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Universidade Lusófona

Patologia da Nutrição

Curso

Ciências da Nutrição

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

117 | 60

Código

ULHT1101-12567

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à patologia da nutrição: princípios básicos de patologia.
2. Lesão celular (reversível e irreversível), causas de lesão e adaptação celular. Envelhecimento celular. Introdução à inflamação. Inflamação aguda e crónica.
3. Neoplasia
4. Doenças de origem ambiental e nutricional
5. Vasos sanguíneos, Coração
6. Sistema renal
7. Cavidade oral e tracto gastrointestinal
8. Fígado, Vesícula, Tracto biliar,Pancreas
9. Ossos, Articulações e Tecidos moles
Programa Teórico-Prático
Conjunto de casos de estudo em que os estudantes terão que responder por escrito a questões colocadas pelo professor, referentes a cada caso apresentado.

Objetivos

A unidade curricular de Patologia da Nutrição visa dotar os alunos de conhecimentos no que respeita aos principais mecanismos de alteração do funcionamento dos órgãos e sistemas que constituem o corpo humano, de forma a compreenderem os processos disfuncionais conducentes à instalação do processo patológico. O estudo inicial dos processos patológicos
básicos permitem a compreensão da etiopatogenia e do diagnóstico das mais diversas doenças,
desde as dos sistemas cardiovascular, gastrointestinal, urinário (entre outros), às doenças relacionadas com o ambiente e o estilo de vida.
Pretende-se que os alunos adquiram capacidade de integrar estes conhecimentos com a adequação da intervenção nutricional lecionada em unidades curriculares do ciclo de estudos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A unidade curricular de Patologia da Nutrição pretende proporcionar aos alunos conhecimentos que lhes permitam compreender os processos de saúde/doença e perspectivar as doenças em termos da interação genético-ambiental, de forma a valorizarem e promoverem a sua prevenção. Com esta unidade curricular pretende-se ainda que os alunos desenvolvam pensamento crítico relativamente aos diversos temas abordados e que adquiram capacidade para aplicar as terminologias da patologia da nutrição em contexto adequado.

Metodologias de ensino e avaliação

Os alunos realizam esta UC por e-learning. No Moodle, têm acesso a material que podem consultar e descarregar, realizando as atividades propostas pelo coordenador da UC. Está disponível uma linha de consulta por correio electrónico, para discussão e esclarecimento de dúvidas, com o professor.
Avaliação Contínua e previlígia os seguintes elementos:
Duas frequências sobre a matéria teórica (A) - 30% cada uma.
Dois testes sobre as matérias dos casos de estudo (B) - 40%.
Nota final = A (60%) + B (40%)
A nota mínima para aprovação neste regime é de 9,5 valores.
Regime de exame:
Exame que englobará totalidade da matéria teórica (A) e matéria dos casos de estudo (B).
Nota final = A (60%) + B (40%)
Nota mínima para aprovação neste regime é de 9,5V
A melhoria de nota será sob a forma de prova oral englobando a totalidade quer da matéria teórica quer da matéria dos casos de estudo.

Bibliografia principal

Longo D, Fauci A, Kasper D, Hauser S, Jameson J, Loscalzo J. Harrison's Principles of
Internal Medicine: Volumes 1 and 2, 18th Edition. New York, McGraw-Hill Companies, Inc.,
2011.
Kumar V, Abbas AK, Aster JC. Robbins Basic Pathology, 9th Edition. Elsevier, 2012.