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Universidade Lusófona

Gestão de Recursos Humanos

Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1656-523

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1 Conceito e objetivos dos Recursos Humanos
1.2 Importância da Gestão de Recursos Humanos
1.3 Gestão de Recursos Humanos vs Gestão de Pessoas
1.4 Gestão estratégica de Recursos Humanos
1.5 Processos e Políticas de Gestão de Recursos Humanos

2. Técnicas de Recursos Humanos
2.1 Análise e qualificação de funções
2.2 Recrutamento, seleção
2.3 Acolhimento e integração
2.4 Sistema de Recompensas
2.5 Avaliação e Gestão do Desempenho
2.6 Desenvolvimento e Gestão de Competências
2.7 Desenvolvimento de Carreiras

3. Comportamento do indivíduo e de grupos
3.1 Liderança
3.2 Motivação
3.3 Comportamento de grupo e equipas

Objetivos

A presente unidade curricular tem como objectivo primordial a criação de saber e competências com vista a possibilitar o desenvolvimento de climas de trabalho propícios à melhoria da competitividade da actividade empresarial e à valorização dos colaboradores nela inseridos.

Especificamente pretende-se tirar partido dos aspectos internos e externos que condicionam o comportamento humano no âmbito empresarial.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Compreender a importância e evolução da Gestão de Recursos Humanos

- Entender as técnicas de Recursos Humanos

- Definir e aprofundar os principais conceitos de liderança, motivação e comportamento de grupo e equipas bem como saber explicar como se articulam entre si.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas serão de cariz teórico-prático, sendo utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação da matéria, apoiada posteriormente numa metodologia de trabalho do aluno na aplicação dos conceitos adquiridos em análise de casos com o objectivo de consolidação dos conhecimentos. Os alunos irão discutir em sala de aula os temas abordados e realizar trabalhos em grupo e individuais.

A metodologia eleita pretende ainda estimular os alunos a participarem activamente nas aulas, desenvolvendo as suas capacidades críticas e heurística e as suas aptidões para um profícuo estudo autónomo.

Bibliografia principal

Robert; Jackson, John (2011). Human Resource Management. South-Wester Cengage Learning. Thirteenth Edition

Silva, Victor; Reis, Felipa Lopes (2014). Manual do Capital Humano. Editora Sílabo.

Sparrow, Paul; Shipton, Helen; Budhwar; Brown, Alan (2015). Human Resource Management, Innovation and Performance. Editor: Palgrave Macmillan