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Universidade Lusófona

História da Saúde e Cultura Contemporânea

Curso

Ciências da Nutrição

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

130 | 45

Código

ULHT1101-8495

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Unidade 1. As fontes da história das práticas médicas.
Entre a religião e técnica: as práticas médicas na Pré-história e nas civilizações Pré-Clássicas: a Mesopotâmia e o Egipto.
O mundo grego. As escolas filosóficas e a medicina. A importância de Hipócrates.
As práticas médico-farmacêuticas em Roma: os médicos gregos em Roma; Galeno e a sua influência na medicina: a teoria dos humores.
O mundo medieval e a doença: a importância do Cristianismo e da Igreja; o médico e o boticário. Escolas e Universidades Medievais.
A doença e a epidemia na Idade Média.
Época Moderna: Vesálio e a Fabrica; Ambroise Paré.
Descobrimentos em Ciências médicas.
Colóquios dos Simples, Drogas e Cousas Medicinais da Índia de Garcia de Orta
II . A revolução científica séc. XVII a XIX
III . De Pasteur a Fleming
IV . A 2ª metade do séc. XX
Unidade 2: As normas que presidem à elaboração de trabalhos científicos

Objetivos

A unidade curricular de História da Saúde visa dar uma perspectiva histórica das práticas médicas e farmacêuticas, bem como das personagens, técnicas e inovações que contribuíram para o estado actual dessas ciências.
Numa outra vertente, são ministradas as regras metodológicas que presidem à realização de pesquisas e à produção de textos científicos, individualmente, ou em colaboração.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Competências Sistémicas:
Quando concluírem a unidade curricular de História da Saúde-Nutrição, os estudantes deverão:
- Ter adquirido um conhecimento global da evolução da disciplina científica na qual se tornarão especialistas.
- Dominar as regras metodológicas necessárias para a realização de trabalhos de investigação e de reflexão sobre fontes indiretas.
- Estar aptos a pesquisarem e interpretarem criticamente literatura científica

Metodologias de ensino e avaliação

Avaliação contínua:
Aulas tutoriais com recurso a materiais pedagógicos que privilegiam a interação do aluno e matérias lecionadas, recorrendo-se a exposições e trabalhos individuais e coletivos.
Nota final resulta da média ponderada dos seguintes componentes:
Uma frequência (F), sobre os conteúdos lecionados nas aulas teóricas e teórico-práticas - 60%
Elaboração de uma recensão (R) (componente teórico-prática) - 10%
Apresentação de trabalho de grupo (T) (componente teórico-prática (C-TP)) - 30%
A classificação final (CF) = (C-TP R 0.1 + T x 0,3) + (F x 0,6)
Para aprovação neste regime, é obrigatória a frequência de 2/3 das aulas teórico-práticas, nota mínima para aprovação é de 9.5V, resultante da média ponderada dos dois componentes anteriores.
O regime de exame está reservado aos alunos que não apresentem elementos de avaliação ou não tenham aprovação no do regime de avaliação contínua. O exame engloba a totalidade da matéria e a nota mínima para aprovação é de 9.5V

Bibliografia principal

- FRADA, João, 2001 , Guia Prático para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos, Col. Microcosmos, Lisboa, Ediç. Cosmos.
- PITA, João Rui,1998, História da Farmácia, Coimbra, Livraria Minerva Editora.
- Porter, Roy, 1997,The Greatest Benefit to Mankind. A Medical History of Humanity from Antiquity to the Present, London, Fontana Press.
- SOURNIA, Jean-Charles, 1995, História da Medicina, Lisboa, Instituto Piaget.