Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Workshop - Diário Gráfico: do caderno ao ecrã. Urban Sketching e experiências digitais (PSF2016)

Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Quero receber informações sobre o curso

Apresentação do Curso

O Desenho não é apenas aptidão de expressão ou área de investigação nos mecanismos de percepção, de figuração, ou de interpretação; é também uma forma de observar e reagir, uma forma de construir uma atitude atenta perante o mundo. Actualmente, graças aos novos meios digitais, o potencial exploratório do desenho expandiu exponencialmente os seus limites.

Neste workshop, procuramos ensinar a observar e recriar a realidade observada, primeiro com uma abordagem gráfica baseada em meios tradicionais, para depois ser transposta para um interface digital (tablet) e finalmente, combinando novos meios de manipulação digital interactiva do desenho, num processo de crescente evolução.

Duração
12 horas (4 sessões de 3h)

Horário
10h00 - 13:00 h > 14h00 - 17:00 h

Objetivos

Criar bases de conhecimento que permitam a criação de um diário gráfico digital. Compreender e utilizar aplicações para desenho em tablet ( nomeadamente o Sketchbook Express da Autodesk, compatível com Ipad e Android), explorando a sua diversidade de ferramentas, para posteriormente proceder a uma transformação plástica multimédia com a ajuda de outras aplicações.

Destinatários

Todos os interessados, com ou sem experiência.

Observações

Metodologia
Exercícios práticos devidamente acompanhados de uma exposição teórica e/ou demonstração prática. Introdução às aplicações, com vista a uma aprendizagem da relação entre o conhecimento das mesmas e a prática do desenho. Ao longo do curso serão propostos exercícios de complexidade crescente, possibilitando explorar diferentes abordagens ao desenho digital enquanto criação de práticas de relação consigo mesmo e com o mundo.

Material necessário
1 bloco A5 de papel tipo Canson XL 90g, 60 folhas e material riscador à escolha (para a primeira sessão);
tablet (Ipad ou Android) com a aplicação Sketchbook Express instalada.

Valores

Valor a pagar30 €