Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Workshop - análise de conteúdo com Nvivo

Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Inscrever-me

Apresentação do Curso

Utilizado internacionalmente como um dos mais avançados sistemas de análise de conteúdo de análise de discurso assistida por computador (CAQDA), o NVivo é um programa que permite a colaboração de vários elementos de uma equipa para a análise de um determinado corpus - que pode ser sonoro, textual, imagético ou videográfico. Este workshop utilizará casos reais para ilustrar cada um dos passos do processo, e para explicar como cada pessoa pode utilizar o software na sua própria investigação. Isto envolve a preparação de codificação, a preparação dos materiais a codificar, a realização de análises, e a sua interpretação. Os vários passos serão também reforçados com momentos de problematização teórica e metodológica, antevendo a possibilidade de publicar em journals com exigente processo de revisão de pares.

Direção do Curso

Daniel Cardoso

Secretariado

Fernando Catarino

Objetivos

Equipar os utilizadores com uma ferramenta de análise de conteúdo e gestão de trabalho de investigação em equipa; familiarizar os utilizadores com boas práticas de investigação no recurso a CAQDA's; auxiliar os utilizadores no fortalecimento dos seus próprios projetos de investigação através de brainstorming com outras pessoas interessadas; facilitar o acesso a bibliografia atualizada sobre o processo de realização de análise de conteúdo.

Docentes Convidados

Daniel Cardoso é Professor Auxiliar a Tempo Integral na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e Professor Auxiliar Convidado na Universidade Nova de Lisboa. É doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Participou já em vários projetos de investigação nacional com recurso a ferramentas de análise de conteúdo assistida por computador, e tem vários anos de experiência a ministrar workshops de gestão de bibliografia e de uso de vários tipos de software no apoio à investigação, bem como unidades curriculares de métodos de pesquisa e de investigação. O seu trabalho de investigação centra-se principalmente sobre questões de género e sexualidades, com particular ênfase nas não-monogamias consensuais e no poliamor. O seu trabalho académico, ativista e artístico pode ser consultado em www.danielscardoso.net

Valores

Valor a pagar100 €