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Universidade Lusófona

Fisiologia I

Curso

Ciências da Nutrição

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

104 | 60

Código

ULHT1101-8508

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Fisiologia Humana
1.1.Organização do corpo humano - compartimentação fluida.
1.2.Homeostasia . Mensageiros e seus receptores. Mecanismos e propriedades das interacções ligando-receptor.
2 Bases electrofisiológicas
2.1.Nervo. Potencial de repouso e Potencial de acção. Condução e Neurotransmissão. Inibição e Integração sináptica.
2.2.Músculo estriado (esquelético e cardíaco) e músculo liso. Acoplamento excitação-contracção. Contracção isométrica e contracção isotónica. Fontes de energia para a contracção. Controlo neuronal da contracção muscular.
3 Controlo das funções fisiológicas
3.1.O sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).
3.2.Sistema nervoso somático e sistema nervoso autónomo (SNA).
3.3.Sistema sensorial e Orgãos dos sentidos.
3.4.Transmissão e integração da sensibilidade somatosensitiva. Nocicepção.
3.5.Controlo da postura e movimento.
3.6.Outras funções
4 Sistema Endócrino

Objetivos


A Fisiologia Humana é uma das áreas fundamentais para a formação do conhecimento biomédico e biofarmacêutico. Integra diversos conhecimentos da biologia celular à química e bioquímica e à morfologia funcional, sendo essencial para uma compreensão sustentada da farmacologia, da terapêutica e da toxicologia, bem como para a tecnologia farmacêutica e da veiculação de fármacos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se que, no final desta unidade, os alunos adquiram os principais fundamentos da organização funcional do corpo humano com especial enfoque na homeostasia, e nos mecanismos que contribuem para a sua manutenção - Sistema Nervoso e Sistema Endócrino. Deverá daqui resultar uma visão integrada do funcionamento dos organismos de organização superior que prepare para a abordagem da fisiologia dos orgãos e sistemas bem como da fisiologia integrada, essenciais à compreensão da doença e dos seus mecanismos.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino aprendizagem incluem diversos instrumentos, baseados no ensino magistral /tutorial e no ensino teórico-prático, presenciais. Outros instrumentos de caracter não-presencial (moodle p.ex.) completam e diversificam as opções disponibilizadas. Na componente laboratorial-prática são aprofundados alguns dos temas centrais do programa através de simuladores de sinais biológicos, sistemas de medição de indicadores fisiológicos (EMG, ECG, pressão arterial), aprendizagem por problemas entre outros.

O regime de avaliação é preferencialmente de caracter contínuo, e valoriza (A) a assiduidade (10%) (B) 2 testes escritos (45%), e (C) resolução de exercícios, casos, desempenho laboratorial (45%) (Final = A (10%) + B (45%) + C (45%)). A nota mínima admissível para efeito de contabilização é de 9,5 (0/20) valores.
O regime de exame final aplica-se aos alunos que por ele optem.
A melhoria de nota pode ser realizada sob a forma de exame oral.

Bibliografia principal

VANDER, Arthur, et al Vander's Human Physiology : the mechanisms of body function, (2014), 13th ed., Boston, McGraw-Hill, , ISBN 978 1 259 08082 1 (disponivel em português)

Ganong's Medical Physiology, A system's Approach (2011), Lange McG Hill Eds., ISBN 978-1-25900962-4 (disponivel em português)

GUYTON, Arthur C., et al. Textbook of medical physiology (2000), 10th ed, Philadelphia, W.B. Saunders Company, , ISBN 0-7216-8677-X

BERNE, Robert M., et al, Principles of physiology, (2000) 3rd ed., St. Louis, Mosby, , ISBN 0-323-00813-5

TRESGUERRES, Jesús, et al. Fisiologia humana (2005), 3 ed., Madrid, McGraw-Hill Interam Eds, , ISBN 84-486-0647-7