Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Gestão da Qualidade

Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1656-5244

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos da qualidade
2. Sistema Português e Europeu da qualidade, certificação de sistemas de qualidade, Produtos, Processos e Qualificação de Pessoas / Normalização / Metrologia.
3. Sistemas de Gestão da Qualidade (série NP EN ISO 9000)
a. Abordagem à implementação do SGQ - norma ISO 9001-2008 requisitos adotados na certificação aeroportuária
b. Desenvolvimento dos requisitos e estabelecimento de procedimentos técnicos / operacionais para a observância de auditorias / inspeções internas, nomeadamente, no ambiente aeroportuário.
c. Processos associados: melhoria na gestão e gestão de recursos
4. Programas de Qualidade Total (modelo da EFQM)
5. Avaliação da qualidade

Objetivos

Pretende-se que:
- os alunos fiquem familiarizados com os conceitos e ações desenvolvidas no âmbito da área de gestão da qualidade ¿ evolução do conceito e processos;
- os alunos fiquem familiarizados com os conceitos e acções desenvolvidas no âmbito da área de gestão da qualidade e aplicabilidade ao sector aeronáutico;
- desenvolvam competências ao nível da qualidade, auditorias e certificação no setor aeronáutico;
- desenvolvam competências na preparação de acções correctivas, melhoria continua, eliminação e tratamento de não conformidades;
- aquisição da visão integrada do sistema de gestão da qualidade;
- aquisição de conhecimentos ao nível da avaliação da segurança operacional em aeroportos.
Em suma, pretende-se que os alunos, no final da Unidade Curricular, estejam preparados para uma via profissionalizante na gestão aeroportuária de forma a poderem desempenhar funções técnicas na avaliação, organização e supervisão nas áreas supra-citadas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Familiarização de conceitos e ações desenvolvidas no âmbito da área de gestão da qualidade ¿ evolução do conceito e processos;
- Familiarização de conceitos e acções desenvolvidas no âmbito da área de gestão da qualidade e aplicabilidade ao sector aeronáutico;
- Desenvolvimento de competências ao nível da qualidade, auditorias e certificação no setor aeronáutico;
- Desenvolvimento de competências na preparação de acções correctivas, melhoria continua, eliminação e tratamento de não conformidades;
- Visão integrada do sistema de gestão da qualidade;
- Aquisição de conhecimentos ao nível da avaliação da segurança operacional em aeroportos.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas de carácter teórico-prático envolvendo constante diálogo entre Professor e Alunos. Análise de casos concretos.

Avaliação Contínua: Participação/assiduidade (10%) + Discussão de Caso de Estudo (20%) + Trabalho Escrito Grupo (30%) + Prova Individual Escrita Escolha Multipla, no final do Semestre (40%);

Exame Final (100%): restantes épocas.


Nota mínima: 7,5 valores em cada componente.

Bibliografia principal

- Sistemas de Gestão da Qualidade - Guia para a sua implementação, Abel Pinto e Iolanda Soares - edições Sílabo

- Anthony, R.N., Management Control Systems, 12ª Ed. Homewood, III: Mc.Graw-Hill, 2007.

- Seth Young; Alexander Well; AIRPORT PLANNING AND MANAGEMENT ; McGraw-Hill Professional; 6edition (March 15, 2011).

- John G. Wensveen; Air Transportation; Ashgate; 7 edition (November 1, 2011)

- Norma Portuguesa NP EN ISO 9001-2015-Requisitos de um sistema de Gestão de Qualidade;

- Doutrina explícita nos documentos da ICAO.

* Qualidade/ Transporte Aéreo: Material de Estudo fornecido pelo Professor da Disciplina.