Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Licenciatura em Engenharia Biotecnológica

Faculdade de Engenharia

Apresentação do Curso

O curso de licenciatura em Engenharia Biotecnológica da Universidade Lusófona pretende formar profissionais numa área atualmente prioritária, a Biotecnologia, a nível nacional e europeu, e até mesmo mundial. As indústrias são cada vez mais diversificadas e polivalentes abrangendo áreas que vão desde a Química (Biotransformação de moléculas via enzimática, Bioremediação) até a Medicina. A Biotecnologia com o seu carácter marcadamente transversal é uma área de conhecimento que ganhou uma crescente e considerável implementação no setor industrial numa sociedade em rápida mutação tecnológica. Esta característica permite-lhe uma contribuição preponderante a diversos níveis, como no desenvolvimento de tecnologias e métodos, na resolução de problemas, na criação de novos processos verdes e bioprocessos.

Este curso inovador, liderado por uma equipa de docentes doutorados/investigadores integrados em centros de investigação de excelência, de elevado perfil profissional ministrado na Universidade Lusófona, foi atualizado com a inserção no novo plano de estudos de novas disciplinas de ponta e um projeto a realizar no 3º ano, pretendendo desta forma responder às necessidades da indústria nacional e internacional cada vez mais direcionadas para o desenvolvimento e aplicação/implementação de novas tecnologias.

Razões para frequentar este curso

  • Curso acreditado pela Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET)
  • Área emergente e procurada na Europa criando oportunidades de desenvolvimento de parcerias e colaborações internacionais aumentando as hipóteses de empregabilidade e promovendo o empreendedorismo.
  • Qualidade e qualificação de excelência dos docentes investigadores, com espírito de equipa e dedicação. Integração dos alunos nos seus projetos através de estágios extracurriculares e seminários com estímulo à criatividade, simulação de situações reais de aplicação empresarial e laboratorial.
  • Colaboração estreita com a indústria permitindo a aplicação de conhecimentos na implementação de processos com interesse comercial com visão de inserção em mercados nacionais e internacionais.
  • Ampla oferta de softskills, formação polivalente e diversificada que confere oportunidades de saídas profissionais elevadas, quer a nível nacional como internacional.
  • Elevada componente experimental em todas as disciplinas, sendo realizadas as técnicas laboratoriais de ponta usadas correntemente em biotecnologia nas suas áreas de indústria, biomedicina, microbiologia e genética.

Despacho do curso

Despacho n.º 16118/2009, de 14 de julho, alterado pelo Despacho n.º 8684/2016, de 5 de julho

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Data da publicação

05/05/2015

Deliberação da A3ES

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Licenciado |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Prof. Doutora Maria Adilia Januário Charmier

Sub-direção de Curso

Prof. Doutor Pedro Fernandes

Secretariado

Eng.ª Susana Morgado

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação ao seguinte conjunto de provas de ingresso:

07 Física e Química
19 Matemática A

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 180 ECTS

Objetivos

O curso de licenciatura em Engenharia Biotecnológica, complementado por uma forte componente prática em todas as disciplinas, pretende desenvolver nos estudantes uma capacidade de análise rigorosa a par de um espírito crítico, flexível e criativo, que contribua para investigar, inovar, criar e ser fator de progresso nos vários sectores da Biotecnologia, e suas aplicações nas diversas áreas da Genética, Bioquímica, Microbiologia, Imunologia, Enzimologia, Agroalimentar, Cosmética, Química, saúde e Ambiente. O nosso principal objetivo é responder às necessidades da indústria nacional e internacional cada vez mais direcionadas para o desenvolvimento e aplicação/implementação de novas tecnologias.

Destinatários

Alunos de 12º ano;
Maiores de 23 anos;
Alunos Internacionais;
Transferência de curso.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O plano de estudos do curso de licenciatura em Engenharia Biotecnológica contempla 3 anos de uma formação sólida e de qualidade tanto nas bases do domínio das ciências fundamentais como de uma formação laboratorial adequada no domínio das tecnologias biotecnológicas que é cuidadosamente tida em consideração nas diversas unidades curriculares.
O 3º ano para além de permitir a cada aluno a escolha da sua área de especialização permitirá também a integração nas atividades de investigação realizadas pelos docentes investigadores.
Os principais objetivos são:
Formação em técnicas de Engenharia Genética (manipulação de micro-organismos, células animais e plantas para o estudo de tratamento de doenças). Formação em técnicas atualmente utilizadas na terapia genética. Formação na área da imunologia (recolha e processamento de amostras clínicas, bem como realização de técnicas utilizadas no diagnóstico e investigação). Desenvolvimento de novos fármacos. Conceptualização de processos de produção de moléculas, compostos e materiais relevantes ancorados em matrizes biológicas. Conceptualização de processos de produção de bioenergias. Formação em técnicas de alto desempenho para o rastreio e melhoramento de biocatalisadores. Formação em técnicas enzimáticas aplicadas à produção Alimentar tal como a produção de cerveja, na estação piloto da ULHT, e de produtos biológicos. Formação em técnicas de extração supercrítica de plantas na ULHT e utilização dos Óleos Essenciais na produção de cosméticos.

Equipamentos e Instalações

Os Laboratórios de Biologia, Biotecnologia e Bioquímica, Química Orgânica possuem equipamentos básicos e avançados que permitem o desenvolvimento de aulas práticas em todas as áreas e disciplinas do curso (Espectrofotómetros, balanças analíticas, Rotavapor, mantas de aquecimento, Microscópios, Câmara de fluxo Laminar, Centrífugas, Estufas, Fermentador, Fonte de Electroforese, Incubadora, Pellet Die ¿ Infravermelho, Tina electroforese Proteínas..etc..).

Estudos Futuros

O curso de licenciatura em Engenharia Biotecnológica habilita à frequência de um Mestrado (2º ciclos) e de cursos de especialização Pós-graduação.

Saídas Profissionais

Devido à sua formação polivalente e diversificada, o Engenheiro Biotecnológico pode enveredar por carreiras em vários domínios:
- Investigação e coordenação de projetos;
- Educação. Indústrias;
- Ambiente (Bioenergias);
- Agroalimentares;
- Farmacêuticas;
- Cosméticos, entre outras;
- Hospitalar (Laboratórios em Análises Clínicas, Infeções hospitalares);
- Laboratórios em Tecnologias Forenses (PJ);
- Jornalismo em revistas científicas.

Investigação

Colaborações com empresas e instituições nacionais e internacionais são uma prioridade na Faculdade de Engenharia como também o incentivo ao intercambio e mobilidade dos estudantes e docentes com estágios através do programa Erasmus (University of Edinburgh), Project Erasmus KA1 (Asia, Kazakhstan), Universidade Al Akhawayn, Ifrane, Marrocos, Universidade Leopold Senghor (Sénégal). Ademais, alargaram-se as colaborações entre a ULHT e Empresas na Europa, formalizando contratos entre empresas Francesas SAS GlobeAgro, Oxsitis e VitroBio, em África (Senegal, Congo), em Portugal (Cosméticos Elisa da Câmara, Sagres-Heinenken, Herdade do Esporão). Estabeleceram-se protocolos com o laboratório da policia judiciaria, centros de investigação de excelência onde os docentes investigadores do curso estão integrados, Centro em BioEngineering Research, IST-UNL, Centro de Química Estrutural CQE IST-UNL, Centro de Doenças Crónicas, Faculdade de Ciências Médicas UNL, Grupo de Genética Humana da Faculdade de Farmácia, U.L, e DREAMS (Centre for Interdisciplinary Development and Research on Environment, Applied Management and Space) ULHT, o que permite a integração de alunos em projetos de investigação

Áreas Científicas

Tecnologia dos processos químicos | Biologia e bioquímica | Engenharia e técnicas afins

Plano de Estudos

Despacho n.º 16118/2009, de 14 de julho, alterado pelo Despacho n.º 8684/2016, de 5 de julho
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Álgebra1º Semestre5
Biologia Geral1º Semestre5
Cálculo I1º Semestre5
Introdução à Engenharia Biotecnológica1º Semestre5
Química I1º Semestre5
Técnicas de Expressão e Comunicação - Língua Inglesa - Escrita Científica1º Semestre5
Biologia Celular2º Semestre5
Cálculo II2º Semestre5
Física2º Semestre5
Microbiologia I2º Semestre5
Programação2º Semestre5
Química II2º Semestre5
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Bioquímica Geral1º Semestre5
Genética Geral1º Semestre5
Microbiologia II1º Semestre5
Probabilidade e Estatística1º Semestre5
Química Orgânica1º Semestre5
Termodinâmica1º Semestre5
Genética Molecular2º Semestre5
Mecânica dos Fluidos2º Semestre5
Métodos Numéricos Aplicados à Biotecnologia2º Semestre5
Opção Livre I2º Semestre5
Princípios de Processos2º Semestre5
Química dos Produtos Naturais2º Semestre5
3.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Engenharia Enzimática1º Semestre5
Engenharia Genética1º Semestre5
Fenómenos de Transferência1º Semestre5
Imune Engenharia1º Semestre5
Microbiologia Industrial1º Semestre5
Opção Livre II1º Semestre5
Bioseparações2º Semestre5
Opção 12º Semestre5
Opção 22º Semestre5
Projeto2º Semestre10
Tecnologia de Fermentação2º Semestre5

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Ana Alexandra Vieira Veríssimo Da Cruz VarandasDoutoramentoTempo Integral
Ana Elizabete Godinho PiresDoutoramentoTempo Parcial
Ana Sofia Da Silva Valbordo RóisDoutoramentoTempo Integral
Cândida Leonor Pinto RochaDoutoramentoTempo Parcial
Cristina Maria Ribeiro GuerraDoutoramentoTempo Integral
Elisabete Muchagato MaurícioDoutoramentoTempo Integral
Fernando Baltazar Moreira DuarteDoutoramentoTempo Integral
João Robert Paula NogueiraMestradoTempo Integral
José Paulo Dos Santos Ferreira PintoDoutoramentoTempo Integral
Laura Encarnação Andrade Rainho Teixeira De VasconcelosDoutoramentoTempo Integral
Luisa Maria Ferreira CristovãoDoutoramentoTempo Integral
Margarida Pires SimõesDoutoramentoTempo Parcial
Maria Adília Januário CharmierDoutoramentoTempo Integral
Maria De Guadalupe Gonçalves CabralDoutoramentoTempo Parcial
Maria Nubélia Silvestre BravoDoutoramentoTempo Integral
Paula Cristina Ribeiro VicenteDoutoramentoTempo Integral
Pedro Carlos De Barros FernandesDoutoramentoTempo Integral
Pedro Nuno De Sousa SampaioDoutoramentoTempo Integral
Ricardo João Gaio AlvesDoutoramentoTempo Integral
Susana Isabel Rodrigues Dos SantosDoutoramentoTempo Integral

Valores

Titulares de curso médio 199 €
Alunos externos 0 €
Acesso 180 €
Mudança de curso 56 €
Titulares de curso superior 180 €
Maiores de 23 180 €
Transferência 56 €
Matrícula217 €
Seguro Escolar40 €
Inscrição310 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 353,1 €
Valor por ECTS 11,77 €