Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Investigação Operacional

Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1656-81

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Investigação Operacional e Programação Linear.
2. Resolução gráfica.
3. Noções da álgebra linear.
4. Método Simplex.
5. Método das duas fazes e método da penalização.
6. Dualidade
7. Problema de Transportes
7.1. Métodos para construir uma solução inicial.
7.2. Teste para a solução ótima.
8. Problema de Afetação
8.1. Método Hungaro.
9. Otimização em Redes
9.1. Árvore geradora de custo mínimo.
9.2. Problema do caminho mais curto.
9.3. Problema do fluxo máximo.

Objetivos

A disciplina tem como objetivo introduzir e aperfeiçoar a vertente "formalização" dos problemas de Programação Linear, introduzir problemas clássicos de otimização e algumas estratégias de resolução. Apresentar as potencialidades dos métodos da Investigação Operacional e da abordagem sistémica, dando-se relevo à formulação de problemas de decisão e a instrumentos particularmente úteis para otimizar soluções. Desenvolver capacidades de aplicar a abordagem sistémica em problemas complexos, efetuar a sua formulação, reconhecer as metodologias adequadas à sua resolução e realizar a aplicação das mesmas. Esta UC introdutória familiariza os alunos com conceitos, modelos e técnicas que permitem a gestão eficiente de recursos, a maximização dos lucros e/ou a minimização de custos. A interpretação dos resultados obtidos é uma competência a ser desenvolvida ao longo desta unidade curricular.

Metodologias de ensino e avaliação

O programa será lecionado nas aulas teóricas. Nas aulas práticas os alunos irão aprender como se resolvem os exercícios relacionados com a matéria do programa e como se aplicam os conhecimentos teóricos na resolução de alguns problemas práticos.

A avaliação será contínua e será realizada através de duas frequências. A classificação final da disciplina corresponderá à média das duas frequências mais até 1 valor para a assiduidade nas aulas teóricas e nas aulas práticas. A aprovação da avaliação é obtida com um mínimo de 9,5 valores.

Os alunos que reprovarem na avaliação contínua, ou quiserem melhorar a classificação,podem ir ao exame na primeira época ou na segunda época. O exame será escrito e cobrirá toda a matéria. A nota de aprovação é 10 valores. As notas de 8 e 9 dão acesso ao exame oral. A última instância da avaliação é o exame de época especial onde se aplicam as mesmas regras do exame da primeira e segunda época.

Bibliografia principal

Hill, Manuela M. e Santos, Mariana M.; Investigação Operacional, Vol I, Edições Sílabo, 1999
Hill, Manuela M. e Santos, Mariana M.; Investigação Operacional, Vol II & III, Edições Sílabo, 2002
Hillier, Frederick S. e Lieberman, Gerald J.; Introduction to Operations Research, 5th ed., McGraw-Hill, 1990
Taha, Hamdy A.; Operations Research - an introduction, 5th ed., Mcmillan, 1992 Winston, Wayne L.; Introduction to Mathematical Programming: Applications and Algoritms, 2nd ed., Duxbury Press, 1995