Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Apresentação do Curso

O curso de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Lusófona forma licenciados capazes de assumir posições de destaque em projetos de engenharia informática ou equipas de desenvolvimento e consultadoria, na área da engenharia dos sistemas de informação, assumindo pela sua formação e atitude papéis relevantes na geração de inovação e riqueza. Nesse sentido, os estudantes obtêm as competências adequadas à conceção, realização e manutenção de sistemas informáticos, programação de aplicações e de sistemas, desenho arquiteturas de computação e comunicações, gestão de sistemas de informação e de conhecimento, assim como à compreensão e resolução dos problemas associados.

Razões para frequentar este curso

  • Aceder a um estatuto profissional com elevado potencial de mercado, através de um perfil reconhecido com fortes competências tecnológicas e humanas, garantindo um elevado grau de empregabilidade e a possibilidade de prosseguir os estudos de 2º ciclo com excelentes perspetivas de sucesso.
  • Usufruir de um ensino de excelência assente num corpo docente de qualidade, integrando especialistas e doutorados com elevado potencial pedagógico e atividade comprovada em investigação.
  • Ter acesso a vários estágios e formações empresariais ao longo do curso, no âmbito das diferentes parcerias desenvolvidas pelo DEISI, potenciando a empregabilidade assim como um nível de qualificação elevado antes da conclusão do curso.
  • Poder efetuar o Trabalho Final de Curso inserido em projetos inovadores, pelo facto de uma maioria do seu corpo docente estar agregado aos Centros de Investigação da ECATI ou às empresas parceiras do DEISI.
  • Tirar partido do Centro de Incubação de Empresas PLAY, que garante apoio às ideias dos jovens alunos mais empreendedores, potenciando a sua transformação em empresas de sucesso.
  • Curso reconhecido pela Ordem dos Engenheiros Técnicos.

Despacho do curso

Despacho n.º 22242/2008, de 27 de agosto, alterado pelo Despacho nº 13049/2014 de 27 de outubro

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Data da publicação

25/07/2014

Deliberação da A3ES

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Licenciado |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Professor Doutor Pedro Alves

Secretariado

Professora Doutora Alexandra Campos

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação à seguinte prova de ingresso:

16 Matemática

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 180 ECTS

Objetivos

Os objetivos desta licenciatura são os seguintes:
1. Fornecer um perfil profissional reconhecido no mercado, com fortes competências em Tecnologias de Informação e Comunicação, garantindo um elevado grau de empregabilidade e a possibilidade de prosseguir estudos de 2º ciclo com excelentes perspectivas de sucesso.
2. Garantir um ensino de excelência assente num corpo docente de qualidade, integrando especialistas e doutorados com elevado potencial pedagógico e actividade comprovada em investigação.
3. Dar acesso a estágios e formação em ambiente empresarial no decorrer do percurso académico, em colaboração com empresas líderes de mercado, potenciando níveis de qualificação profissional elevados antes da conclusão do curso.
4. Garantir a realização de Trabalhos Finais de Curso inseridos em projectos inovadores, pelo facto dos muitos dos seus docentes estarem agregados a Centros de Investigação reconhecidos, participar em projectos de I&D e desenvolver parcerias com o meio empresarial.
5. Desenvolver o espírito empreendedor dos alunos, através do Centro de Incubação de Empresas PLAY que apoia ideias de jovens empreendedores, pote

Destinatários

A Licenciatura em Engenharia Informática destina-se as estudantes que:
- Pretendam adquirir fortes competências em Tecnologias de Informação e Comunicação
- Procurem uma formação tecnológica avançada permanentemente adaptada à evolução das necessidades do mercado de trabalho, nas áreas de concepção, realização e manutenção de sistemas informáticos, programação de aplicações e de sistemas, desenho e arquitecturas de computação e comunicações e gestão de sistemas de informação;
- Pretendam desenvolver o espírito empreendedor, obtendo competências para criar conceitos originais e transformá-los em produtos inovadores.
- Pretendam adquirir capacidade prosseguir os estudos de Mestrado, nomeadamente em Engenharia Informática e Sistemas de Informação e eventualmente escolher uma carreira académica.
Para ingressar nesta Licenciatura, os candidatos deverão:
- Ser titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou de habilitação legalmente equivalente e respectiva prova de acesso;
- Ter sido aprovados nas provas para Maiores de 23 anos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O curso de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Lusófona desenvolve perfis com fortes competências tecnológicas e humanas, de forma a potenciar aos seus licenciados um elevado grau de empregabilidade, ou o prosseguimento dos estudos de 2º ciclo com excelentes perspectivas de sucesso. Os licenciados em Eng.ª Informática têm assim a possibilidade de escolher diversas carreiras profissionais:
- Analista Programador
- Consultor na área das TI
- Arquitecto de Soluções
- Arquitecto/Administrador de Redes

Nas seguintes áreas tecnológicas:
- Desenvolvimento de Aplicações Empresariais
- Desenvolvimento de Aplicações Móveis
- Concepção e Gestão de Repositórios de Informação
- Novos Paradigmas da Internet (Cloud Computing, Redes Sociais)
- Gestão de Sistemas Informáticos
- Etc..

Equipamentos e Instalações

A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.

Os cursos dispõem de 23 laboratórios de informática equipados com 527 computadores, de forma a permitir a otimização da aprendizagem na área das Ciências Informáticas, destacando-se os seguintes equipamentos:

¿ Rede WiFi gratuita (eduroam) cobrindo todas as suas instalações;
¿ Datacenters com servidores físicos e virtuais, com ambientes de exploração em vários sistemas operativos, tão distintos como, Linux ou Windows;
¿ Laboratório com servidores, switches, routers, cablagem estruturada, componentes integrados (Raspberry Pi, Parallella, Jetson), bastidores e ferramentas diversas;
¿ Hardware complementar de apoio, tal como, projetores multimédia, quadros interativos, meios computacionais, portais académicos e de conteúdos, assim como, software licenciado dedicado a cada área específica de formação.

Estudos Futuros

Existem incentivos tendentes a estabelecer continuidade nos percursos académicos, tais como a possibilidade aos alunos do 3º ano da Licenciatura em Engenharia Informática (ou Informática de Gestão) poderem obter ECTS do plano de estudos do Mestrado em Eng.ª Informática e Sistemas de Informação (MEISI) do mesmo Departamento, caso concluam o Trabalho Final de Curso (TFC) com bom aproveitamento e tiverem frequentado a cadeira de Seminário do Mestrado.

Saídas Profissionais

O curso de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Lusófona pretende formar o perfil profissional do engenheiro de aplicações, caracterizado pela capacidade de participar em grandes projetos de engenharia informática, integrando equipas de desenvolvimento de projetos, gerindo e mantendo sistemas de informação. O diploma apresenta ainda uma formação aprofundadada em domínios comuns às Engenharias, como a Física e a Matemática, e em domínios específicos das Ciências Informáticas, como a Metodologia da Programação, os Sistemas de Informação, as Redes de Comunicações, e a gestão, tanto de sistemas como de projetos.

Os Licenciados em Engenharia Informática encontrarão situações de emprego na rede Europeia de organismos públicos e privados com necessidades de desenvolvimento, utilização, reorganização e modernização de sistemas de informação, nomeadamente:
- em empresas vocacionadas para o desenvolvimento e comercialização de soluções baseadas em informática;
- na integração e chefia de equipas informáticas em grandes empresas dos setores comerciais, industriais ou dos serviços;
- em instituições ligadas ao setor público estatal ou privado, em particular na área dos serviços.

Investigação

A actividade de investigação do corpo docente do ciclo de estudos é caracterizada por:
- Publicação de livros;
- Publicação de capítulos de livros
- Publicações de artigos científicos em revistas com referee
- Comunicações em congressos e conferências
- Organização de eventos científicos
- Participação em projectos de investigação
Estas actividades são enquadradas nos Centros de Investigação da ECATI (COPELABS e CICANT) ou em centros de investigação externos (referenciar).

A nível da participação de estudantes em actividades de pré-investigação, salientamos a realização Trabalhos Finais de Curso por alunos da Licenciatura em Engª Informática, inseridos em projectos dos centros de investigação referidos.

Docentes Convidados

Para complementar os conhecimentos transmitidos no âmbito das Unidades Curriculares, são promovidas acções de formação profissional extra-curricular por empresas líderes de mercado ou personalidades de reconhecida competência, em ferramentas, tecnologias, metodologias ou produtos actuais e relevantes nas áreas das Tecnologias de Informação.
Nalgumas Unidades Curriculares são promovidas apresentações feitas por convidados externos, com perfis reconhecidos nas áreas científicas do ciclo de estudos, assim como profissionais de referência em empresas nacionais e multinacionais. Estas iniciativas têm por objectivo desenvolver a capacidade dos estudantes em adquirir e aprofundar conhecimento a partir de exposições realizadas em ambiente de conferência, e simultaneamente dar-lhes acesso ao estado da arte e às evoluções tecnológicas nas áreas da sua formação. Por outro lado, visa promover um contacto permanente do estudante com o mundo científico e empresarial de modo a promover a sua inserção no mercado de trabalho.

Áreas Científicas

Informática

Ligações

Plano de Estudos

Despacho n.º 22242/2008, de 27 de agosto, alterado pelo Despacho nº 13049/2014 de 27 de outubro
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Fundamentos de Física1º Semestre6
Fundamentos de Programação1º Semestre6
Matemática Discreta1º Semestre6
Matemática I1º Semestre6
Sistemas Digitais1º Semestre6
Álgebra Linear2º Semestre5
Algoritmia e Estruturas de Dados2º Semestre5
Arquitetura de Computadores2º Semestre6
Ética SocioProfissional2º Semestre4
Linguagens de Programação I2º Semestre5
Matemática II2º Semestre5
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Arquiteturas Avançadas de Computadores1º Semestre6
Bases de Dados1º Semestre6
Instrumentos de Gestão1º Semestre6
Linguagens de Programação II1º Semestre6
Sistemas Operativos1º Semestre6
Análise e Conceção de Sistemas2º Semestre6
Computação Gráfica2º Semestre6
Redes de Computadores2º Semestre6
Sinais e Sistemas2º Semestre6
Sistemas de Suporte à Decisão 2º Semestre6
3.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Compiladores1º Semestre6
Computação Distribuída1º Semestre6
Engenharia de Software1º Semestre6
Interação Humano-Máquina1º Semestre6
Sistemas de Informação Multimédia 1º Semestre6
Arquitetura de Sistemas Empresariais2º Semestre5
Complementos de Redes2º Semestre5
Inteligência Artificial2º Semestre5
Sistemas Embebidos2º Semestre5
Trabalho Final de Curso2º Semestre10

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Acácio Gonçalves CarmonaMestradoTempo Integral
Aleksandar MikovicAgregaçãoTempo Integral
Andre Vieira Vassalo Da FonsecaDoutoramentoTempo Integral
Bruno Miguel Pereira CiprianoLicenciaturaTempo Parcial
Carlos Jorge De CarvalhoDoutoramentoTempo Parcial
Cristiane Da Silva Ferreira NunesDoutoramentoTempo Parcial
Fernando José Silva TeodósioMestradoTempo Parcial
Hugo Miguel Coelho CastroLicenciaturaTempo Parcial
Ivo Sales Henriques MirandaMestradoTempo Parcial
João Carlos Roquete Fidalgo CantoDoutoramentoTempo Integral
João Pedro Gonçalves Crespo CraveiroDoutoramentoTempo Integral
Joaquim Manuel Guerreiro MarquesDoutoramentoTempo Integral
José Alexandre Silva ParedesMestradoTempo Parcial
José Carlos Dos Santos Guerreiro FaíscaMestradoTempo Parcial
José Luís De Azevedo Quintino RogadoDoutoramentoTempo Integral
Luis Alexandre Ferreira De Oliveira GomesLicenciaturaTempo Parcial
Manuel Arturo Marques PitaDoutoramentoTempo Integral
Manuel Da Costa LeiteDoutoramentoTempo Parcial
Maria Da Conceição Gonçalves CostaDoutoramentoTempo Integral
Mário André Laranjeira DouradoMestradoTempo Parcial
Marko BekoDoutoramentoTempo Integral
Nuno Gonçalo Coelho Costa PomboDoutoramentoTempo Integral
Nuno Manuel Garcia Dos SantosDoutoramentoTempo Parcial
Paulo Jorge Tavares GuedesDoutoramentoTempo Integral
Pedro Hugo De Queirós AlvesDoutoramentoTempo Integral
Ricardo Jorge Lança Neves CarreiraLicenciaturaTempo Parcial
Rui Miguel Lopes CardosoMestradoTempo Parcial
Rui Pedro Nobre RibeiroDoutoramentoTempo Integral
Sérgio Luis Proença Duarte GuerreiroDoutoramentoTempo Integral
Sergio Pedro Mestre FerreiraMestradoTempo Integral
Teresa Maria Catanho Da Silva AlmadaDoutoramentoTempo Integral
Timóteo De Almeida RodriguesMestradoTempo Integral

Valores

Alunos externos 0 €
Acesso 180 €
Maiores de 23 180 €
Titulares de curso superior 180 €
Mudança de curso 63 €
Matrícula217 €
Seguro Escolar40 €
Inscrição310 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 355,2 €
Valor por ECTS 11,84 €