Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Microeconomia

Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1656-712

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Os Fundamentos da Economia
1.1. Escassez e Eficiência
1.2. A Lógica da Ciência Económica
1.3. Possibilidades Tecnológicas
1.4. Custo de Oportunidade e Eficiência
2. Elementos Básicos da Oferta e da Procura
2.1. A Função Procura
2.2. A Função Oferta
2.3. Equilíbrio entre Oferta e Procura
2.4. Excedente do Consumidor e Produtor
2.5. Bem-estar
3. Aplicações da Oferta e da Procura
3.1. Elasticidade
4. A Teoria do Consumidor
4.1. Escolha e Teoria da Utilidade
4.2. Efeito de Substituição e efeito de rendimento
4.3. Procura individual e Procura de mercado
4.4. Análise do equilíbrio
5. A Teoria do Produtor
5.1. Conceitos Básicos
5.2. Fatores de Produção
5.3. Produto Marginal Decrescente
5.4. Escolha dos Fatores Produtivos
6. Função Custos
6.1. Custo total Fixo e Variável
6.2. Custo Marginal e Médio
6.3. Curto e Longo Prazo
6.4. Rendimentos à Escala
6.5. Análise Geométrica do Equilíbrio
7. Mercados
7.1. Formas de Mercados
7.2. Mercado de Concorrência

Objetivos

Nesta disciplina apresentam-se e discutem-se os instrumentos fundamentais de modelação do comportamento económico dos consumidores e das empresas.
Pretende-se que os alunos desenvolvam as competências teóricas e analíticas necessárias à compreensão dos processos de decisão dos consumidores (famílias) e dos produtores (empresas) quando estes adequam a utilização dos seus recursos escassos à satisfação de necessidades múltiplas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O aluno deve adquirir os conhecimentos fundamentais no âmbito da teoria do consumidor, i.e., que explica a decisão de consumidor, e no âmbito da teoria da produção e dos custos que explicam o processo de decisão da empresa.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta disciplina privilegia o ensino teórico suportado em análise matemática e geométrica e aplicações numéricas dos modelos desenvolvidos. A componente prática da disciplina passa pela discussão dos modelos e sua adequação a situações reais de decisão das famílias e das empresas.
Os alunos são incentivados a acompanhar a matéria leccionadas com a leitura dos textos de apoio, e procura-se que desenvolvam um sentido crítico de análise das realidades económicas em discussão.
Os alunos podem optar por um regime de avaliação contínua ou pela elaboração de uma prova escrita de exame.
A avaliação contínua integra dois momentos de avaliação por teste escrito, no decurso do semestre, valorizando-se ainda a assiduidade dos alunos.

Bibliografia principal

Esta disciplina privilegia o ensino teórico suportado em análise matemática e geométrica e aplicações numéricas dos modelos desenvolvidos. A componente prática da disciplina passa pela discussão dos modelos e sua adequação a situações reais de decisão das famílias e das empresas.
Os alunos são incentivados a acompanhar a matéria leccionadas com a leitura dos textos de apoio, e procura-se que desenvolvam um sentido crítico de análise das realidades económicas em discussão.
Os alunos podem optar por um regime de avaliação contínua ou pela elaboração de uma prova escrita de exame.
A avaliação contínua integra dois momentos de avaliação por teste escrito, no decurso do semestre, valorizando-se ainda a assiduidade dos alunos.