Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Curso Livre em Esoterismo Ocidental

Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração

Quero receber informações sobre o curso

Apresentação do Curso

O programa da disciplina de Esoterismo Ocidental centra-se no estudo histórico e analítico crítico de movimentos esotéricos na cultura ocidental. Tendo como pano de fundo os movimentos cristãos gnósticos e herméticos da Antiguidade Tardia e a história das chamadas "ciências ocultas '(nomeadamente a astrologia, a alquimia, e a magia), o foco deste curso incidirá em particular sobre o renascimento da filosofia hermética durante o início do Renascimento, a assim Occulta Philosophia e os desenvolvimentos posteriores, como a alquimia, o paracelsismo e a Rosacruz. O curso incluirá também noções da Cabala Judaica e cristã. Além disso, o programa procurará conhecer as correntes teosóficas e iluministas, e as várias formas de ocultismo e movimentos relacionados durante os séculos XIX e XX, incluindo o ¿New Age¿.

Direção do Curso

José Manuel Anes e Rui Lomelino de Freitas

Objetivos

Conhecer e aplicar a metodologia dos estudos em Esoterismo Ocidental e conhecer o campo de estudos e o ¿Estado da Arte¿. Conhecer, compreender e aplicar o conceito de Esoterismo Ocidental na História das Ideias e da Filosofia e suas implicações. Conhecer, neste contexto, os movimentos do pensamento espiritual e as suas implicações nos impulsos sociais e o modo como potenciaram os desenvolvimentos históricos, artísticos e literários. Conhecer as fontes compulsadas e algumas das concretizações originais e dos pensadores associados ao Esoterismo Ocidental. Estudar os conteúdos do programa (mencionados na Apresentação), e relacionar com os contextos históricos e filosóficos necessários.

Destinatários

Investigadores nas áreas da Filosofia, da História das Ideias, da História, da Literatura e da Ciência das Religiões, Política, Sociologia e Antropologia. Destina-se também a todos os pesquisadores interessados no Esoterismo Ocidental.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta formação permite dotar os alunos de ferramentas conceptuais que os tornarão capazes de conhecer as fontes, compreender os conteúdos filosóficos no período histórico em foco, compreendendo-o como um desenvolvimento do Renascimento nas suas dimensões humanística, neoplatónica, hermética e hermética-cristã, especialmente nas conceções religiosas, filosóficas e alquímicas e a sua génese na Antiguidade Tardia. Por outro lado, o curso permitirá o enquadramento necessário a uma análise crítica de aspetos determinantes da História do Pensamento e das suas repercussões na idade contemporânea, determinadoras de impulsos civilizacionais dos séculos XIX e XX.

Estudos Futuros

Permite o desenvolvimento em campos de investigação relacionados com as áreas da Filosofia, da História das Ideias, da História, da Literatura e da Ciência das Religiões. É útil para a formação em Política, em Sociologia e Antropologia.

Observações

Módulo I:
Esoterismo na Religião, Ciência e Arte no Ocidente: Uma visão panorâmica Leccionado por: Gabriel Mateus

Temas:
Introdução ao Esoterismo Ocidental: Definições raízes históricas, características do esoterismo ocidental, modelos teóricos, principais autores, bibliografia.

Esoterismo na Antiguidade; Renascimento; revivalismo hermético; prisca theologia, philosophia perennis, Geroge Gemistos, Marsilio Ficino, Pico della Mirandola, magia natural, alquimia, astrologia, Cabala; Reforma: Naturphilosophie, teosofia Cristã, Jacob Boehme, Paracelsus; Iluminismo: Emanuel Swedenborg, Anton Mesmer. Período Moderno: Sociedade Teosófica, Blavatsky, Anna Kingsford, Antroposofia, Alice Bailey, Carl Jung, Eranos, reintegração académica, movimentos New Age.

Módulo II:
Magia na Idade Contemporânea
Leccionado por: Francisco Santos Silva

Temas:
Antecedentes da Magia Contemporânea; O estado da situação no Séc. XIX. O revivalismo Ocultista do Séc. XIX. Ocultismo na literatura cultura popular do séc. XIX (Dracula de Bram Stoker, obras de Edgar Allen Poe, Baudelaire etc.). As obras de Eliphas Lévi e o desenvolvimento geral do millieu mágico e esotérico europeu. Teosofia e Golden Dawn; Teosofia de Helena Blavatsky e a sua influência social, política e espiritual. A Golden Dawn (Aurora Dourada ). Aleister Crowley e a religião chamada Thelema. Desenvolvimento da Magia Cerimonial no séc. XX. Golden Dawn, Wicca e Thelema. Repercussões na arte e pensamento dos anos 60, no movimento hippie e até aos dias de hoje. Magia na cultura popular. influências ocultas na música, nas artes plásticas, cinema e notícias no dia a dia.

Módulo III:
Esoterismo na Arte do Ocidente. Uma Viagem introdutória da Idade Média à Actualidade Leccionado por: Filipe da Silva

Temas:
Viagens ao esoterismo na Arte. Problemas e definições. Simbolismo e esoterismo medieval:Dante, Chartres, Notre-Dame. O simbolismo geométrico. Caso curioso de Rieux-Minervois. Esoterismo na Idade Moderna. Hermetismo e Neoplatonismo. Miguel Ângelo, Albert Dürer, Francisco de Holanda e William Blake. Robert Fludd, Athanasius Kircher, Heinrich Kunrath, Michael Maier. Esoterismo nos séculos XIX, XX e XXI. Salon de la Rose+Croix e os simbolistas. Alquimia e surrealismo. Kandinsky, Paul Klee, Almada Negreiros, Bruce Nauman. Senhor dos Anéis, Harry Potter e The Matrix

Módulo IV

Gnose e Hermetismo: Fontes Escritas, Filosofia e Contexto Leccionado por: Rui Lomelino de Freitas

Temas:
Gnose e Hermetismo na Antiguidade: dois caminhos para a salvação? Ética e soteriologia gnósticas e herméticas. Nag Hammadi e Corpus Hermeticum.

Maniqueísmo: Fontes e influências no Cristianismo Ocidental. Monismo versus Dualismo. Evangelho da Verdade e Asclepius. A Ogdoada e o Pleroma. Morte Ressurreição. Cátaros: Gnósticos Medievais? Templários, cavaleiros do Graal, na literatura cavaleiresca.

Ligações

Valores

Valor a pagar75 €
Propina Mensal 54,17 €