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Universidade Lusófona

Gestão de Operações

Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1656-8209

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Parte I: Introdução
I.1. Conceitos básicos
I.2. Programação e Controlo de Projectos
Parte II: Desenho e gestão de processos
II.1. Análise de processos
II.2. Gestão e Controlo da Qualidade
II.3. Planeamento da capacidade
II.3.1. Filas de Espera
II.3.2. Planeamento Agregado
Parte III: Gestão da Cadeia de Abastecimento
III.1. Introdução
III.2. Gestão de Stocks
III.2.1. Modelos de procura independente
III.2.2. Modelo de procura dependente - MRP
III.3. Programação e Controlo de Operações
Regras de Sequenciamento nas tarefas num centro de trabalho e nas tarefas em dois centros de trabalho (regra de Jonhson).
Controlo de operações: Gráficos de Gantt.
Parte IV - Carga Aérea e as Operações Aeroportuárias
IV.1 - Enquadramento institucional
IV.2 - Operações Aeroportuárias de Carga Aérea

Objetivos

Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas comuns na gestão de operações, através do estudo das principais actividades da gestão de operações de produção de bens ou serviços. Neste curso são estudadas as principais áreas de decisão na gestão de operações e as ferramentas necessárias a uma tomada de decisão fundamentada.
Pretende-se a adquisição de competências necessárias à análise dos problemas de gestão de operações e de aplicação de técnicas adequadas à resolução desses problemas, com aplicabilidade ao sector aeroportuário e empresarial/industrial no geral.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos deverão adquirir as competências necessárias à análise dos problemas de gestão de operações e de aplicação de técnicas adequadas à resolução desses problemas.

Metodologias de ensino e avaliação

É desenvolvida uma abordagem orientada para a resolução de problemas concretos da gestão de operações, partindo da transmissão de conhecimentos teóricos em sessões de apresentação suportadas por diversos meios didáticos, e aplicando esses conhecimentos na resolução de problemas comuns na gestão de operações.
A avaliação de conhecimentos é feita com base em testes escritos e da participação nas aulas. A análise e resolução de casos poderá ser também usada complementarmente.
Avaliação Contínua:
- Caso Prático: 15%
- Trabalho Final 35%
- Teste Final Sumativo 50% (nota mínima 8 valores)
Restantes épocas: Exame 100%

Bibliografia principal

1) Krajewski (2010), Lee J., Ritzman, Larry P., and Malhotra, Manoj, Operations Management - Processes and Supply Chains, Pearson.
2) Chase (2010), Richard B., Jacobs, F. Robert, and Aquilano, Nicholas J., Operations and Supply Chain Management Global Edition, McGraw-Hill.
3) Heizer (2010), Jay, and Render, Barry. Operations Management, 10th edition, Pearson, 2010.
4) Dilworth (2002) Operations Management: Providing Value in Goods and Services, 3rd ed. Dryden;
5) Chase, R. B.; Jacobs. F. R. e N. J. Aquilano, 2007, Operations Management for competitive advantage, 11ª edição, McGraw-Hill.
A partir da apresentação das teorias e métodos da gestão de operações, a ênfase dada à resolução de exercícios promove o desenvolvimento das competências necessárias para a prática da gestão de operações.
6) Documentação IATA/ICAO