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Universidade Lusófona

Curso Livre em Programa de Redução do Stress baseado em Mindfulness

Faculdade de Educação Física e Desporto

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Apresentação do Curso

O curso Mindfulness & Redução do Stress traduz o Programa de Redução do Stress Baseado no Mindfulness (MBSR - Mindfulness Based Stress Reduction) desenvolvido por Jon Kabat-Zinn (1979), no Centro Médico da Universidade de Massachusetts, como uma intervenção psicoeducativa essencialmente experiencial com enfoque no treino de competências mindfulness (ou de atenção plena).
Segundo o autor o Minfulness é uma prática de prestar atenção de uma forma particular, com uma intenção, ao momento presente, sem ajuizar mas aceitando a experiencia tal como ela é momento-a-momento. A intenção pode ser: redução do stress/ansiedade; saúde e bem-estar; melhoria do rendimento (académico, desportivo) ou, simplesmente, o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Esta prática contribui para o desenvolvimento de uma consciência metacognitiva que liberta o indivíduo dos padrões habituais de pensamento e comportamento próprios de estados disfuncionais ou hábitos não saudáveis.
O programa conta com uma ampla validação científica nas áreas da saúde, educação e organizações, revelando melhorias significativas dos recursos e competências para responder de forma mais eficaz ao stress, à ansiedade, à dor e à doença, e para a promoção de mudanças ao nível de atitudes e comportamentos mais saudáveis. No entanto, o MBSR não tem a finalidade de substituir qualquer tratamento médico ou psicológico.
Metaforicamente, a prática de mindfulness representa o ¿treino para o cérebro¿, assim como o desporto ou exercício representa o ¿treino para o corpo¿, ambos resultando num melhor rendimento, bem estar e saúde (neste caso da mente) tão necessários para o ritmo acelerando e stressante dos nossos tempos.

Direção do Curso

Susana Veloso

Secretariado

Instituto Lusófono de Treino Desportivo

Objetivos

Adquirir competências de mindfulness;
Promover um melhor conhecimento da natureza da mente e capacidade de a cultivar, aproveitado o seu potencial para um maior foco atencional, maior criatividade e rendimento;
Promoção da capacidade de gestão do stress, através de uma nova forma de lidar com as sensações físicas, emoções, pensamentos e comportamentos sentidos como incontroláveis;
Desenvolvimento de uma maior flexibilidade psicológica, treinando a mente para uma maior vitalidade susceptível de se reflectir num maior rendimento cognitivo (atenção, memória) e comportamental (funcionamento óptimo na tarefa, maior probabilidade de estados flow típicos dos picos de rendimento óptimo);
Promover a auto-compaixão, auto-conhecimento e confiança.

Destinatários

Todos os interessados no mindfulness;
Preferência a estudantes e profissionais da área da saúde, do ensino e do treino que pretendam estabelecer uma prática de mindfulness com vista à aquisição de competências futuras para aplicação na sua prática profissional.

Observações

PROGRAMA:
1 - Introdução ao mindfulness e ao piloto automático;
2 - Como sair do "Modo do fazer" para estar "Modo do ser" da mente;
3 - Mindfulness na respiração e no corpo ("unir a mente dispersa ao corpo presente");
4 - Compreender os padrões de reatividade ao stress (¿Reconhecer a aversão¿);
5 - Lidar com o Stress: utilizar o mindfulness para responder em vez de reagir
(¿Permitir, deixar estar¿ - a aceitação);
6 -Comunicações geradoras de stress e Mindfulness interpessoal (¿Pensamentos não são factos¿);
7 - Mindfulness e o sábio auto-cuidado (¿Escolhas de Estilo de Vida¿);
8 - Manter o mindfulness ("Mindfulness para o resto da vida);
9 - Prática de mindfulness em silêncio.

Valores

Valor a pagar200 €
Propina Mensal 120 €