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Universidade Lusófona

Psicologia

Curso

Ciências da Nutrição

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 3,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

91 | 45

Código

ULHT1101-6573

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O conceito de saúde segundo o paradigma biopsicossocial
2. Modelos de crenças de saúde e cognições de doenças: compreendendo o comportamento alimentar
3. Determinantes da adoção de comportamentos alimentares saudáveis
4. Modelos desenvolvimentistas e psicofisiológicos da escolha alimentar
5. Perceção do corpo: relações com a perturbação alimentar
6. Insatisfação com o corpo: causas e consequências
7. Consequências psicofisiológicas da dieta hipocalórica
8. Comorbilidade psiquiátrica mais frequentemente associada à obesidade e malnutrição
9. Intervenção psicoterapêutica em pessoas com pré-obesidade ou com obesidade
10. Intervenção psicoterapêutica na perturbação alimentar
11. A entrevista motivacional como elemento integrador do tratamento da obesidade

Objetivos

A unidade curricular visa integrar conceitos-chave da psicologia da saúde com os factores de efetividade em intervenção clínica, aplicando estes campos de conhecimento ao caso específico do comportamento alimentar e seus desvios. Pretende-se:
1.Possibilitar aos formandos a compreensão das noções centrais da psicologia da saúde, fundamentais para a compreensão do comportamento alimentar e da intervenção clínica nesta área;
2.Capacitar os formandos a reconhecer comorbilidade psiquiátrica associada às perturbações alimentares;
3.Sensibilizar os formandos para um estilo de intervenção clínica não prescritiva, na área do comportamento alimentar, nomeadamente através da discussão e treino de técnicas da entrevista motivacional;
4. Compreender a importância de competências interpessoais para a intervenção clínica nesta área.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A unidade curricular proporciona aos discentes ferramentas conceptuais da área da psicologia que lhes permitem interpretar e adequar de forma eficaz os modelos de intervenção nutricional às características, idiossincráticas, dos pacientes.

Metodologias de ensino e avaliação

Discussão de aspetos teóricos com a participação ativa dos estudantes (obrigando a leitura prévia de artigos escolhidos pelo docente), discussão de artigos/documentos relevantes para o conhecimento da psicologia da saúde, visionamento & discussão de vídeos, role playing com autoscopia.
A avaliação:
1. Regime de avaliação contínua:
a) participação ativa nas aulas teóricas, incluindo em treino de competência por roleplay e apresentação em grupo de tópicos da psicologia da saúde aplicada ao comportamento alimentar : 50% da nota final.
b) Escrita de um artigo de revisão relacionado com um tópico do comportamento alimentar (50%)
Consideram-se aprovados na unidade curricular os alunos que obtiverem uma classificação (média das duas componentes avaliativas) igual ou superior a 10 (0/20) valores.
2. O regime de exame destina-se aos alunos que por ele optem e aos que reprovem na avaliação contínua. A nota mínima para aprovação neste regime é de 10 valores.

Bibliografia principal

Livros aconselhados:
- Ogden J. Psicologia da saúde. Climepsi Editores. 2000.
- Ogden J. The psychology of eating - from healthy to disordered behavior. Blackwell Publishing. 2003.
- Miller R, Rollnick S. Motivational Interviewing - Preparing People for Change William. The Guilford Press. 2002.
- Buckroyd J, Rother S (eds). Psychological responses to eating disorders and obesity - Recent and innovative work. John Wiley & Sons. 2008.

Durante as aulas serão indicados artigos científicos ou capítulos de livro, para leitura obrigatória.