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Universidade Lusófona

Curso Livre em Braille (Formação Avançada)

Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

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Apresentação do Curso

A ULHT oferece um curso de braille - formação avançada, como resultado e na sequência do alcance das diferentes áreas de investigação do mestrado em comunicação alternativa e tecnologias de apoio, fundado em 2005 e a funcionar na ecati/ulht desde 2006. este curso de formação avançada assenta na investigação aprofundada, desenvolvimento e aplicação das teorias comunicacionais, metodologias estratégicas e boas práticas para a educação, formação e inclusão de pessoas cegas, com baixa visão e surdocegas, que privilegia o domínio "comunicação e linguagem" na área da braillologia e que está científica e tecnologicamente apetrechado para o desenvolvimento literácito, sensorial e sociocognitivo, sociocomunicacional, do relacionamento e interação, autonomia e independência, inclusão e qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens, adultos e seniores, privados da modalidade sensorial da visão ou gravemente limitados na sua utilização. o curriculum científico do curso tem o seu enfoque no sistema braille (como meio natural de leitura e escrita das pessoas cegas e surdocegas) aplicado à língua portuguesa e a outras línguas, bem como às diferentes grafias, incluindo a científica, com o necessário enquadramento inclusivo nas diversas literacias, como a digital/web e e-learning. Cientes de que a braillologia deverá constituir uma disciplina integrada na formação de diversos profissionais na educação, reabilitação e inserção social de pessoas cegas, muito em especial na dos professores de educação especial/ensino inclusivo e rigoroso ensino do Sistema Braille em escolas de referência e/ou na criteriosa produção e utilização deste sistema por parte de profissionais e técnicos nos diversos serviços e áreas de produção e utilização do braille, foi preparado este curso de formação avançada para habilitar os cursandos com as competências e proficiência consubstanciadas no âmbito e objetivos, conteúdo programático e referências abaixo explanados.

Direção do Curso

Augusto Deodato Guerreiro

Secretariado

Sónia Luís

Objetivos

O âmbito e objetivos deste Curso de Formação Avançada em Braille (teoria e prática), inserido no quadro de investigação "Estudos Comunicacionais Especiais e Desenvolvimento Sensoriocognitivo", visa:
- Promover o ensino do braille com a necessária e rigorosa orientação pedagógica, tendo em conta que este processo comunicacional e intelectossocial é essencial à literacia das pessoas cegas e surdocegas, sendo por isso imprescindível ao seu desenvolvimento sensoriocognitivo, sociocognitivo e biopsicossocial, à sua inclusão educativa e formativa, familiar, profissional e social;
- Especializar profissionais no domínio em referência, principalmente Professores de Educação Especial e de Apoio Educativo, para a rigorosa pedagogia do braille como meio natural e universal de leitura e escrita das pessoas cegas e surdocegas, ampliando-lhes a sociocomunicabilidade, autonomia e independência, relacionamento e interação, possibilitando-lhe a natural inclusão aos mais diversos níveis.

Destinatários

Educadores de infância, Professores do ensino pré-escolar, básico, secundário e superior/universitário; Professores de Educação Especial; Técnicos de Reabilitação, de Serviço de Produção e Utilização do Sistema Braille; Técnicos e/ou Investigadores que desenvolvem ou que pretendam desenvolver investigação e boas práticas inclusivas na aplicação e uso do Sistema Braille, ampliado e redimensionado pelas novas e ajustadas tecnologias; Docentes e Técnicos que exercem funções nas áreas da deficiência visual e da braillologia e braillografia no âmbito da administração central e local e em instituições, organizações e empresas, ONG¿s e Associações particulares de solidariedade social.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O âmbito deste Curso de Formação Avançada em Braille (teoria e prática), inserido no quadro de investigação "Estudos Comunicacionais Especiais e Desenvolvimento Sensoriocognitivo", visa elucidar e conferir competências, conforme o a seguir enunciado:
- Elucidar processos científicos ampliativos do paradigma comunicacional, com particular incidência no aprofundamento do braille e braillologia, como instrumento intelectossocial inclusivo das pessoas cegas e surdocegas;
- Apresentar a braillografia, "parte da braillologia que se ocupa do material signográfico e correspondentes normas de aplicação utilizados nas diversas escritas em braille" (Glossário Luso-Brasileiro Sobre o Braille, 2004), e a braillologia, "conjunto dos conhecimentos que consubstanciam e enquadram as diversas vertentes da problemática do braille" (Idem), como uma disciplina integrada na especialização de diversos profissionais no plano da comunicação e educação especiais, habilitação/reabilitação e inclusão social, sobretudo na dos Professores de Educação Especial/Apoio Educativo, que trabalham com o Sistema Braille e pessoas cegas ou surdocegas;
- Proporcionar a necessária competência, no domínio e ensino do braille, a professores de educação especial e técnicos que trabalham com o Sistema Braille, habilitando, inclusive, educadores de infância, professores do ensino básico, secundário e superior/universitário, profissionais na área, designadamente em serviços de produção e de utilização, escolas, ONG¿s e associações tiflológicas.

Horas de Contacto

76

Valores

Valor a pagar180 €