Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Estratégia

Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1656-4453

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Gestão e planeamento. Princípios directores da reflexão estratégica.
Os conceitos de estratégia empresarial desde Harvard. Os climas morfogenetico e agónico da estratégia O vocabulário da estratégia. Os movimentos de ataque e defesa
O posicionamento estratégico. - contexto percebido, as mudanças, os factores criticos de sucesso e as competência internas. A consequente vantagem competitiva.
A formulação da estratégia. As dimensões produtos/mercados, diversificação, integração vertical e internacionalização. As estratégias business de Porter e as emergentes de Mintzberg. As matrizes.
A implementação da estratégia: vias, homens, estrutura e cultura. O controlo estratégico.

Objetivos

Os objectivos da disciplina visam transmitir, tanto conhecimento teórico sobre a reflexão estratégica e a formulação da mesma, como princípios práticos sobre a implementação da estratégia empresarial.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia assenta na exposição teórica acompanhada da leitura e análise de textos práticos. A disciplina tem dois momentos de avaliação, observação contínua dos alunos e em alternativa exame final escrito.

Bibliografia principal

Santos, António J. Robalo (2008), Gestão estratégica - Conceitos, Modelos e Instrumentos, escolar Editoria, Lisboa;
Hitt, M., R. Ireland, R. Hoskisson (2005), Strategic Management Competitiveness and Globalization - Concepts and Cases, 6 th edition, South-Western (Thonson)
Freire,A(1997), Estratégia, Lisboa, Verbo Site: www business-minds.com
António, Nelson santos (2006) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 2ª Edição, Edições Sílabo
Grant, R. M. (2001) Contemporary Strategy Analysis - Concepts, Techniques, Applications. Blackwell
Lasserre, Philippe (2003) Global Strategic Management, Palgrave Macmillan.
Thompson, Strickland and Gamble. (2007). Crafting and Executing Strategy - The Quest for Competitive advantage, McGraw-Hill