Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Política Alimentar e Nutricional

Curso

Ciências da Nutrição

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

104 | 45

Código

ULHT1101-12573

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

História da Alimentação
Crises alimentares
Segurança alimentar
EFSA
Avaliação e comunicação de risco
Gestão de risco
Legislação alimentar
Sistema de alerta RASFF
Terrorismo alimentar
Sistemas de monitorização
Consumo Alimentar em Portugal
Suplementos alimentares (Alimentos enriquecidos e funcionais/ Alegações nutricionais e de saúde)

Objetivos

O objetivo da disciplina de Política Alimentar e Nutricional é fornecer uma panorâmica do contexto alimentar em que nos situamos, desde a perspetiva histórica, passando pela segurança alimentar, à legislação e situação atual dos alimentos que temos à disposição.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O aluno deverá adquirir competências para conhecer a história da alimentação, o atual contexto da segurança alimentar e o enquadramento de produtos como os suplementos alimentares, alimentos enriquecidos e alimentos funcionais e compreender a regulamentação das alegações nutricionais e de saúde.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas Teóricas de frequência voluntária, consiste na exposição e diálogo com recurso a multimédia das matérias seguindo o programa definido e de acordo com os objetivos da UC.
Aulas teórico-práticas, destinadas a aprofundar, discutir e exercitar as matérias expostas nas aulas teóricas, trabalhos em grupo. Recurso aos multimédia sempre que adequado.
Avaliação contínua: O regime de avaliação é preferencialmente de carácter contínuo, e valoriza (A) a assiduidade (10%), (B) a execução, apresentação e discussão de trabalhos de grupo (45%), e (C) a realização de uma prova global (45%). Avaliação Contínua Final = A (10%) + B (45%) + C (45%). A nota mínima admissível para efeito de contabilização é de 10 valores.
Exame Final: O regime de exame final aplica-se aos alunos que por ele optem, constando de uma prova escrita. A nota mínima admissível para efeito de contabilização é de 10 valores.

Bibliografia principal

- EFSA, Concise European Food Consumption Database, EFSA, 2008.
- Instituto Nacional de Estatística; Balança Alimentar Portuguesa: 1990-2003; Instituto Nacional de Estatística Lisboa; INE, 2006.
- Lopes C, Oliveira A, Santos AC, Ramos E, Gaio AR, Severo M, Barros H. Consumo alimentar no Porto. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto - 2006.
- Aguilera, C.; História da alimentação mediterrânica; Terramar; 2001; Lisboa; Portugal; ISBN 972-710-297-2.
- Flandrin, J-L. et al; História da Alimentação - 2. Da Idade Média aos tempos actuais; Terramar; 2001; Lisboa; Portugal; ISBN 972-710-281-1.
- Flandrin, J-L. et al; História da Alimentação - 1. Dos primórdios à Idade Média; Terramar; 1998; Lisboa; Portugal; ISBN 972-710-197-6.
- F. A. Gonçalves Ferreira, Nutrição Humana, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.