "arte performativa" y el texto un material 'de' y 'para' la escena (1994-2004), Pygmalion: Revista de teatro general y comparado (ITEM : Instituto del Teatro de Madrid)
- 2011-11, Viagem a Avignon, Cine Qua Non
- 2011-06, Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas 2010, Sinais de Cena
- 2009-12, Ruben A: o dramaturgo do travestimento da forma, Sinais de Cena
- 2007-06, Uma dramaturgia tchekhoviana, Sinais de Cena
- 2006-06, Um olhar sobre a concepção do ser bípede do Absurdo através de ‘En Attendant Godot’ de S. Beckett e de ‘La Parodie’ de A. Adamov: uma antropologia do vácuo, Penetrarte, Revista de Estudos Artísticos
Tese / Dissertação
- 2013-01-04, Doutoramento, Dramaturgia Portuguesa Contemporânea (1974-2004) - As textualidades do século XXI
- 2010, Mestrado, Para uma cartografia da criação dramática portuguesa contemporânea : 1974-2004 : os autores portugueses do teatro independente : repertórios e cânones
Capítulo de livro
- 2017, A obliteração da presença do teatro na literatura ou como apagar o teatro do livro – Wasteband de Patrícia Portela, Ensaios Ruminantes, sobre a obra performativa de Patrícia Portela, 2017, Imprensa da Universidade de Coimbra
- 2015, Apontamentos para uma nova área, Nuda, Edições Palcos do Românico
- 2014, 4 Lições para a Sobrevivência, Cassandra, Edições Húmus
- 2011, Enigma Apresentado Sob uma Face Luminosa, Oficina de Escrita: Textos Escolhidos, Teatro Nacional São João
Edição de livro
- 2020, Edições Húmus
- 2020, 2020, Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
- 2016, Edições Bicho do Mato
- 2015, Imprensa da Universidade de Coimbra
- 2015, Edições Húmus
- 2015, Edições Guilhotina
- 2007, Coleção Dramática do Teatro Maria Matos
- 2007
Artigo em jornal
- 2020-05, El texto insumiso, European Journal of Theatre and Performance
Recurso online
- 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a Victor Hugo Pontes, https://youtu.be/ceWhWx2ufiE4 | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
- 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a Tiago Rodrigues, https://youtu.be/WDwp0g27ED4 | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
- 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a Sónia Baptista, https://youtu.be/ur9ryTDvLL4 | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
- 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a Patrícia Portela, https://youtu.be/VruSSyj1znc | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
- 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a Olga Roriz, https://youtu.be/K5B0agZd_k8 | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
- 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a Lígia Soares, https://youtu.be/TNNBBAt1H18 / https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
- 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a João Fiadeiro, https://youtu.be/1E1V8V5WYmc / https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
- 2018-11, Um Corpo impróprio (Editorial para o Ciclo Internacional de Dança "New Time New Age". Teatro Viriato, Viseu.), https://www.teatroviriato.com/fotos/editor2/fs_nant_2018.pdf
- 2015, Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Vera Mantero, https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/mno/mantero_vera
- 2014, Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Ricci/Forte, https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/pqrs/ricci-forte
- 2014, Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Carlos J. Pessoa., https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/pqrs/pessoa_carlos_jorge
- 2013, Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Miguel Castro Caldas, https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/abc/miguel_castro_caldas
- 2013, Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a José Maria Vieira Mendes, https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/mno/mendes_jose_maria_vi eira
- 2013, Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Constanza Macras, https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/mno/constanza_macras
Catálogo de exposição
- 2019, Fazei com que os espectadores sejam o espectáculo. De Rousseau a Rimini Protokoll (para o catálogo "100% Lisboa"), Culturgest, Lisboa (https://www.culturgest.pt/pt/programacao/100-lisboa-rimini-protokoll-dia-mundial-teatro/)
Prefácio / Posfácio
- 2020, A Presença do Texto na Dança e no Teatro Contemporâneos
Obra teatral
- 2020, Diretor artístico do espetáculo "Festa de 15 anos", Colectivo 84
- 2019, Dramaturgo do espetáculo "Virgens suicidas" de John Romão, Colectivo 84
- 2019, Dramaturgo do espetáculo "100% Lisboa" de Rimini Protokoll, Culturgest
- 2019, Diretor artístico do espetáculo "My favourite suicide", Colectivo 84, Saudade Theater
- 2019, Diretor artístico do espetáculo "Hantologia", Colectivo 84
- 2018, Dramaturgo do espetáculo "Everybody Knows" de Rui Horta, Staatstheater Drmstadt (Alemanha)
- 2017, Dramaturgo do espetáculo operático "Um libreto para ficarem em casa, seus anormais" de Vítor Rua e Albano Jerónimo, Teatro Nacional 21
- 2017, Diretor artístico do espetáculo "Sócrates tem de morrer" ("A Morte de Sócrates - 1º episódio"; "A vida de John Smith - 2º episódio"), Colectivo 84
- 2016, Diretor artístico do espetáculo "A Constituição, Colectivo 84
- 2016, Codiretor artístico do espetáculo "Salomé" com Diego Bagagal, Colectivo 84
- 2015, Dramaturgo do espetáculo "Shakespeare - livros para sobreviver" de Diego Bagagal, Madame Teatro (Brasil)
- 2015, Codiretor artístico do espetáculo "Nos Révolutions" com Anne Monfort, Colectivo 84, Dayfornight (Paris)
- 2014, Codiretor artístico do espetáculo "Oslo" com Nuno M Cardoso, Colectivo 84, Cão Danado
- 2012, Codiretor artístico e dramaturgo do espetáculo "Boris Yeltsin" , Colectivo 84
- 2011-01-12, Enigma apresentado sob uma face luminosa
- 2011, Dramaturgo do espetáculo "Horror - breve estudo sobre a paralisia" de John Romão, Colectivo 84
- 2010, Dramaturgo do espetáculo "Morro como país" de John Romão, Colectivo 84
- 2009, Dramaturgo do espetáculo "Velocidade Máxima" de John Romão, Colectivo 84
- 2009, Dramaturgo do espetáculo "1Hipólito" de John Romão, Colectivo 84