filmeu

Docente
Micael Grilo De Oliveira

Micael Grilo De Oliveira
mic***@gmail.com
1B18-6B04-A520
0000-0002-8454-9644

Resume

Micael De Oliveira. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Criação dramática; Dramaturgia; Teatro português -- 1974-2004; Dramaturgia portuguesa -- 1974-2004; .

Graus

  • Licenciatura
    Estudos Artísticos
  • Mestrado
    Estudos Artísticos
  • Doutoramento
    Estudos Artísticos
  • Pós-doutoramento
    Visibilidade e invisibilidade da literatura na dança e no teatro contemporâneos - A presença do texto

Publicações

Artigo em revista (magazine)

  • 2019, Não, Verónica, não., Flanzine

Artigo em revista

  • 2014-01-01, Quando el teatro pase a llamarse "arte performativa" y el texto un material 'de' y 'para' la escena (1994-2004), Pygmalion: Revista de teatro general y comparado (ITEM : Instituto del Teatro de Madrid)
  • 2011-11, Viagem a Avignon, Cine Qua Non
  • 2011-06, Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas 2010, Sinais de Cena
  • 2009-12, Ruben A: o dramaturgo do travestimento da forma, Sinais de Cena
  • 2007-06, Uma dramaturgia tchekhoviana, Sinais de Cena
  • 2006-06, Um olhar sobre a concepção do ser bípede do Absurdo através de ‘En Attendant Godot’ de S. Beckett e de ‘La Parodie’ de A. Adamov: uma antropologia do vácuo, Penetrarte, Revista de Estudos Artísticos

Tese / Dissertação

  • 2013-01-04, Doutoramento, Dramaturgia Portuguesa Contemporânea (1974-2004) - As textualidades do século XXI
  • 2010, Mestrado, Para uma cartografia da criação dramática portuguesa contemporânea : 1974-2004 : os autores portugueses do teatro independente : repertórios e cânones

Capítulo de livro

  • 2017, A obliteração da presença do teatro na literatura ou como apagar o teatro do livro – Wasteband de Patrícia Portela, Ensaios Ruminantes, sobre a obra performativa de Patrícia Portela, 2017, Imprensa da Universidade de Coimbra
  • 2015, Apontamentos para uma nova área, Nuda, Edições Palcos do Românico
  • 2014, 4 Lições para a Sobrevivência, Cassandra, Edições Húmus
  • 2011, Enigma Apresentado Sob uma Face Luminosa, Oficina de Escrita: Textos Escolhidos, Teatro Nacional São João

Edição de livro

  • 2020, Edições Húmus
  • 2020, 2020, Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • 2016, Edições Bicho do Mato
  • 2015, Imprensa da Universidade de Coimbra
  • 2015, Edições Húmus
  • 2015, Edições Guilhotina
  • 2007, Coleção Dramática do Teatro Maria Matos
  • 2007

Artigo em jornal

  • 2020-05, El texto insumiso, European Journal of Theatre and Performance

Recurso online

  • 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a Victor Hugo Pontes, https://youtu.be/ceWhWx2ufiE4 | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
  • 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a Tiago Rodrigues, https://youtu.be/WDwp0g27ED4 | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
  • 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a Sónia Baptista, https://youtu.be/ur9ryTDvLL4 | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
  • 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a Patrícia Portela, https://youtu.be/VruSSyj1znc | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
  • 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a Olga Roriz, https://youtu.be/K5B0agZd_k8 | https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
  • 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a Lígia Soares, https://youtu.be/TNNBBAt1H18 / https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
  • 2019, O texto na dança e no teatro - entrevista a João Fiadeiro, https://youtu.be/1E1V8V5WYmc / https://www.ceteatro.pt/entrevistas-o-texto-na-danca-e-no-teatro?fbclid=IwAR3HOzG97r8ozcGnB9khrJjKMlutRvqBsTSSkPnzW3NBWbaRYKv7hE1Gk_k
  • 2018-11, Um Corpo impróprio (Editorial para o Ciclo Internacional de Dança "New Time New Age". Teatro Viriato, Viseu.), https://www.teatroviriato.com/fotos/editor2/fs_nant_2018.pdf
  • 2015, Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Vera Mantero, https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/mno/mantero_vera
  • 2014, Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Ricci/Forte, https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/pqrs/ricci-forte
  • 2014, Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Carlos J. Pessoa., https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/pqrs/pessoa_carlos_jorge
  • 2013, Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Miguel Castro Caldas, https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/abc/miguel_castro_caldas
  • 2013, Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a José Maria Vieira Mendes, https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/mno/mendes_jose_maria_vi eira
  • 2013, Entrevistas - Centro de Dramaturgia Contemporânea , entrevista a Constanza Macras, https://www.uc.pt/org/centrodramaturgia/4/mno/constanza_macras

Catálogo de exposição

  • 2019, Fazei com que os espectadores sejam o espectáculo. De Rousseau a Rimini Protokoll (para o catálogo "100% Lisboa"), Culturgest, Lisboa (https://www.culturgest.pt/pt/programacao/100-lisboa-rimini-protokoll-dia-mundial-teatro/)

Prefácio / Posfácio

  • 2020, A Presença do Texto na Dança e no Teatro Contemporâneos

Obra teatral

  • 2020, Diretor artístico do espetáculo "Festa de 15 anos", Colectivo 84
  • 2019, Dramaturgo do espetáculo "Virgens suicidas" de John Romão, Colectivo 84
  • 2019, Dramaturgo do espetáculo "100% Lisboa" de Rimini Protokoll, Culturgest
  • 2019, Diretor artístico do espetáculo "My favourite suicide", Colectivo 84, Saudade Theater
  • 2019, Diretor artístico do espetáculo "Hantologia", Colectivo 84
  • 2018, Dramaturgo do espetáculo "Everybody Knows" de Rui Horta, Staatstheater Drmstadt (Alemanha)
  • 2017, Dramaturgo do espetáculo operático "Um libreto para ficarem em casa, seus anormais" de Vítor Rua e Albano Jerónimo, Teatro Nacional 21
  • 2017, Diretor artístico do espetáculo "Sócrates tem de morrer" ("A Morte de Sócrates - 1º episódio"; "A vida de John Smith - 2º episódio"), Colectivo 84
  • 2016, Diretor artístico do espetáculo "A Constituição, Colectivo 84
  • 2016, Codiretor artístico do espetáculo "Salomé" com Diego Bagagal, Colectivo 84
  • 2015, Dramaturgo do espetáculo "Shakespeare - livros para sobreviver" de Diego Bagagal, Madame Teatro (Brasil)
  • 2015, Codiretor artístico do espetáculo "Nos Révolutions" com Anne Monfort, Colectivo 84, Dayfornight (Paris)
  • 2014, Codiretor artístico do espetáculo "Oslo" com Nuno M Cardoso, Colectivo 84, Cão Danado
  • 2012, Codiretor artístico e dramaturgo do espetáculo "Boris Yeltsin" , Colectivo 84
  • 2011-01-12, Enigma apresentado sob uma face luminosa
  • 2011, Dramaturgo do espetáculo "Horror - breve estudo sobre a paralisia" de John Romão, Colectivo 84
  • 2010, Dramaturgo do espetáculo "Morro como país" de John Romão, Colectivo 84
  • 2009, Dramaturgo do espetáculo "Velocidade Máxima" de John Romão, Colectivo 84
  • 2009, Dramaturgo do espetáculo "1Hipólito" de John Romão, Colectivo 84

Email


Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios