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Universidade Lusófona

Marketing

Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1656-2581

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O marketing: contextualização.
- O transporte aéreo
Caracterização do marketing na aviação e aerportos
- Etapas estratégicas
- Fixação de objetivos gerais
- Análise externa do mercado
- Evolução e comportamento dos consumidores
- Segmentação
- Análise do ambiente e restrições
Desenvolvimento dos Acordos Bilaterais aéreos
- A concorrência
Companhias network
Companhias Low cost (LCC)
- Custos das companhias de aviação
- Evolução das LCC
- A estratégia das alianças das companhias de network
- A definição do produto
- Definição do preço/pricing
O plano de marketing de uma rota aérea: estrutura e elementos conceptuais.
CRM

Objetivos

Pretende-se que:
- os alunos fiquem familiarizados com os conceitos e acções desenvolvidas no âmbito da área de marketing aviação de uma companhia aérea;
- os alunos fiquem familiarizados com os conceitos e acções desenvolvidas no âmbito da área de marketing aeroportuário de um aeroporto na sua vertente aviação;
- identifiquem as diferenças entre o Marketing Aeroportuário dirigido às actividades aviação e o que se dirige para as restantes actividades desenvolvidas pelos aeroportos;
- desenvolvam competências de preparação e elaboração de um Plano de Marketing para um dado aeroporto e as tarefas de validação desse mesmo plano;
- desenvolvam competências na preparação de protocolos de colaboração com entidades regionais e do turismo da região de inserção do aeroporto.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Preparação e elaboração de um Plano de Marketing para um Aeroporto e para Companhia Aérea.
- Análise estratégica de marketing de marcas de companhias aéreas e aeroportos.
- Preparação de protocolos de colaboração com entidades regionais e do turismo da região de inserção do aeroporto.
- Desenvolvam competências de preparação e elaboração de um Plano de Marketing para um dado aeroporto e as tarefas de validação desse mesmo plano;
- Desenvolvam competências na preparação de protocolos de colaboração com entidades regionais e do turismo da região de inserção do aeroporto.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas de carácter teórico-prático envolvendo constante diálogo entre Professor e Alunos. Análise de casos concretos.
Avaliação Contínua: Trabalho Análise SWOT estratégias de comunicação de marketing em companhias aéreas e aeroportos (20%) + Trabalho de Pricing referente uma rota aérea (30%) + caso de estudo (10%) + Prova Indivual Oral - Questões sobre os Conteúdos Programáticos, no final do Semestre (40%);
Exame Final (100%): restantes épocas

Bibliografia principal

- Creaton, Siobhan (2007), Ryanair: The Full Story of the Controversial Low-Cost Airline.

- Doganis, Rivas (2005), The Airline Business, Routledge

- Doganis, Rivas (2005), Flying off Course - The economics international airlines; Third edition; Taylor & Francis.

- Jones, Lois (2007), EasyJet: The Story of Britain´s Biggest Low Cost Airline.

- Shaw, Stephen (2012),Airline Marketing Management, 7th edition, Ashgate Publishing.

* Transporte Aéreo: Material de Estudo fornecido pelo Professor da Disciplina.