Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Anatomia Funcional II

Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

90 | 45

Código

ULHT477-4257

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Aparelho circulatório. Funções do aparelho circulatório. Pequena circulação e grande circulação. Coração: cavidades e valvas. Tecido muscular cardíaco. Condução nervosa intrínseca. Ciclo cardíaco. Vasos sanguíneos. Sistema porta hepático
2. Sistema linfático.
3. Sistema respiratório. Funções do sistema respiratório. Vias aéreas superiores e inferiores
4. Sistema digestivo. Cavidade abdominal e peritoneu. Estrutura histológica do tubo digestivo. Mastigação e deglutição. Orgãos responsáveis pela digestão
5. Sistema endócrino. Descrição anatómica das principais glândulas endócrinas
6. Sistema urinário. Estrutura microscópica do rim: o nefrónio. Vias excretoras e urotélio. Bexiga e uretra. Urodinâmica
7. Sistema genital masculino
8. Sistema genital feminino
9. Desenvolvimento

Objetivos

Esta unidade curricular é destinada a transmitir o conhecimento fundamental sobre a estrutura e as funções do corpo humano. Pretende capacitar os alunos para a compreensão da organização do corpo humano, estudando a sua constituição histológica e compreendendo e aprofundando a distribuição dos seus órgãos num conceito sistémico. Pretende-se também capacitá-los para observar, descrever e utilizar correctamente a nomenclatura anatómica, sempre numa perspectiva funcional.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- descrever a estrutura (geral e histologia) e funções de vários órgãos do corpo humano
- identificar os vários tecidos e órgãos dos diferentes sistemas do corpo humano
- compreender a coordenação básica entre os órgãos de cada sistema

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular compreende aulas teóricas, magistrais e teórico-práticas, tutoradas, destinadas a clarificar e a aprofundar os temas leccionados nas aulas magistrais, com auxílio de material didáctico adequado.
1) Na avaliação contínua, a nota final resulta da média ponderada do seguinte: a) Frequência das aulas teórico-práticas, apresentação e discussão de um trabalho de grupo (20%), assiduidade (15%) e desempenho (15%), contribuindo 50% para a classificação final; b) Testes durante o período lectivo, sobre os conteúdos lecionadas nas aulas teóricas, contribuindo em 50% para a classificação final. O aluno trabalhador-estudante que opte por avaliação contínua deverá cumprir com os requisitos acima definidos.
2) Na avaliação por exame final aplica-se aos alunos que por ele optem abrangendo a totalidade dos conteúdos programáticos.
A melhoria de nota é realizada sob a forma de prova de avaliação oral, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

Bibliografia principal


1. Netter, F.H. (2011). Atlas de anatomia humana (5ª ed). Elsevier.
2. Seeley, R.R., et al., (2011). Anatomia & Fisiologia, (8ª ed). Lisboa: Lusodidacta.
3. Van de Graaff, K.M. (2002) Human Anatomy. (6th Ed). Boston: Mc Graw Hill International.
4. Young, B., Heath, J.W., (2014) Wheater´s functional histology: a text and colour atlas (6th Ed). Edinburgh: Churchill Livingstone.