Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Curso Livre em Erotismo, Sexualidade e Pecado na Definição Religiosa do Ocidente

Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração

Inscrever-me

Apresentação do Curso

Desde os tempos mais remotos que a sexualidade, como base da coesão das células comunitárias e como forma de agregação de indivíduos em torna da reprodução, se mostra como peça fundamental para compreender a organização social e os imaginários individuais e coletivos.
Desde, pelo menos, o Neolítico que arqueologicamente temos de relacionar a sexualidade com a própria noção de divino, e transportar esses códigos para a definição dos ritos, das crenças e das teologias.
Seja em torno das hierarquias e das formas de estruturara s sociedades, seja em torno da relação com o Cosmos e com a ciclicidade da natureza, o feminino e o masculino afrontam-se num quadro de sobrevivência das comunidades onde a sexualidade é imagem dos desejos sociais e dos medos ancestrais.
Herdeiros deste universo que plasma o macro no micro, onde a prostituição sagrada e o casamento estão enquadrados de formas agora inusitadas, veremos como os monoteísmos constroem novas realidades teológicas que enquadram moralmente práticas antigas, relegando-as para o mundo do que é tido como negativo. Exclui-se o corpo da teologia e defendem-se as asceses como metodologia de sublimação de um espírito cada vez mais.

Direção do Curso

Paulo Mendes Pinto

Secretariado

Rui Lomelino Freitas

Ligações

Horas de Contacto

30

Valores

Valor a pagar75 €
Propina Mensal 54,17 €