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Universidade Lusófona

Geografia Aeronaútica

Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1656-14130

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Sistema Solar
- A Terra: Forma; Coordenadas; Direções; Distâncias
- Cartografia: Projeções Cilíndricas, Cónicas e Azimutais; Cartas Lambert, Mercator e Estereográfica Polar; Cartas Topográficas; Cálculo de Escalas
- Convergência Terrestre e Cartográfica; Ângulo de Conversão
- Cartografia Digital: Workflow da produção
- Métodos de aquisição de dados: Terrestre, Satélite e UAS (drones)
- Sistemas de Informação Geográfica (GIS) aplicados à Aeronáutica
- Infraestrutura de informação geográfica na Comunidade Europeia (INSPIRE): Redes de transportes aéreos.
- Gestão da Informação Aeronáutica (AIM)
- Publicações e Cartas (PUB): Preparação, planeamento e estudo da Carta VFR
- Single European Sky ATM Research (SESAR): O projeto "Céu Único Europeu"
- System Wide Information Management (SWIM): a mudança de paradigma na gestão da informação no sistema de gestão de tráfego aéreo (ATM) na Europa.

Objetivos

Com base numa investigação aprofundada, o estudante irá incrementar o seu conhecimento e experiência tecnológica em matéria de Geografia Aeronáutica, aliando as mais recentes Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) e a Gestão do Tráfego Aéreo (ATM), nomeadamente ao nível da Gestão da Informação Aeronáutica (AIM), sendo assim possível estabelecer uma correlação perfeita entre estas duas áreas, face às necessidades emergentes no setor da aeronáutica.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Dotar o estudante das capacidades e competências necessárias para, dispondo dos equipamentos, referências, documentação e instrumentos adequados, o habilitar a identificar e usar os conhecimentos, perícias e procedimentos exigidos pelas tarefas de planeamento e execução de voos VFR e IFR, em conformidade com a reforma no âmbito da gestão do tráfego aéreo a decorrer na Europa.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas decorrem com a realização de sessões teórico-práticas, com exposição dos temas pelo docente, com recurso a técnicas de demonstração e, recorrendo ao método de interrogação. Serão apresentados alguns estudos de caso.
A avaliação é composta por um teste de avaliação teórica individual e um trabalho de projeto prático em grupo.

Bibliografia principal

- GASPAR, J.A. (2007) - Cartas e Projecções Cartográficas (3ª Edição Actualizada e Aumentada), LIDEL, Lisboa.
- ICAO - Annexes to the Chicago Convention
- Jeppesen JAA ATPL Training - Volume 2 - General Navigation
- Oxford Aviation ATPL Manual 10 - Navigation Part 1
- NAV Portugal (2016) - Manual VFR, Serviços de Informação Aeronáutica, Lisboa