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Universidade Lusófona

Projeto I

Curso

Ciências da Nutrição

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

169 | 45

Código

ULHT1101-90

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
Investigação em Nutrição: revistas científicas em Nutrição, critérios de qualidade, revistas indexadas e fatores de impacto; áreas emergentes
Importância da Pesquisa bibliográfica; bases de dados bibliográficas online.
2. Metodologia de investigação
3. O Projeto de investigação
4. Divulgação dos resultados
5. Boas Práticas Laboratoriais como fator de sucesso na investigação. Registo e arquivo com rastreabilidade da atividade laboratorial de rotina.
6. Diagnóstico Baseado na Evidência (DLBE). Pesquisa da evidência científica, análise crítica e implementação da evidência na prática (laboratorial ou de campo).
7. Plano de Investigação (aplicado a um Projeto monográfico)
8. O estado da arte e referências bibliográficas (Normas; ENDNOTE);
9. Workshop "How to get published".

Objetivos

A unidade curricular de Projeto I tem por objetivos gerais dotar os alunos de conhecimentos metodológicos para desenvolvimento do processo de investigação científica. Tem como principais objetivos específicos compreender os princípios básicos de metodologia de investigação; compreender as várias etapas do processo de investigação científica, desde a formulação da questão à divulgação dos resultados; conhecer as revistas científicas mais importantes em Ciências da Nutrição e compreender os critérios de qualidade; compreender a estrutura de um artigo científico e identificar os vários tipos de artigos publicados em revistas científicas; conhecer as bases de dados bibliográficas on-line; conhecer as normas de referências bibliográficas; adquirir capacidades para utilização de softwares de organização e gestão de referências bibliográficas em investigação; conhecer os vários formatos de publicação científica; adquirir capacidades para apresentar resultados em reuniões científicas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos deverão compreender e saber descrever, de uma forma crítica, os princípios básicos das metodologias de investigação científica, laboratoriais e sociais, qualitativas e quantitativas. Saber aceder e gerir a informação em bases de dados bibliográficas (b-on e suas componentes incl. Journal Citation Reports - Web of Science), ter conhecimento sobre a localização dos referenciais em nutrição (exemplos: Codex Alimentarius, NTP, EFSA, FDA, Official Methods of Analysis of AOAC INTERNATIONAL) internacionalmente aceites, familiarizar-se com o fluxo de informação e documentação científica organizável com thesaurus adequado para cada tema de pesquisa, da organização e recuperação da informação e dos sistemas de informação em Nutrição. Deverão ainda saber como analisar e apresentar resultados. E como utilizar softwares de organização e gestão de referências bibliográficas em investigação.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas tutoradas, teóricas, práticas e teórico-práticas, destinadas à consolidação dos conhecimentos, através da participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem: pesquisa, avaliação crítica, tratamento e transmissão de informação científica sobre temas relevantes para a unidade curricular, com impacto na nutrição.
O regime de avaliação é contínuo (AC-100%) , podendo ser opcionalmente por exame final (EF- 100%).
A Classificação em regime de avaliação contínua (AC) resulta da média ponderada do somatório da assiduidade (A, 10%) um teste escrito (T, 30%), Fichas etápicas de desenvolvimento do projeto de investigação (F, 15%) e do Projeto escrito a apresentar (P, 45%):
AC= S [A (10%) + T (30%) +F (15%) + P (45%)].
A nota mínima admissível é de 9,5 (0/20) valores em qualquer dos regimes de avaliação, AC ou EF.
A melhoria de nota pode ser realizada sob a forma de exame oral.

Bibliografia principal

Livros
(Notação internacional)
1. Quivy, R e Campenhoudt, LV. Manual de investigação em ciências sociais. 3.ª ed. Lisboa: Gradiva; 2003.
2. Clanchy, J e Ballard, B. Como esrever ensaios, um guia para estudantes. Lisboa: Temas e Debates, 2000.
3. Marconi, AM e Lakatos, EM. Fundamentos de metodologia científica. 6.ª ed. São Paulo: Atlas; 2005.
4. Carvalho, JE. Metodologia do trabalho científico - ¿Saber-fazer¿ da investigação para dissertações e teses.
(Notação da NP 405)
5. ECO, U. Como se faz uma tese em Ciências Humanas. 5.ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1991.
6. BELL, J. (1997). Como realizar um projeto de investigação. Lisboa: Gradiva.
7. FIELD, Andy. (2013). Discovering Statistics.
8. GEORGE M. Hall (2003). How to write a paper. 3rd ed. BMJ Books.
9. GREENHALGH, Trisha (2006). How to Read a Paper: The Basics of Evidence-Based Medicine. Blackwell Publishing.
10. LUEY, Beth (1995). Handbook for Academic Authors. 3ª ed. Cambridge: Cambridge University Press.