filmeu

Docente
Sara Maria Leitão Jorge Marques De Almeida De Ibérico Nogueira

Sara Maria Leitão Jorge Marques De Almeida De Ibérico Nogueira
sar***@hotmail.com
821F-AAFA-853B

Resume

Sara Maria Leitão Jorge Marques de Almeida de Ibérico Nogueira. Concluiu o(a) Doutoramento em Psicologia em 2000/04/07 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação em 1991/06/24 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Licenciatura em Psicologia em 1987/07/16 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Professor Associado no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Investigador Coordenador (carreira) no(a) Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação. Publicou 16 artigos em revistas especializadas. Possui 8 capítulo(s) de livros. Organizou 23 evento(s). Participou em 31 evento(s). Orientou 11 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia.

Graus

  • Pós-Graduação
    Curso de formação profissional em Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica
  • Outros
    First Certificate in English
  • Diploma de especialização
    Curso de formação profissional em psicoterapia Gestalt
  • Curso médio
    Psicologia Transpessoal
  • Curso médio
    O Pensar e o Sentir: abordagem gestáltica
  • Licenciatura
    Psicologia
  • Mestrado
    Ciências da Educação
  • Doutoramento
    Psicologia
  • Outros
    Introdução à PNL-Programação Neurolinguística
  • Outros
    Conceção de Unidades Curriculares focada nos objetivos de aprendizagem
  • Outros
    Inovação Pedagógica no Ensino Superior: práticas, desafios e evidências)

Publicações

Artigo em revista

  • 2022, Feeling down is not that bad: the positive effect of negative affect on creative thinking in adults, Suma Psicológica
  • 2019-10, Who are they? Creativity and Innovativeness: Featuring Workers. , Revista Sul Americana de Psicologia.
  • 2017-04-03, Two Tracks of Thought: A Structural Model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), Creativity Research Journal
  • 2016-09, Criatividade e estilos de pensar e criar em futuros gestores músicos e arquitetos, Estudos de Psicologia (Campinas)
  • 2015-02-07, The Style Troika Model: A Structural Model of the Thinking and Creating Styles Scale, The Journal of Creative Behavior
  • 2013, Valores e Criatividade em Trabalhadores Portugueses, Estudos de Psicologia
  • 2012, Serendipidade: Para além da intuição, Recre@rte
  • 2010, Estudo Preliminar do Teste Test for Creative Thinking – Drawing Production (TCT – DP), Psicológica
  • 2010, Estudo Preliminar do Teste Test for Creative Thinking – Drawing Production (TCT – DP)., Psychologica
  • 2008, Propensão para inovar e criatividade. Um estudo com adultos trabalhadores portugueses, Revista de Psicologia da Vector Editora
  • 2006, Dez vezes duas avaliações da criatividade, Recre@rte
  • 2006, A sobredotação e o génio, Revista Lusófona de Ciências da Mente e do Comportamento: Criatividade
  • 2006, A avaliação da criatividade: ou a necessária criatividade na avaliação? , Revista Lusófona de Ciências da Mente e do Comportamento: Criatividade
  • 2005, Quente ou frio? O clima de criatividade nos Programas de Enriquecimento, Recre@rte
  • 2005, A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento? , Recrearte
  • 2005, (Re) Pensar a sobredotação, Revista com o Plano de Formação 2005
  • 2004, Una visao criti-constructiva da avaliação da criatividade. A possível avaliação de alguma criatividade: Dos sujeitos? Ou de quem avalia? , Recrearte
  • 2004, Torrance: teste a qual criatividade? Uma reflexão sobre a evolução diferencial de cada uma das criatividades, Sobredotação

Capítulo de livro

  • 2019, Test For Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP): A Revised Factorial Structure In An Adult Sample., Psychology Applications & Developments V - Advances in Psychology and Psychological Trends Series. , InScience Press.
  • 2017, Construct Validity of the TCT- DP In Different School Levels., Psychology Applications & Developments III - Advances in Psychology and Psychological Trends Series, InScience Press
  • 2008, Gostam das minhas ideias?, Inteligência Humana , Quarteto
  • 2007, Pensar a sobredotação. A necessária excelência no funcionamento?, Psicologia Social. Perspectivas e Aportaciones hacia um mundo possible , Amapsi
  • 2007, (In) Visível ou (In) Existente? À Procura daSobredotação, Temas Candentes em Psicologia do Desenvolvimento, Climepsi.
  • 2006, Sobredotação: Para além da excelência no funcionamento, Encontro de saberes: Três Gerações de Bolseiros da Gulbenkian. Comemoração dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian , Fundação Calouste Gulbenkian
  • 2005, Entre a teoria e a prática da criatividade, Temas de Psicologia Educacional: Temas de Desenvolvimento, Aprendizagem e Ensino, Relógio D’Água Editores
  • 1998, Em torno do conceito de competência social, Ensaios em homenagem a Joaquim Ferreira Gomes, Núcleo de Análise e Intervenção Educacional, Faculdade de Psicologia da UC

Entrada de enciclopédia

  • Estádio pré-operatório, Dicionário de Psicologia

Entrada de dicionário

  • 2019, Lisboa, Psicodrama, Dicionário de Psicologia
  • 2019, Lisboa, Perturbação Narcísica da Personalidade, Dicionário de Psicologia
  • 2019, Lisboa, Jung, Dicionário de Psicologia
  • 2019, Enurese, Dicionário de Psicologia

Manual

  • 2008, Orientação de grupos de Estágio nos Programas de Enriquecimento da ANEIS/ULHT, na área da sobredotação e da criatividade.
  • 2007, Orientação de grupos de Estágio nos Programas de Enriquecimento da ANEIS/ULHT, na área da sobredotação e da criatividade.
  • 2006, Orientação de grupos de Estágio nos Programas de Enriquecimento da ANEIS/ULHT, na área da sobredotação e da criatividade.
  • 2005, Orientação de grupos de Estágio nos Programas de Enriquecimento da ANEIS/ULHT, na área da sobredotação e da criatividade
  • 2004, Orientação de grupos de Estágio nos Programas de Enriquecimento da ANEIS/ULHT, na área da sobredotação e da criatividade
  • 1996, Orientação de Estágios em Análise e Intervenção em Educação
  • 1995, Orientação de Estágios em Análise e Intervenção em Educação

Artigo em conferência

  • Validity and accuracy for the TCT-DP in different school levels., International Psychological Applications, Conferences and Trends
  • Validity and accuracy for the TCT-DP in different school levels, InPACT 2017 International Psychological Applications, Conferences and Trends
  • Níveis de criatividade dos professores do ensino secundário- a avaliação com o Test for Creative Thinking – Drawing production (TCT – DP), IX Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía
  • Normative values for the test for creative thinking-drawing production (TCT-DP), over the school years in Portuguese private schools, International Psychological Applications, Conferences and Trends
  • Life values and creativity in future psychologists and managers: what differences? , International Psychological Applications, Conferences and Trends,
  • Life values and creativity in future psychologists and managers: what differences? , InPACT 2016, International Psychological Applications, Conferences and Trends
  • Les relations réciproques d’amitié comme facteur de développement socio-cognitif, Colloque Constructivismes: usages et perspectives en éducation
  • Factorial invariance across school levels in the Portuguese version of the TCT-DP. , International Psychological Applications, Conferences and Trends
  • A criatividade emerge na adolescência?, III Congresso Hispano - Português de Psicologia
  • A criatividade dos estudantes universitários: como difere com a área de conhecimento, II Congresso Hispano -Português de Psicologia
  • A Structural Model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP) in Adults- Revised., International Psychological Applications, Conferences and Trends
  • A Criatividade em Estudantes Universitários- a avaliação com o Test for Creative Thinking – Drawing production (TCT – DP), IX Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía
  • 2021-11-10, A criatividade está nos detalhes, XXIX Congreso Internacional de Psicología y Educación
  • 2021-06-22, Robotics-Based Interventions for Children’s Creativity, ACM Creativity & Cognition 2021
  • 2017, Sonhando acordado: A criatividade com estilo. Estudo do sonho diurno, criatividade e estilos de criar e pensar numa amostra de estudantes de escultura, 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
  • 2017, Estilos de criar e pensar em estudantes universitários., 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
  • 2017, Criatividade nas Organizações Públicas: Para quando o Sector da Saúde? , 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
  • 2017, Bem-estar vs. Ansiedade e Depressão em Enfermeiros com Trabalho por Turnos, 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,

Poster em conferência

  • 2021-11-10, A criatividade está nos detalhes, XXIX Congreso Internacional de Psicología y Educación – INFAD «la preocupación por el otro y la psicología positiva: tras la pandemia reaccionar en positivo. Propuestas de intervención. infancia, adolescencia, madurez y tercera edad
  • 2018, What values guide the Portuguese workers?, 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018.
  • 2018, Normative values for the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), over the school years in Portuguese context. , 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018. 
  • 2018, Normative values for the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), for Portuguese workers., 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018. 
  • 2018, Normative values for the Life Values Inventory (LVI), for Portuguese adults., 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018. 
  • 2018, Normative values for Creating and Thinking Styles-Troika Scale (CTS-TS), for Portuguese population. , 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018. 
  • 2018, In the path of Two Tracks of Thought: A Structural Model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), over the school years in Portuguese context. , 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018. 
  • 2018, In the path of Two Tracks of Thought: A Structural Model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP) in Portuguese workers, 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018. 
  • 2018, A Structural Model of Life Values Inventory (LVI) in Portuguese workers. , 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018. 
  • 2017, Validity and accuracy for the TCT-DP in different school levels., International Psychological Applications, Conferences and Trends, Budapest, Hungary, 29 April-1 May
  • 2017, Factorial invariance across school cycles in the Portuguese version for the Test for Creative Thinking-Drawing Production., 15th ICIE conference 2017 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology Latest Development in Research & Practices, Faculty of Psychology – University of Lisbon, Portugal, July 3-5
  • 2017, Factorial invariance across school cycles in the Portuguese version for the Test for Creative Thinking-Drawing Production. , International Psychological Applications, Conferences and Trends, Budapest, Hungary, 29 April-1 May 2017.
  • 2017, Factorial invariance across grades in the Portuguese version for the Test for Creative Thinking-Drawing Production. , 15th ICIE conference 2017 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology Latest Development in Research & Practices, Faculty of Psychology – University of Lisbon, Portugal, July 3-5
  • 2017, Factorial invariance across gender in the Portuguese version for the Test for Creative Thinking-Drawing Production., 15th ICIE conference 2017 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology Latest Development in Research & Practices, Faculty of Psychology – University of Lisbon, Portugal, July 3-5
  • 2016, Estilos de criar e pensar em estudantes universitários., 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Porto: Alfândega do Porto.
  • 2016, Criatividade nas Organizações Públicas: Para quando o Sector da Saúde?, 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
  • 2016, Bem-estar vs. Ansiedade e Depressão em Enfermeiros com Trabalho por Turnos. , 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Porto: Alfândega do Porto.
  • 2013, Two Thresholds Theory (TTT)- a New Proposal to a Successful Affair Between Creativity and Intelligence, European Congress of Psychology
  • 2013, Self-Leadership and Creativity Strategies in Organizations: a study with Leaders and Non- Leaders, European Congress of Psychology
  • 2013, Open your Mind: Openness Does not Always Goes Hand to Hand to Creativity, European Congress of Psychology

Prefácio / Posfácio

  • 2015

Coreografia

  • 2014, De Ponto a Ponto
  • 2013, CATS Show Time
  • 2013, 24h
  • 2012, Cascais
  • 2011, Viagens
  • 2010, Danças do Mundo

Outra produção

  • 2012, Âmbito: Validade convergente: teste figurativo (TTCT) e TCT-DP.
  • 2012, Âmbito: Efeitos da valência das emoções (IAPS) na criatividade (TCT-DP
  • 2012, Âmbito: Efeitos da medicação nos níveis de criatividade (TCT-DP) dos participantes com PHDA.
  • 2012, Âmbito: Criatividade e variáveis sócio-demográficas (idade, género, etnia, habilitações literárias, profissão e profissão).
  • 2012, Âmbito: Criatividade e variáveis sócio-demográficas (idade, género, etnia, habilitações literárias, profissão e profissão).
  • 2012, Âmbito: Criatividade e desenvolvimento cognitivo (MPCR, WISC III).
  • 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e vinculação (ATS-R).
  • 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e valores de vida (LVI).
  • 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e perturbações mentais.
  • 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e personalidade (NEO FII).
  • 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e personalidade (NEO FII)
  • 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e estilos de pensar e criar (EEPC).
  • 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e estilos de pensar e criar (EEPC).
  • 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e desenvolvimento cognitivo (MPCR).
  • 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e clima de criatividade em sala de aula (MSA)
  • 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e autoconceito (Escala de autoconceito e auto-estima).
  • 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP e valores de vida (LVI
  • 2012, PTDC/MHC-PAP/5121/2012 - Virtual Login: How Emotions Galvanize Creativity
  • 2012, PTDC/MHC-PAP/5121/2012 - Virtual Login: How Emotions Galvanize Creativity
  • 2010, PTDC/PSI-EDD/118301/2010 - Creativity and Emotions: The Impact of Emotional States on Creative Performance
  • 2010, PTDC/PSI-EDD/118301/2010 - Creativity and Emotions: The Impact of Emotional States on Creative Performance
  • 2010, Escala de Estilos de Pensar e Criar- Adaptação Portuguesa
  • 2010, Adaptação Portuguesa da Escala de Estilos de Pensar e Criar de S. Wechsler
  • 2009, PTDC/PSI-EDD/114289/2009 - Creativity- Holistic Model and Evaluation
  • 2008, PTDC/PSI-PED/099847/2008 Creativity - Holistic Model and Evaluation
  • 2006, PTDC/PSI/65043/2006 Creativity - Assessment Forms
  • 2000, As relações recíprocas de amizade como factor de desenvolvimento sócio-cognitivo: a competência social em crianças do 4º ano de escolaridade
  • 1991, Em Torno da Teoria Social Genética: a importância das representações sociais na dinâmica interactiva, entre crianças, numa prova operatória

Email


Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios