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Universidade Lusófona

Gestão de Crises

Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1656-6503

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Noção de safety e de security em aeronáutica
- Entrada na crise advinda de factores relacionados com safety e/ou security
- Modelo de planeamento e de gestão de crises em aeronáutica
- Fases da gestão de crises
- Comunicação como elemento essencial na gestão de crises
- Recuperação da crise
- Gerir a crise em aeronáutica
- Regulamentação nacional e internacional sobre gestão de crises em aeronáutica
- Antecipação da crise: reconhecer alguns sinais que podem anunciar a crise
- Defesa Civil e outras autoridades durante a gestão de crises
- Organização da equipa que gere a crise e preparação
- Estudo de casos e prática

Objetivos

1. Estabelecer a relação entre safety, security e gestão de crises
2. Saber as formas de reconhecer, gerir e recuperar da crise
3. Anunciar a existência e algum do conteúdo regulamentar aeronáutico sobre a crise
4. Saber que existem outros agentes com quem há que articular vários aspectos da crise
5. Gerir a crise em conceito de equipa e de comunicação com várias entidades, nomeadamente os media

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os conhecimentos, capacidades e competências a adquirir são as subjacentes e na sequência do programa e objectivos supra. Os alunos deverão ficar habilitados a reconhecer e entender a crise em aeronáutica, saber que existem formas criteriosas para a gestão e recuperação da mesma.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia:
Usar-se-á um método comunicativo e interactivo, expositivo, demonstrativo, interrogativo e case study. Os alunos farão um exercício prático de gestão de crise.

Avaliação:
Testes (escritos e/ou orais). Presença e participação nas aulas, 10% para a nota final (alunos em avaliação contínua). Os alunos que não tiverem obtido aproveitamento de acordo com o supra, poderão realizar um exame final, composto por prova escrita e/ou oral, o qual valerá 100% da nota final.

Bibliografia principal

Denis Smith e Dominic Elliot (2006, editors), Crisis Management, Routledge, Londres

Well, A. & Rodrigues, C. (2003, 4th ed.), Commercial Aviation Safety, McGraw-Hill, New York

Moreira, A. (1992), Teoria das Relações Internacionais, Almedina, Lisboa

Harvard Business Essentials (2004), Crisis Management: Master the Skills to Prevent Disasters, Harvard Business School Publishing Corporation, USA

Hopkin, P. (2014, 3rd ed.), Fundamentals of Risk Management: Understanding, Evaluating and Implementing Effective Risk Management, Institute of Risk Management

Dezenhall, E. & Weber, J (2007), Damage Control (Revised & Updated): The Essential Lessons of Crisis Management, Portfolio, USA

Bernstein, J. (2011), Manager's Guide to Crisis Management, McGraw-Hill, USA