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Universidade Lusófona

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 2,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

70 | 30

Código

ULHT1656-117

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. PENSAMENTO HUMANO. Introdução à estrutura psicofisiológica do acto de pensar. Construção social do acto pensante. Validação natural e cultural do pensar humano: sensação, emoção, cognição, intenção e acção. Tipologia das inteligências e fenomenologia da atitude humana. Limites da educação, da liberdade e da ética. Rupturas epistemológicas no modelo humano de pensamento: as actuais neurociências.
2. PENSAMENTO E CULTURA. Modelos interpretativos da história e da consciência humana: o paradigma naturocêntrico, o paradigma teocêntrico e o paradigma antropocêntrico. Traços característicos e autores determinantes da Modernidade, da Pós-Modernidade e da (talvez) Contemporaneidade.
3. CONTEMPORANEIDADE E DILEMAS CULTURAIS. Nihilismo, cepticismo, relativismo, radicalismo, criticismo, multiculturalismo, ecleticismo, virtualismo...ou mera Globalização? O paradigma existencial desejável: um futuro humano. Riscos e responsabilidades: transversalidades científicas contemporâneas.

Objetivos

Esta UC procura a estruturação de uma profunda plataforma de cultura geral (aberta, humanista e epistemológica) que possibilite a formação universitária integral, crítica e compreensiva do mundo em que vivemos e trabalhamos. IPC aborda grandes correntes e dilemas culturais do nosso tempo, retomando prováveis conhecimentos anteriores dos alunos, questionando-os e redimensionando-os numa cosmovisão integrada. No ponto 3, a área temática aplicada, valorizam-se essas correntes no seu contexto histórico-crítico e numa perspectiva dinâmica de saberes articulados. Esta vertente aplicada visa competências interdisciplinares, argumentativas e criativas para a sociedade actual, tão delicada nos seus paradigmas e anti-paradigmas. No seu quotidiano laboral específico, o profissional de GA depara-se com padrões civilizacionais que deve reconhecer, avaliar e resolver em harmonia. A UC visa dotar os alunos de instrumentos reflexivos aptos à complexidade humana e cultural do nosso mundo global.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são dadas em modo discursivo e interrogativo, em debate orientado, privilegiando o raciocínio e a formação do espírito crítico nos alunos. A exigência da disciplina poderá advir da aptidão argumentativa e sintética dos alunos face à grande matriz cultural contemporânea. A avaliação contínua (a qual se fundamenta em 70% de assiduidade presencial, com participação em sala de aula, valendo esta participação 10% da nota final), é ainda concretizada em duas provas escritas, com igual cotação (45% + 45%), a realizar em Novembro e em Janeiro. Nestas, privilegia-se a construção de respostas com sólida informação teórica (com base nos materiais dispensados pela docente), mas também a capacidade pessoal de argumentar e projectar as consequências actuais da História Cultural do Pensamento. Sobretudo, valoriza-se a identificação do Pensamento Contemporâneo, mais globalizado, e o seu reconhecimento em evidências do mundo profissional concreto da Gestão Aeronáutica.

Bibliografia principal

ARENDT, Hannah (1997), A Condição Humana, Rio de Janeiro, Forense Universitária
BARTHES, R.(1989), Mitologias do século XX, Lisboa, Ed. 70
BAUDRILLARD, Jean (2003), A Sociedade de Consumo, Lisboa, Ed. 70
BLACKBURN, Simon (2007), Dicionario Oxford de Filosofia, Lisboa, Gradiva
Europa e Cultura Actas de Seminário Internacional (Maio 1998), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.
FUKUYAMA, Francis (1999), O Fim da História e o Último Homem, Lisboa, Gradiva
GIDDENS, A. (1997), As Consequências da Modernidade, Lisboa, Celta
GONÇALVES, Raquel (1997) Ciência, Pós-Ciência, Metaciência ¿ tradição, inovação e renovação, Lisboa, Terramar
HEIDEGGER, M. (1984), Carta sobre o Humanismo, Lisboa, Ed.Guimarães
JONAS, Hans (2004), El principio de responsabilidad. Ensayo de una ética para la civilización tecnológica, Madrid, Herder
KENNY, A., (1999) História concisa da civilização ocidental, Lisboa, Temas e Debates
MORIN, Edgar e PRIGOGINE, Ilya (2000), A Sociedade em Busca de Valores