Resume
Miguel Leite Borges da Mata Pereira. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia com ênfase em Psicologia Especial. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Psicologia Educacional; Psicologia da Aprendizagem; Psicologia do Desenvolvimento; Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais; Perturbações do Neurodesenvolvimento; Linguagem; Linguagem Escrita; Desenho Infantil; .
Graus
-
LicenciaturaPsicologia
-
MestradoMestrado em Psicologia Educacional
-
DocteurSciences de l'Education et de la Formation
Publicações
Artigo em revista
- 2016, A aquisição da linguagem escrita, Revista de Educação Especial e Reabilitação
- 2010, The impact of the articulatory properties of phonemes on the evolution of pre-school children’s writing, Applied Psycholinguistics
Livro
- 2007, Promoção do Empreendedorismo na Escola, Mata Pereira, M.; Ferreira, J. S.; Figueiredo, I. O.
Capítulo de livro
- 2022, Projeto “Uma Casa da Praia em cada Escola”, Uma Casa da Praia em Cada Escola: Educação e Saúde Mental Infantil
- 2022, Educação inclusiva e saúde mental: Novos nomes para velhas problemáticas? , Uma Casa da Praia em Cada Escola: Educação e Saúde Mental Infantil
- 2021, Relação pedagógica em tempo de isolamento: contributo para uma análise reflexiva, Um mundo de incertezas: as leituras possíveis de um tempo pandémico
- 2021, Douces Violences: Ensaio sobre um quotidiano profissional pouco debatido, Visões da Economia Social , 1, Texto
- 2021, Análise narrativa: Análise do desenho infantil, Manual de Investigação Qualitativa: Conceção, análise e aplicações, Pactor
Edição de livro
- 2022
Artigo em jornal
- 2015, Como aprendem as crianças? , Jornal de Letras
Artigo em conferência
- Didática experimental e aquisição da linguagem escrita, 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
- A interligação de modelos pedagógicos: Gentle Teaching e o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano, 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
- A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar, XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos