Duração / Grau / ECTS
O Curso comporta aulas teóricas e práticas distribuídas por, aproximadamente, 1 trimestre / Pós-Graduação (Formação Especializada) / 20 ECTS
Coordenação do Curso
Prof. Doutor Luís Marques
Início
13 de Janeiro de 2012
Horário
Sextas-feiras e sábados das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h:30.
Apoio Institucional
Gabinete de aluno. Tutores. Biblioteca. Secretariado da Faculdade. Salas de alunos. Salas de aulas. Anfiteatros. Auditórios.
Secretariado
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Telefone: 21 751 55 00 (ext. 2175)
Acompanhamento Pedagógico e Científico
Os pós-graduandos terão acompanhamento pedagógico e científico, individual e em grupo para concretização dos objectivos gerais e específicos.
Comissão Científica e Pedagógica
Prof. Doutor Luís Marques, Prof.ª Doutora Ana Cristina Martins, Prof. Doutor Moisés Espírito Santo e Prof. Doutora Clara Saraiva.
Comissão Executiva
Prof. Doutor Luís Marques e Prof.ª Doutora Ana Cristina Martins
Apresentação do Curso
Esta formação trata, no essencial, da compreensão e actuação ao nível do Património Cultural Imaterial (PCI), tendo em consideração, genericamente, quer a sua incidência, em domínios como «tradições e expressões orais, artes do espectáculo, práticas sociais, rituais e eventos festivos, conhecimentos e práticas relacionados com a natureza, aptidões ligadas ao artesanato tradicional», quer as medidas que visem assegurar a viabilidade da sua «salvaguarda» e a sua própria definição: «práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões – bem como os instrumentos, objectos, artefactos e espaços culturais que lhes estão associados – que as comunidades, os grupos e, sendo o caso, os indivíduos reconheçam como fazendo parte integrante do seu património cultural. Património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio, da sua interacção com a natureza e a sua história, incutindo-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo, desse modo, para a promoção do respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana».
Para além de uma reflexão de fundo sobre o sentido do património cultural ou a maneira de pensar e praticar a sua valorização, constatamos facilmente que nos últimos anos, a «entronização» da cultura material tem vindo a ceder perante uma outra compreensão mais rica, diversificada e global – a candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade constitui apenas o exemplo mais flagrante. A fixação no património arquitectónico como representação quase exclusiva do património cultural que até hoje tem vigorado, começa a esbater-se, e a dar lugar, finalmente, a uma concepção mais exigente e equilibrada, surgindo cada vez com mais a propósito a via integrada do património, aquela que contempla a sua unidade, i.e., que o encara como um todo: tangível e intangivelmente. Distanciadas cerca de trinta anos, as duas Convenções da UNESCO (Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural - 1972 e Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial - 2003) protagonizam bem estas duas visões, mas correspondem agora, complementarmente, à visão unitária do património, anunciando-nos, diariamente, que qualquer abordagem séria e profunda jamais poderá deixar de compreender o património material e imaterial.
Esta nova concepção de património representa, assim, uma mudança de paradigma. Com a crescente institucionalização do PCI a nível mundial, amplia-se igualmente uma noção quotidiana mais rigorosa de património cultural que estimula a que, sem mais atrasos, o seu conteúdo entre segura e continuadamente no meio universitário integrando directa e indirectamente o teor de certos cursos nos seus vários graus oficiais, bem como módulos e outras acções de formação.
Objectivos Gerais e Específicos/Competências
Objectivo geral
Visa construir um quadro teórico e metodológico que permita aos técnicos, professores, investigadores, animadores, programadores, etc., compreender as diferentes dimensões e variantes do património cultural, bem como apoiar formas de actuação consentâneas, quer com a especificidade do património intangível e a «Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial» (UNESCO, 2003), quer com o regime jurídico em vigor em Portugal.
Objectivos específicos
- Compreender o conceito de património cultural imaterial e de património cultural;
- Identificar tipologias e apreender as especificidades do património cultural imaterial em diferentes contextos;
- Fornecer instrumentos operativos para a definição de estratégias de salvaguarda do PCI;
- Criticar as alterações no conceito de património cultural imaterial à luz do desenvolvimento das sociedades e da evolução legislativa;
- Introduzir e problematizar o conceito de PCI no contexto dos museus;
- Apresentar o enquadramento teórico sobre os museus e o PCI;
- Analisar boas práticas de salvaguarda do PCI;
- Adquirir capacidades de identificação, inventário, registo, recolha, preservação e divulgação do património cultural imaterial;
- Ampliar competências metodológicas para atualização de conhecimentos;
- Desenvolver investigação de modo autónomo;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos em«casos-de-estudo»;
- Elaborar roteiros de património cultural imaterial;
- Adequar os itinerários do património cultural imaterial à especificidade de grupos de procura;
- Integrar grupos de trabalho de promoção e valorização patrimonial.
Destinatários
Directores, conservadores, técnicos superiores e outros funcionários dos Museus Nacionais, dos Museus integrados na Rede Portuguesa de Museus e dos Museus Municipais, entre outros; Vereadores, Directores, Chefes de Departamento e de Divisão, bem como de outros técnicos superiores e funcionários das Autarquias; Professores e alunos de Cursos Superiores de Património Cultural; Licenciados em Ciências Humanas e Sociais, Artes e Gestão da Cultura; Directores, técnicos superiores e outros funcionários dos vários serviços de Turismo; Associações de Defesa do Património, grupos, estudantes e demais pessoas interessadas na salvaguarda e valorização do património cultural.
Estratégia Pedagógica
Expositiva e interactiva, com recurso a diferentes tecnologias de informação e comunicação.
Equipamento: retroprojector, videoprojector, computador, TV, vídeo. As aulas decorrerão nas instalações da ULHT, Campo Grande.
Avaliação
Contínua (igual ou superior a 75% de presenças) mais trabalho e/ou teste de avaliação por unidade curricular.
Docentes
O corpo docente é constituído, na sua quase totalidade, por Doutores e Mestres com larga experiência no ensino universitário e na investigação científica:
- Prof. Doutor Luís Marques (Coordenador do Curso - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias);
- Prof. Doutora Ana Cristina Martins (Instituto de Investigação Científica Tropical / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias);
- Prof. Doutor João David Pinto Correia (Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa, Centro de Tradições Populares Portuguesas);
- Prof. Doutor João Ranita Nazaré (Professor Catedrático Jubilado da Universidade Nova de Lisboa);
- Prof. Doutor Moisés Espírito Santo (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias);
- Prof. Doutora Carla Sousa (Universidade do Algarve);
- Prof. Doutor Paulo Raposo (ISCTE);
- Prof. Doutora Clara Saraiva (Universidade Nova de Lisboa);
- Prof. Doutor Alexandre Parafita (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro); Mestre Clara Cabral (Comissão Nacional da UNESCO);
- Mestre Ana Carvalho (Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia); Mestre Maria Lorena (IADE);
- Mestre Ana Paiva Morão (Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa, Centro de Tradições Populares Portuguesas); Dr.ª Ana Pires (Centro Regional de Artes Tradicionais, Porto).
Programa
| Unidades Curriculares | ECTS |
|---|---|
| Património Cultural Imaterial (PCI) | 2 |
| História e Teoria do Património Cultural | 2 |
| Metodologia de Inventariação do PCI | 1,5 |
| Inventários Participados e Comunidades Patrimoniais | 0,5 |
| Os Museus e o PCI | 2 |
| Sociologia das Comunidades | 2 |
| Literatura Oral Tradicional Portuguesa (LOTP) | 2 |
| Artes e Ofícios Portugueses – Passado e Presente | 1,5 |
| Etnomusicologia – Música Tradicional. Metodologia doTrabalho de Terreno e Inventariação | 2 |
| Folclore e Folclorização em Portugal | 1,5 |
| Teatralidades e Performances Tradicionais | 1 |
| Abordagens Antropológicas do PCI | 2 |
13. Corpo Docente e Respectivas Unidades Curriculares
| Docente | Unidade Curricular | |
|---|---|---|
| Luís Marques (Coord.) | Doutorado | Património Cultural Imaterial (PCI) |
| Ana Cristina Martins | Doutorada | História e Teoria do Património Cultural |
| Clara Cabral | Mestre | Metodologia de Inventariação do PCI |
| Lorena Querol | Mestre | Inventários Participados e Comunidades Patrimoniais |
| Ana Carvalho | Mestre | Os Museus e o PCI |
| Moisés Espírito Santo | Doutorado | Sociologia das Comunidades |
| João David Pinto Correia c/ a colaboração Ana Morão e Alexandre Parafita | Doutorado; Mestre; Doutorado | Literatura Oral Tradicional Portuguesa (LOPT) |
| Ana Pires | Licenciado | Artes e Ofícios Portugueses – Passado e Presente |
| João Ranita Nazaré | Doutorado | Etnomusicologia – Música Tradicional. Metodologia do Trabalho de Terreno e Inventariação |
| Carla Sousa | Doutorada | Folclore e Folclorização em Portugal |
| Paulo Raposo | Doutorado | Teatralidades e Performances Tradicionais |
| Clara Saraiva | Doutorada | Abordagens Antropológicas do PCI |






