Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Alimentação e Nutrição Humana II

Curso

Ciências da Nutrição

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 7,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

195 | 75

Código

ULHT1101-12565

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Nutrição no ciclo de vida. Da gravidez e amamentação ao Envelhecimento. Nutrição na gestão do peso corporal. Transtornos alimentares e nutrição. Exercício físico e necessidades nutricionais.
Saúde óssea e nutrientes específicos. Saúde oral e nutrição. Interações Alimentos-Medicamentos. Genómica nutricional.
Programa Teórico-prático
Introdução, vantagens e aplicações de guias alimentares: A nova roda dos alimentos e Myplate. Identificação de guias alimentares de outros países, descrição resumida das suas principais características. Estudo de casos de: alimentação e gravidez, alimentação e adolescência, alimentação e envelhecimento. Análise crítica de artigo científico sobre: produtos lácteos e peso corporal/composição corporal, fast-food, refrigerantes e peso corporal, fracionamento da ingestão alimentar, dieta mediterrânica, dieta vegetariana. Elaboração de um plano alimentar vegetariano. Elaboração de um plano alimentar para desportistas.

Objetivos

Esta unidade curricular tem como âmbito o estudo da Alimentação e Nutrição Humana. Procura-se fornecer aos estudantes os instrumentos que lhes permitam saber alimentar para nutrir saudavelmente. Para tal é necessário aplicar os conhecimentos, ajudando os indivíduos a selecionar e obter alimentos que fornecem os nutrientes indispensáveis à manutenção da saúde, em condições fisiológicas particulares e também ao longo do ciclo de vida. A alimentação pode contribuir para modelar a expressão genética por vezes determinante nas doenças metabólicas, degenerativas ou crónicas.
As aulas teórico-práticas pretendem aprofundar e exercitar os temas lecionados nas aulas teóricas, proporcionando, desta forma, um contacto mais direto com os referidos temas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos adquirem os conhecimentos essenciais teóricos e práticos, tornando-se especialistas que utilizam software apropriado como ferramenta para preparar planos alimentares. Calculam necessidades energéticas adaptadas ao ciclo de vida e ao ambiente. Consideram a Alimentação Humana como parte integrante da promoção da saúde e prevenção da doença.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teóricas magistrais, com frequência voluntária, seguindo o programa definido e de acordo com os objetivos da unidade curricular.
Aulas teórico-práticas, orientadas por um docente, de frequência obrigatória, destinadas a aprofundar e exercitar alguns temas lecionados nas aulas magistrais.
Avaliação Contínua - A nota final resulta da média ponderada dos seguintes elementos:
Duas frequências, contribuindo cada uma delas em 30% para a classificação final. É necessário a obtenção de 9,5 valores em cada uma das frequências, para que seja aprovado neste regime de avaliação. Apresentação de trabalhos nas aulas teórico-práticas contribui com 6%. Elaboração do Guia Alimentar contribui com 8%. Teste teórico-prático contribui com 16%, sendo necessário a obtenção de 9,5 valores. Participação nas aulas teórico-práticas contribui com 2%. Trabalhos escritos contribuem com 8%. Exame - Global escrito, que incluirá a totalidade dos conteúdos programáticos (teóricos e teórico-práticos)

Bibliografia principal

Mahan L. Kathleen, Escott-Stump Sylvia, L. Raymond Janice; Krause¿s Food and the Nutrition Care Process. ISBN: 978-1-4377-2233-8 (13th Edition)
Insel Paul, Ross Don, McMahon Kimberley, Bernstein Melissa; Nutrition. ISBN: 978-0-7637-7663-3 (4th Edition)
Food and Nutrition Board, Institute of Medicine: (1997); (1998); (2001); (2002), Washington, DC, The National Academies Press.
Rodrigues S, Franchini B, Graça P, de Almeida MDV. A New Food Guide for the Portuguese Population. Journal of Nutrition Education and Behavior 2006; 38: 189 -195.
Tabela da Composição de Alimentos. INSA.