Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Faculdade de Medicina Veterinária

Unidade orgânica vocacionada para o ensino e investigação nos domínios das ciências do tratamento e bem-estar animal e do desenvolvimento agro-ambiental.

Empregabilidade

93% QUANDO CONCLUIU O CURSO JÁ ESTAVA EMPREGADO
100% MENOS DE 1 ANO ATÉ ENCONTRAR O 1º EMPREGO
93% TRABALHA NA ÁREA DE FORMAÇÃO
100% CONSIDERA QUE A FORMAÇÃO OBTIDA CORRESPONDEU AO ESPERADO

Dados do Inquérito à Empregabilidade 2015, relativos aos diplomados da Faculdade de Medicina Veterinária

Diretora

Professora Doutora Laurentina Pedroso

Secretariado

Graça Rosário

Apresentação

A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona como objetivo o desenvolvimento da Medicina Veterinária, em geral, e das atividades profissionais daí decorrentes. A FMV-ULHT é responsável pelo Mestrado Integrado em Medicina Veterinária em pleno funcionamento desde 2004 (Portaria nº 1107/2004, 7 de setembro) e adequado a Bolonha em 2007.

A FMV-ULHT concede o grau de Mestre em Medicina Veterinária e de Licenciado em Ciências Veterinárias Básicas.

A FMV-ULHT foi responsável pelo funcionamento do primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET) de Cinotécnia - Treinadores de Cães  aprovado pela Direção-Geral de Ensino Superior do Ministério da Educação e Ciência. Este foi um curso pioneiro em Portugal pela convergência das várias áreas de formação técnica de alto nível, em redor do cão, desde a anatomia, técnicas de treino, terapias assistidas por animais e que possibilitará certamente o desenvolvimento muitas oportunidades de emprego.

A FMV-ULHT concede também graus de natureza pós-graduada nos termos da lei, através de um Programa de Formação Avançada que, desde 2007, já formou cerca de 1.000 Médicos Veterinários (todos os programas disponíveis em http://fmv.ulusofona.pt)

A publicação do plano de estudo atual em Diário da República encontra-se em Despacho nº 15652/2012 de 7 de dezembro.

Unidades de investigação

A FMV-ULHT, no âmbito do seu Centro de Investigação em Ciências Veterinárias, desenvolve investigação orientada para as diferentes áreas de investigação das ciências veterinárias, estando a decorrer diversos projectos de investigação, alguns financiados por entidades públicas e privadas. Alguns destes projetos desenvolvem-se ainda em colaboração com outros centros de investigação intra-muros e outros externos à Universidade, em ambas as situações entidades de elevado mérito científico.

Publicações

Projetos de ligação à comunidade

  • Laboratório de Análises Clínicas e Histopatológia (LACH)
    O LACH, em fundionamento desde setembro 2011, proporciona opções de diagnóstico de alta qualidade ao hospital escolar da FMV-ULHT e à Comunidade Veterinária em geral. Realiza exames nas áreas de análises clínicas e histopatologia e pretende, durante o periodo de 2012/2013, continuar a oferecer os serviços de Hematologia, Bioquímica Clínica, Urianálise, Microbiologia (bacteriologia e micologia), Parasitologia, Imunologia/ Serologia, Biologia Molecular, Citologia Diagnóstica, Histopatológia, Toxicologia, Medicina Forense.
  • Serviço comunitário
    Apoio médico-cirúrgico enquanto salvaguarda da saúde animal, no âmbito das aulas práticas do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária a instituições, associações de apoio e proteção de animais e câmaras municipais ao abrigo dos protocolos realizados com a FMV-ULHT.

Sistema de Apoio a Infraestruturas Cientificas e Tecnológicas

  • Código da Operação: LISBOA-01-0162-FEDER-001168
  • Investimento Elegível: 1,695,321.11€ (em overbooking)
  • Cofinanciamento do PORLisboa: 678,128.44 € (em overbooking)

A Faculdade de Medicina Veterinária da ULHT viu aprovada a sua candidatura ao programa de intervenção Sistema de Apoio a Infraestruturas Cientificas e Tecnológicas financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 

Nesta candidatura, encontraram-se congregados alguns projetos pioneiros desenvolvidos por esta Instituição com o intuito de modernizar o ensino da Medicina Veterinária em Portugal, a referir:

  • Centro de Formação Veterinária,
  • Plataforma de e-learning de Medicina Veterinária,
  • Serviço de Medicina Dentaria Veterinária,
  • Serviço de Hemodialise Veterinária.

O Centro é, assim, uma estrutura integradora de I&D e formação avançada, vocacionada para a articulação com entidades do SCTN e PME, em ordem à criação de uma rede de geração e transferência de conhecimento em Ciências Veterinárias. 

  • Data de Início: 18/01/2007
  • Data de Conclusão: 16/12/2013

Logos QREN - POR LISBOA - UE