Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Formação Contínua em Novas Perspetivas no Ensino da Geometria: Desenvolver as Competências Espaciais

Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração

Quero receber informações sobre o curso

Apresentação do Curso

Considerando as dificuldades dos alunos na adaptação à linguagem visual e abstracta característicos da geometria e considerando também a dificuldade de muitos professores em fazer os seus alunos ultrapassarem esses obstáculos, pretende-se com esta ação dar algumas respostas a estas preocupações proporcionando a aquisição de conhecimentos específicos assentes no desenvolvimento das competências espaciais.
Espera-se com esta ação de formação promover a reflexão sobre as estratégias mais adequadas ao desenvolvimento das competências espaciais que devem anteceder a linguagem abstrata e lógico-dedutiva dos conteúdos geométricos integrados na disciplina de Geometria Descritiva e Educação Visual.

| ECTS

|0 ECTS

Direção do Curso

Helena Ferreira

Secretariado

Odete Soares

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 0 ECTS

Objetivos

- Aprofundar os conhecimentos, técnicas e metodologias de ensino de geometria;
- Proporcionar aos professores o contacto com exercícios diversificados, com o intuito de exercitar novas mudanças nas práticas pedagógicas no desenvolvimento das competências espaciais dos seus alunos;
- Promover uma atitude reflexiva e construtiva na produção de novas metodologias pedagógicas e didáticas no sentido de combater o insucesso escolar, em particular, na disciplina de Geometria Descritiva;
- Desenvolver e conceber recursos didáticos para o ensino da geometria em sala de aula.

Destinatários

Professores dos Grupo 240 e 600 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Aquisição de conhecimentos específicos, teóricos e práticos, que promovam o desenvolvimento das competências espaciais nos alunos;
- Aplicação de novas metodologias e materiais didáticos, em ambiente de sala de aula, que potenciem a aprendizagem do pensamento lógico-dedutivo da geometria, através de exercícios maioritariamente focalizados na representação e no pensamento visual;
- Enriquecimento das práticas pedagógicas no âmbito dos programas curriculares das disciplinas de Geometria Descritiva e Educação Visual.

Observações

CURSO DE FORMAÇÃO ACREDITADO PELO CCPFC (Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua)
Registo nº CCPFC/ACC-87173/16, Nº Créditos: 1, Válida até: 31-05-2019


Metodologia de Avaliação:
Regime de Avaliação:
Cada formando, com base nas sessões temáticas I, II e III entregará um relatório, que deverá incluir os exercícios realizados nas aulas, assim como uma reflexão crítica sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante esta ação. O trabalho escrito será avaliado pela formadora desta ação, mediantes os seguintes critérios:
1) Identificação dos temas centrais da ação de formação;
2) Apresentação clara e coerente do conteúdo em análise;
3) Fundamentação dos argumentos evidenciados na análise crítica;
4) Contributos dos conteúdos da ação para a prática lectiva no âmbito da Geometria Descritiva ou da Educação Visual.

Horas de Contacto

25

Valores

Valor a pagar100 €