Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona em Lisboa é hoje o curso de referência nesta área de formação em Portugal. O reconhecimento nacional e internacional do nosso curso, bem patente na acreditação e financiamento do mesmo pela CILECT/GEECT, pelo programa MEDIA da UE e pelo ICA - instituto do Cinema e do Audiovisual, é só parte dessa visibilidade, que se manifesta acima de tudo nas dezenas de prémios e na circulação nacional e internacional dos projetos dos nossos alunos. Com um trajeto de mais de 15 anos na formação de alunos nos domínios do audiovisual e do multimédia, hoje são centenas os nossos antigos alunos que trabalham no mercado nacional e internacional destas áreas contribuindo para a afirmação da qualidade do nosso ensino e formação.

Estudar cinema e multimédia na Lusófona é mais do que frequentar uma escola ou assistir a aulas. É fazer parte de uma experiência única de ensino e criação, de possibilidade de desenvolvimento de efetivas competências profissionais, no contexto de um ambiente atrativo e diversificado. Estudar cinema e multimédia na Lusófona é uma experiência dura mas aliciante.

Razões para frequentar este curso

  • Dupla Certificação - a licenciatura está acreditada não apenas pela A3ES mas oferece também diferentes certificações profissionais no seu seio, nomeadamente certificações AVID.
  • Corpo docente - o corpo docente alia competências científicas reconhecidas pela comunidade académica, com elevadas competências profissionais, essenciais para adequar o ensino às exigências de um mercado internacional muito dinâmico.
  • Meios técnicos e capacidade de produção - a Universidade Lusófona oferece o melhor e mais completo parque de equipamentos e instalações para formação em audiovisual e multimédia na península ibérica e possui uma capacidade de produção única, sendo os seus alunos anualmente responsáveis por dezenas de produções cinematográficas.
  • Internacionalização:O nosso curso tem um grau de internacionalização muito elevado como o prova o facto de ser um dos dois únicos cursos em Portugal reconhecido pela CILECT/GEECT (federação internacional de escolas de cinema e audiovisual) e ser a ULHT a única Universidade em Portugal com Mestrados acreditados pela União europeia na área de cinema

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Licenciado |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Professor Doutor Manuel José Damásio

Secretariado

Inês Santa

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

03 Desenho
09 Geografia
10 Geometria Descritiva
11 História
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 180 ECTS

Objetivos

A licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona tem como objetivo geral a promoção de uma formação que alie uma componente teórica rigorosa com uma formação interdisciplinar eminentemente aplicada nas suas áreas especializadas. Ao longo do seu curso, os alunos são permanentemente estimulados para a experimentação tecnológica e artística, tendo como objetivo final a formação de indivíduos tecnologicamente competentes e conceptual e artisticamente criativos.

Destinatários

Esta licenciatura tem como principais destinatários todos aqueles que reunindo as condições legais de ingresso no curso demonstrem um forte interesse e apetência pela exploração dos domínios variados e criativamente muito ricos da imagem em movimento e do som.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona visa a formação de profissionais nas áreas da produção e realização cinematográfica e televisiva e da produção e realização multimédia, quer a um nível conceptual, quer a um nível mais experimental, bem como a aquisição de competências genéricas elementares e de base nas áreas das ciências da comunicação, artes e design e dos sistemas da informação, computação e comunicação multimédia.

Equipamentos e Instalações

O Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona oferece a todos os seus alunos os melhores equipamentos e instalações que existem a nível nacional para a produção de filmes e conteúdos de media em contexto académico. a listagem completa de equipamentos e laboratórios pode ser consultada em:
http://www.ulusofona.pt/equipamento-audiovisual-e-multimedia

Estudos Futuros

A licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia abre caminho para a formação de 2º ciclo nos programas de mestrado em Sistemas de Comunicação Multimédia e mestrado em Estudos Cinematográficos.

Saídas Profissionais

São objetivos desta licenciatura a transmissão de competências que permitam ao graduado habilitado com este curso exercer as seguintes funções:

Área de especialização em realização e produção cinematográfica:

Desenvolvimento e escrita de projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; Exercício profissional no âmbito da realização e assistência de realização em projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; Produção, produção executiva e assistência de produção de projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; Direção de fotografia, iluminação e assistência de imagem; Operações de câmara em tecnologia fílmica e videográfica; Controle de imagem e operações de vt; Anotação em projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional, publicidade; Pós-produção áudio, captação de som e sonoplastia;Pós-produção e composição visual em projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; Fotografia analógica e digital; Promoção e distribuição de produtos audiovisuais e multimédia.

Área de especialização em produção e realização Multimédia:

. Gestão e conceção de projetos multimédia;
. Desenvolvimento e escrita de projetos;
. Consultoria em projetos multimédia e de sistemas de informação;
. Design de aplicativos, interfaces e informação para plataformas multimédia (web, off-line, móvel);
. Produção e realização de projetos de animação;
. Modelação e animação 2d e 3d;
. Programação em ambientes multimédia;
. Análise de sistemas e projetos multimédia;
. Pós-produção e composição visual em projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade;
. Fotografia analógica e digital;
. Design gráfico, produção gráfica e produção de infografismos.

Investigação

A licenciatura em Cinema, vídeo e comunicação multimédia tem a sua atividade de investigação alocada ao CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias - http://cicant.ulusofona.pt que é parte integrante do cic.digital (http://cicdigital.org ) um projeto conjunto de investigação da UNL; Uporto e UAveiro.

Observações

A Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimedia divide-se m duas áreas de especialização, em cinema e em multimédia.
A especialização em cinema forma alunos para as múltiplas áreas de especialização das artes cinematográficas, com particular destaque para as áreas de cinematografia, produção, sonoplastia, edição e efeitos visuais, escrita e assistência realização. A especialização em cinema está centrada num modelo de ensino altamente aplicado onde o aluno é permanentemente convidado a desenvolver as suas competências técnicas, artísticas e criativas no contexto de desenvolvimento e concepção de projectos.
A Especialização em Produção e Realização Multimédia tem como destinatário autores e produtores de conteúdos e aplicações multimédia, que podem ser de vários tipos (Web Responsiva; Móvel Multi-Dispositivo; Instalações Interativas e Interfaces Tangíveis; Realidade Virtual; Pós-Produção; Produção de Conteúdos).
Podem exercer várias funções criativas, artísticas e de produção em projetos multimédia e trabalhar com um variado número de tecnologias, ferramentas e linguagens.
Pretende-se formar profissionais para as áreas dos conteúdos interativos que sejam capazes de desenvolver projetos sustentados nos princípios de projeto e criativos do Design de Interação e em bases sólidas de programação.


O curso funciona em regime diurno e nocturno.

Docentes Convidados

João Canijo;
Vicente do Ó
Luís Branquinho
Luísa Pacheco
Rafael Antunes
Dino Estrelinha

Áreas Científicas

Áudio-visuais e produção dos media | Artes | Artes e humanidades

Ligações

Plano de Estudos

Despacho n.º 14747/2008, de 27 de maio, alterado pelo Aviso n.º 1013/2014, de 23 de janeiro
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Cultura Visual 1º Semestre4
Edição e Pós-Produção para Cinema, Vídeo e Multimédia1º Semestre6
Introdução à Computação1º Semestre4
Operações de Câmara e Vídeo I1º Semestre6
Técnicas de Expressão Escrita I1º Semestre6
Atelier de Sonoplastia I 2º Semestre6
Técnicas de Expressão Escrita II2º Semestre4
Técnicas de Laboratório e Práticas Fotográficas2º Semestre4
1.º Ano/ Realização e Produção Cinematográfica e TelevisivaSemestre ECTS
Introdução às Estratégias de Produção 1º Semestre4
História e Tecnologias do Cinema2º Semestre4
Linguagem e Narrativa em Cinema e Vídeo 2º Semestre6
Técnicas de Imagem em Movimento2º Semestre6
1.º Ano/ Realização e Produção MultimédiaSemestre ECTS
Fundamentos de Programação1º Semestre4
Desenho de Interação2º Semestre4
Fundamentos de Multimédia2º Semestre6
Tecnologia da Fotografia e Vídeo Digital2º Semestre6
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Animação1º Semestre4
Design 1º Semestre4
Metodologia de Análise de Imagem 1º Semestre4
Modelos de Gestão para Cinema e Multimédia1º Semestre4
Atelier de Gestão de Projetos e Programas2º Semestre6
Direito da Comunicação e da Informação2º Semestre4
2.º Ano/ Realização e Produção Cinematográfica e TelevisivaSemestre ECTS
Atelier de Documentário I1º Semestre4
Atelier de Guionismo1º Semestre4
Operações de Estúdio e Controlo de Imagem 1º Semestre6
Cinema Português2º Semestre4
Direção de Atores2º Semestre4
Opção 12º Semestre6
Técnicas de Argumento e Realização2º Semestre6
2.º Ano/ Realização e Produção MultimédiaSemestre ECTS
Base de Dados1º Semestre4
Programação por Objetos1º Semestre4
Autoria Multimédia para Sistemas Móveis2º Semestre4
Desenho e Animação 2D e 3D 2º Semestre4
Design de Produtos Multimédia2º Semestre6
Gestão de Conteúdo e Aplicações Web2º Semestre6
Instalações Interativas2º Semestre6
3.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Atelier de Publicidade e Marketing 1º Semestre6
Estratégias Criativas para Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia1º Semestre4
Pós-produção e Composição Multimédia 1º Semestre6
Motion Graphic Design e Composição Digital2º Semestre4
Seminário de Projeto e Integração Profissional2º Semestre11
3.º Ano/ Realização e Produção Cinematográfica e TelevisivaSemestre ECTS
Análise do Discurso Cinematográfico1º Semestre4
Atelier de Realização e Produção para Ficção Cinematográfica1º Semestre4
Opção 21º Semestre6
Atelier de Criação Cinematográfica e Televisiva2º Semestre4
Atelier de Documentário II2º Semestre5
Opção 32º Semestre6
3.º Ano/ Realização e Produção MultimédiaSemestre ECTS
Ambientes Virtuais1º Semestre4
Atelier de Realização Audiovisual e Multimédia I1º Semestre4
Opção 11º Semestre6
Aplicações Multimédia Multiplataforma2º Semestre4
Atelier de Realização Audiovisual e Multimédia II2º Semestre5
Opção 22º Semestre6

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Alexandre Manuel De Melo Banha Sousa PereiraMestradoTempo Integral
Amândio José Fernandes De Freitas CoroadoLicenciaturaTempo Parcial
Anabela Dos Santos AfonsoLicenciaturaTempo Parcial
António Afonso CostaMestradoTempo Integral
António Aurélio Da Silva CardosoMestradoTempo Parcial
Célia Maria Silvério QuicoDoutoramentoTempo Integral
Edmundo José Neves CordeiroDoutoramentoTempo Integral
Elvis Manuel De Jesus VeiguinhaLicenciaturaTempo Parcial
Fernando Manuel Mendes CenteioLicenciaturaTempo Parcial
Filipe Brilha Roque Do ValeLicenciaturaTempo Integral
Filipe Soares Branco Da Costa LuzDoutoramentoTempo Integral
Gonçalo Laidley Melo Galvão TelesMestradoTempo Integral
Hedisson MotaMestradoTempo Integral
Inês Godinho Mendes Viveiros GilDoutoramentoTempo Integral
João António Alberti Antero FerreiraLicenciaturaTempo Parcial
Jorge Manuel Paixão Da CostaMestradoTempo Integral
Jorge Miguel Correia Mousinho De CarvalhoMestradoTempo Parcial
José Carlos Santos NevesMestradoTempo Integral
Júlio Do Carmo BarataMestradoTempo Parcial
Júlio Manuel Lopes AlvesMestradoTempo Parcial
Luis Alexandre Ferreira De Oliveira GomesLicenciaturaTempo Parcial
Luis Miguel Lopes Da SilvaMestradoTempo Parcial
Manuel Arturo Marques PitaDoutoramentoTempo Integral
Manuel José Carvalho Almeida DamásioAgregaçãoTempo Integral
Marco António Almeida AmaralLicenciaturaTempo Parcial
Maria Da Conceição Gonçalves CostaDoutoramentoTempo Integral
Maria Margarida De Almeida Rodrigues CardosoTempo Parcial
Marta Cidraes Vaz De Sousa GrabnerLicenciaturaTempo Parcial
Nuno Cintra Coimbra TorresMestradoTempo Parcial
Paulo Jorge Quaresma FerreiraMestradoTempo Integral
Paulo Renato Da Silva Gil ViveirosDoutoramentoTempo Integral
Pedro Miguel Alves HenriquesMestradoTempo Parcial
Pedro Miguel Pereira De SousaMestradoTempo Parcial
Possidónio José Rosado CachapaLicenciaturaTempo Parcial
Rafael Manuel Patrão Tavares Antunes Martins LicenciaturaTempo Parcial
Ricardo Francisco Vilelas De AlmeidaMestradoTempo Parcial
Ricardo Jorge Matias NunesMestradoTempo Parcial
Rute Maria Da Silva Proença MuchachoMestradoTempo Integral
Victor Manuel Marques CandeiasMestradoTempo Parcial

Valores

Acesso 180 €
Titulares de curso superior 180 €
Maiores de 23 180 €
Mudança de curso 56 €
Transferência 56 €
Titulares de curso médio 199 €
Alunos externos 0 €
Matrícula499 €
Inscrição310 €
Seguro Escolar40 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 407,1 €
Valor por ECTS 13,57 €