Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Instituto de Serviço Social

Empregabilidade

25% QUANDO CONCLUIU O CURSO JÁ ESTAVA EMPREGADO
63% MENOS DE 1 ANO ATÉ ENCONTRAR O 1º EMPREGO
55% TRABALHA NA ÁREA DE FORMAÇÃO
83% CONSIDERA QUE A FORMAÇÃO OBTIDA CORRESPONDEU AO ESPERADO

Dados do Inquérito à Empregabilidade 2015, relativos aos diplomados do Instituto de Serviço Social

Director

Professor Doutor Carlos Diogo Moreira

Secretariado

Sandra Abrantes

A área de Serviço Social da Universidade Lusófona trabalha desde há cerca de 20 anos na formação de Assistentes Sociais, Especialistas e Investigadores na área. Com um vasto património de experiência científica, pedagógica e de intervenção em questões sociais o atual Instituto de Serviço Social é o único, nas universidades portuguesas, com estatuto de Unidade Orgânica.

Objetivos

Procuramos refletir sobre os problemas sociais com que se depara a sociedade actual tendo uma visão da sociedade e do mundo em que os seus diplomados e profissionais estão na linha da frente da defesa da dignidade humana, e da justiça social, mobilizando esforços para anular desigualdades e desenvolver o bem-estar de pessoas e comunidades.

Missão

Promover a inclusão social e a qualidade de vida através dos seguintes princípios:

  • Preparar para a investigação e reflexão, aprofundada e sistemática sobre a natureza e circunstâncias dos problemas sociais de hoje.
  • Promover uma prática culturalmente informada que respeite a complexidade e diversidade da vida humana e sua circunstância.
  • Reconhecer que a exclusão social impede uma participação da pessoa de forma plena e justa na sociedade, em consequência de iniquidades, discriminações e desvantagens.
  • Desenvolver a responsabilidade social através de chamada da atenção pública para as condições de vida adversas de pessoas e grupos.
  • Apoiar práticas colaborativas centradas na pessoa e o desenvolvimento de parcerias que reúnam diversos especialistas e membros de comunidades com vista a maximizar os interesses de indivíduos, famílias e grupos.

Áreas de formação

Licenciatura:

  • Serviço Social

Mestrados:

  • Serviço Social;
  • Gestão de Unidades Sociais e de Bem-estar;
  • Gerontologia Social e
  • Riscos e Violências nas Sociedades Atuais.

Todos os ciclos de estudo obtiveram acreditação máxima por parte da Agência de Avaliação do Ensino Superior em Portugal (A3ES). O Instituto de Serviço Social dispõe para o efeito do Sistema de Garantia da Qualidade da Universidade.

Atividade científica

É regulada por Órgãos Eleitos: Um Conselho Científico constituído por doutores em tempo integral; e um Conselho Pedagógico constituído paritariamente por docentes e discentes, representativos do 1º e 2º ciclo de estudos.

Ensino

Vocacionalmente presencial, baseia-se em aulas, seminários e tutorias e é assegurado por um corpo docente muito experiente, científica pedagógica e profissionalmente e por convidados de Instituições relevantes. Os alunos têm de frequentar quatro estágios semestrais (acompanhados de dois seminários) num leque diversificado de organizações públicas, cooperativas e privadas, sempre individualmente acompanhadas, quer a nível académico, quer a nível profissional.

Ligação à comunidade

Especial ênfase à interacção com a comunidade: quer ao nível profissional, através de protocolos com Associações Profissionais e Entidades do Setor Social, públicas e privadas; quer a nível da própria comunidade, com a presença regular de académicos e especialistas de renome nacional e internacional em Seminários e Congressos e em aulas abertas no âmbito de diversas disciplinas e em eventos especiais (ex. Abertura Solene do Ano Letivo).