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Universidade Lusófona

Metodologias de Avaliação do Estado Nutricional

Curso

Ciências da Nutrição

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

117 | 45

Código

ULHT1101-12566

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1- Introdução
2- Rastreio do risco nutricional
3- Métodos e Técnicas de rastreio do risco nutricional em meio hospitalar e na comunidade adulta e geriátrica
MUST - Malnutrition Screening Tool; NRS2002 - Nutritional Risk Screening; MNA - Mini Nutritional Assessment
4- Avaliação nutricional
a. Avaliação Antropométrica e locais anatómicos de medição
b. Exame físico- aspetos nutricionais
c. Técnicas e parâmetros laboratoriais
d. Avaliação da Composição corporal
e. Avaliação funcional
f. Instrumentos, técnicas e equipamentos
5- Métodos e Técnicas de avaliação nutricional em meio hospitalar e na comunidade
6- Descrição, vantagens, limitações, estudos relacionados
a. SGA - Subjective Global Assessment; PG-SGA - Patient Generated Subjective Global Assessment
7- Índices de Risco e Prognóstico Nutricional
8- Monitorização do estado nutricional

Objetivos

Tem como principais objetivos:
a aquisição de conhecimentos cientificamente válidos neste âmbito entre eles, distinguir entre risco nutricional e avaliação nutricional; efetuar o rastreio e avaliar o estado nutricional nos diferentes grupos populacionais de forma fiável e de acordo com o recomendado; saber identificar os sinais e sintomas de problemas nutricionais através da análise dos diferentes dados disponíveis (dados do exame físico, bioquímicos, antropométricos,..); familiarizar-se com os métodos, técnicas e equipamentos existentes e recomendadas; perceber as vantagens e limitações dos diferentes métodos, técnicas e parâmetros utilizados para avaliação do estado nutricional; perceber o que altera a composição corporal.
As aulas teórico-práticas pretendem aprofundar e exercitar os temas lecionados nas aulas teóricas, proporcionando, desta forma, um contacto mais direto com os referidos temas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A unidade curricular pretende proporcionar aos alunos conhecimentos e competências que lhes permitam uma atuação rigorosa e válida no âmbito da avaliação do estado nutricional.
Aos alunos será possível abordar temas através do desenvolvimento do pensamento crítico, pondo em prática os conhecimentos adquiridos, sintetizando e aplicando o conhecimento aprendido nas várias matérias nesta unidade curricular sobre Metodologias de Avaliação do Estado Nutricional.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas Teóricas de frequência voluntária, consiste na exposição e diálogo com recurso a multimédia das matérias seguindo o programa definido e de acordo com os objetivos da unidade curricular.
Aulas TP destinadas a aprofundar, discutir e exercitar as matérias expostas nas aulas teóricas, manipulação de equipamentos e exemplificação de técnicas, trabalhos em grupo.
O regime de avaliação é preferencialmente de caracter contínuo, e valoriza (A) a assiduidade e participação (10%) (B) 1 teste escrito (45%) e ainda resolução de exercícios, casos (45%%). Neste regime os trabalhadores estudantes estão sujeitos aos mesmos elementos de avaliação
A Nota Final =(A (10%) + B (45%+45%)).
A nota mínima admissível para efeito de contabilização é de 9,5 (0/20)
O regime de exame final aplica-se aos alunos que por ele optem, e aqueles que reprovaram no regime de avaliação contínua estando os alunos neste regime sujeitos aos elementos de avaliação acima descritos excetuando a assiduidade.

Bibliografia principal

Basics in Clinical Nutrition Sobotka L.(ed), 4th edition 2011: 7-18 ,,419-428 Galen
Kondrup J, et al . ESPEN guidelines for nutrition screening 2002. Clin Nutr 2003; 22: 415
Detsky et. al. What is subjective global assessment of nutritional status? JPEN 1987; 11:8
MAG - Malnutrition Advisory Group a Standing Committee of BAPEN
Resolution ResAP (2003)3 on food and nutritional care in hospitals. Council of Europe: Committee of Ministers,2003. (http://www.wcm.coe.int/rsi/CM/index.jsp.)
Stratton RJ, Green CJ, Elia M. Disease-related malnutrition: an evidence based approach to treatment. Stratton RJ,
Green CJ, Elia M, Eds. Wallingford, United Kingdom: CABI Publishing, 2003:35-92
Biochemical and Physiological Aspects of Human Nutrition. Stipanuk MH. Saunders (ed) 2000
Morfologia e crescimento. Fragoso I, Vieira F. FMH (ed) 2000
Pediatric Nutrition in Clinical Practice. Koletzko B (ed) 2008: 1 - 21, Karger