Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Doutoramento em Museologia

Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração

Apresentação do Curso

A museologia define-se como um meio de intervenção social e de comunicação ao serviço do desenvolvimento das comunidades que serve, não se limitando às tarefas tradicionais em que tantas vezes é colocada e que reduzem o Museu à simples condição de armazém de objetos. A formação Pós-Graduada em Museologia na ULHT trata no essencial da intervenção museológica local, que pela sua prática e projetos, se têm afirmado como uma museologia inovadora e com uma forte ligação ao meio onde está inserida, partilhando com o poder local responsabilidades crescentes no domínio do planeamento e coordenação de ações culturais e museológicas, identificação e valorização do património, e definição de políticas públicas culturais. O grau de Doutor em Museologia deve comprovar a realização de uma contribuição inovadora e original no campo da Museologia, um alto nível de aperfeiçoamento e a aptidão para realizar trabalhos científicos independentes. O 3º Ciclo em Museologia conta com o apoio permanente de Professores de várias Universidades estrangeiras, em particular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Razões para frequentar este curso

  • O Corpo docente é constituído por académicos, investigadores e profissionais da área, com reconhecida competência, que para além da docência acompanham cientificamente os projetos de investigação implementados no programa de estudos.
  • Curso com elevada taxa de internacionalização e com inúmeros protocolos com a academia e com instituições museológicas.
  • O Doutoramento em Museologia constitui uma formação específica para a constituição de um corpo de investigadores capacitados para desenvolver as pesquisas científica no campo teórico-aplicado da Museologia e do Património.
  • Os conteúdos programáticos abrangem conhecimentos científicos e técnicos atuais, visando elevar a qualidade do exercício profissional, da investigação em Museologia e património e no aumento de conhecimento específico nesta área científica.
  • Estrutura curricular sólida, conectada com as contemporâneas questões socioculturais e com as problemáticas inerentes ao exercício da profissão, que assegura a transmissão dos conhecimentos fundamentais da museologia, explorando temas específicos e com um nível de aprofundamento das matérias adequado ao ciclo de estudos.

Despacho do curso

Despacho n.º 9288-AE/2007, de 21 de maio, alterado pelo Despacho n.º 10672/2012, de 07 de agosto

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Data da publicação

19/06/2012

Deliberação da A3ES

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Doutor |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Professora Doutora Judite Primo

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor:
a) Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido como atentando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento.

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 180 ECTS

Objetivos

- Criar um corpo de investigadores e docentes capaz de desenvolver ações museológicas de elevado nível de qualidade;
- formar especialistas em Museologia;
- promover o desenvolvimento de estudos pós-graduados;
- promover o desenvolvimento de investigação em Museologia e Sociomuseologia;
formar e dar continuidade ao processo de afirmação da Museologia como área disciplinar aplicada, elevando os padrões de qualidade e de aprofundamento dos estudos e da investigação no campo da Museologia;
- Aprofundar o conhecimento legal e operacional relativo à implementação de políticas culturais que valorizem a ação museológica;
- Melhorar a articulação entre as políticas nacionais na área da Museologia e Património com o contexto mais vasto das políticas europeias;
- Formar recursos humanos aptos à investigação, à prática museal competente e à criação e transmissão de saberes, contribuindo para a salvaguarda e valorização patrimonial.

Destinatários

- Titulares de grau de mestre ou equivalente legal;
- Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
- Os detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Para além das competências definidas legalmente para este grau de ensino, devem os estudantes adquirir competência para:
- Identificar, analisar criticamente e compreender sistematicamente problemas complexos do foro da Museologia e do Património, relacionando-os interdisciplinarmente;
- Explorar e utilizar recursos tecnológicos adequados a museografia e a gestão do património;
- Conceber, organizar, gerir, adaptar e realizar projetos de investigação científica de forma autónoma ou integrado em equipas pluridisciplinares;
- Desenvolver a disseminação do conhecimento utilizando os meios mais adequados para cada situação;
- Coordenar instituições museológicas e ecomuseológicas;
- Integrar e coordenar equipas interdisciplinares, tendo em vista a realização de estudos e projetos no domínio das técnicas e metodologias que poderão apoiar a inovação na conceção de políticas públicas vocacionadas para os domínios da cultura e da museologia em partícular.
- Utilizar a museologia como recurso para os novos processos de comunicação e de aprendizagens;
- Desenvolver saberes e técnicas visando a valorização da relação museu/ escola/ comunidades;
- Preparação teórica e prática com vista à investigação e a docência nas áreas da Museologia, do património e das políticas culturais;

Operacionalização dos objetivos:

No 1º ano do curso são apresentadas ao estudante um conjunto de matérias que permitem aprofundar os conhecimentos dos assuntos que se relacionam com a museologia, motivando o espírito crítico adequado ao nível de formação e aprofundando as competências obtidas no decorrer do 1º e 2º ciclos de estudo. No decorrer do 2º e 3º ano, em regime de orientação tutorial, e com os conhecimentos e competências adquiridos no 1º ano de formação, o estudante explora um tema no âmbito específico da museologia relacionado com a investigação existente na Instituição, contribuindo de forma inovadora para o conhecimento na área da museologia e, do ponto de vista pessoal, adquirindo capacidade para, de forma autónoma, desenvolver projetos de investigação.

Medição do grau de cumprimento:

O cumprimento dos objetivos e o entendimento sobre as competências adquiridas é efetuado através de um acompanhamento permanente dos estudantes e das informações transmitidas pelos docentes aquando da sua participação nos módulos de formação. Não inviabilizando alguma particularidade necessária e adaptada às necessidades específicas das matérias, o trabalho de avaliação final, que se constitui como avaliação transversal às unidades curriculares lecionadas, permite de forma adequada o entendimento das competências específicas de cada estudante permitindo um processo conduzido individualmente com referência ao interesse de investigação do estudante mas assegurando a completa identificação e exploração das matérias e assuntos tratados no decorrer da formação.

Equipamentos e Instalações

O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Oficina de Madeira, Metais e Plásticos, Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos. Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.

Estudos Futuros

O grau de Doutor em Museologia permite prosseguimento de estudos e de investigação no âmbito do Pós-Doutoramento em Museologia oferecido pelo Departamento de Museologia da FCSEA - ULHT

Saídas Profissionais

- Direção de instituições culturais e em particular museológicas, (Museólogo/ Conservador);
- Profissão liberal/administração local e central;
- Investigação e docência no domínio da Museologia;
- Planeamento e gestão de atividades culturais.

Investigação

O Doutoramento em Museologia desenvolve a sua investigação no âmbito CeiED, uma unidade de I&D constituída na ULHT para as áreas da Educação, Património, Desenvolvimento Humano e Museologia. O CeiED aposta numa forte internacionalização da sua atividade científica, valorizando as relações e redes estabelecidas em diferentes espaços linguísticos e culturais, dando destaque aos espaços anglo-americano e francófono, assumindo a prioridade de constituição de redes e de modos de cooperação no Espaço Lusófono, bem como no Espaço U.E e A. Latina, onde lidera uma das mais ativas e representativas redes universitárias (RIAIPE).
A investigação desenvolvida pela Museologia, prioriza o Grupo 4-Memórias, culturas e patrimónios do CeiED, onde desenvolveu o Laboratório Experimental de Museologia & Educação (LEME), que tem por missão implementar um novo entendimento do lugar dos recursos expográficos, o papel da Sociomuseologia nos diferentes contextos socioculturais e educativos e, a importância da inovação expográfica, das novas tecnologias, os diferentes processos de hibridação sociocultural, novos processos de construções identitárias e patrimoniais.

Observações

Seminário de investigação em Sociomuseologia:

Esta atividade, que tem lugar uma vez por ano, é um complemento ao trabalho desenvolvido na UC Seminário de Investigação e das atividades regulares de tutoria. Toma a forma de um reunião, de um ou dois dias, aberta a todos os alunos da U.F., com os seguinte objetivos:
a) Apresentar e debater os resultados dos projetos em curso no Programa de Doutoramento em Museologia (eventualmente de Mestrado), inseridos no Centro de Estudos de Sociomuseologia - TERCUD;
b) Discutir as principais temáticas de investigação onde têm sido desenvolvidos os projetos de teses e dissertações, especialmente no que se refere às metodologias de trabalho.
c) Este Workshop que procura ser um estímulo para a boa conclusão dos trabalhos em curso, é também a ocasião para reforçar o sentido de partilha entre discentes e docentes destes programas, favorecendo o espírito de ajuda mútua e evidenciar sinergias.

Docentes Convidados

A área da Museologia na ULHT conta com um conjunto alargado de Professores Doutores e Investigadores como convidados. A relação com os professores e investigadores convidados nos permite oportunizar possibilidades intercâmbios de estudos, investigação, trabalho científico, estabelecer redes que visam sempre o desenvolvimento académico dos nossos alunos e professores e a relação com outras Instituições de Ensino da Museologia. Listamos alguns dos Professores Convidados que colaboram com a área da Museologia nos últimos anos:
Mário de Souza Chagas (NIRIO); Mª Cristina Bruno (USP); Pedro Pereira Leite (CES); Marcelo Bernardo da Cunha (UFBa); Mª Célia Santos (UFBa); Ximena Varela (American University); Paula Santos (Reiwardt Academia).

Áreas Científicas

História e arqueologia | Ciências sociais e do comportamento

Plano de Estudos

Despacho n.º 9288-AE/2007, de 21 de maio, alterado pelo Despacho n.º 10672/2012, de 07 de agosto
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
A Função Social do MuseuAnual10
Estudos Aprofundados em MuseologiaAnual10
Museologia e ComputaçãoAnual10
Museologia e EducaçãoAnual10
Museologia e Questões Sociais ContemporâneasAnual10
Políticas Culturais e MuseologiaAnual10
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Tese (2ºano)Anual45
Metodologias de Investigação em MuseologiaSemestral10
Seminário de Investigação em MuseologiaSemestral5
3.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Tese (3ºano)Anual60

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Ana Maria Bule De Oliveira Caneva MoutinhoDoutoramentoTempo Parcial
Judite Santos PrimoDoutoramentoTempo Integral
Manuel Da Costa LeiteDoutoramentoTempo Parcial
Manuel De Azevedo AntunesDoutoramentoTempo Integral
Manuel Serafim Fontes Santos PintoDoutoramentoTempo Integral
Marcelo Nascimento Bernardo Da CunhaDoutoramentoTempo Parcial
Mário Caneva De Magalhães MoutinhoDoutoramentoTempo Integral
Mário De Sousa ChagasTempo Parcial
Mário Nuno Do Bento AntasDoutoramentoTempo Parcial
Pedro Jorge De Oliveira Pereira LeiteDoutoramentoTempo Parcial

Valores

Titulares de curso superior (Grupo Lusófona) 0 €
Titulares de curso superior 120 €
Antecipa-te 0 €
Alunos externos 0 €
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Incrição265 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 207 €
Valor por ECTS 6,9 €