Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Curso Livre em Os Sons do Cinema

Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Quero receber informações sobre o curso

Direção do Curso

Nuno Fonseca

Objetivos

Este curso visa reflectir sobre o lugar do som, muitas vezes esquecido e secundarizado pela imagem visual, na estética do cinema, de modo a sensibilizar espectadores, divulgadores e criadores para um aspecto invisível mas não menos fundamental da experiência cinematográfica. Colocando uma série de questões teóricas acerca da criação e recepção da dimensão sonora dos filmes, procurar-se-á dar uma diferente perspectiva (auditiva) sobre a evolução do cinema, mas também sobre alguns realizadores (Tati, Hitchcock, Godard, Lynch, Coppola, entre outros) e alguns filmes paradigmáticos.

Observações

Programa:
Introdução: cinema como arte sonora
. Uma breve história do cinema para os ouvidos;
. Dificuldades técnicas: do Kinetophone (1895) ao Vitaphone (1927);
A ruidosa era dos filmes mudos: música, vozes e efeitos sonoros fora do ecrã
. Entre as resistências ao filme falado e o império do 'vococentrismo';
. O laboratório sonoro dos desenhos animados;
. Os musicais da época clássica;
. Inovações e modernismos do pós-guerra;
. Novas Vagas de Sons;
. A experiência sonora do espectador (Dolby, THX e outras revoluções tecnológicas);
. A era do som digital;
. Ontologia e epistemologia do som cinematográfico;
. A dialética som/imagem e a teoria audiovisual de Chion;
"Áudio-visão" e Valor acrescentado
Efeitos áudio-visiogénicos e as suas bases
. Propriedades preceptivas dos sons no filme;
. Aspetos da espacialização e temporalização pelo som;
. Som e discurso fílmico;
. Semiótica sonora;
. Som diegético e não-diegético;
. Perspetiva e pontos de escuta.
. Pontuação e síncrese
. Retórica musical
- As vozes no cinema
- Música de filme:
. Linguagens, ritmos e emoções
. Géneros musicais
. Música original e apropriação
. Os compositores do cinema
- Os silêncios nos filmes sonoros
- Tecnicalidades: a captação, edição e montagem do som
- Géneros, contextos e tópicos do cinema sonoro:
. O som documental
. Sinfonias urbanas: a cidade no cinema e o cinema na cidade
. Estrépitos e gritos de terror
. Haverá som no espaço? Os sons inauditos da ficção-científica
. Detonações e estilhaços no multiplex: os ruídos do cinema de acção
. Ressonâncias do asfalto e ecos no deserto (Road movies e western)
- Realizadores de bom ouvido e alguns filmes paradigmáticos

Nota: o curso terá uma dimensão teórico-prática, que contará com a visualização, escuta e análise de vários objectos cinematográficos.


Metodologia de avaliação:
. Avaliação contínua (30%) e apresentação e discussão oral de trabalho escrito (70%).

Data de início previsto: início do 2º semestre
Horário previsto: sexta-feira das 18h às 20h.

Valores

Valor a pagar210 €