Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Bioestatística

Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 60

Código

ULHT477-2193

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos


1 Estatística descritiva.
1.1 Tabelas de frequências
1.2 Tipos de variáveis
1.3 Parâmetros de uma distribuição e estatísticas correspondentes.

2 Inferência estatística
2.1 Delineamento de estudos A hipótese teste e a hipótese nula (H0).
2.2 Estimação pontual e/ou intervalar (intervalos de confiança)
2.3 Escolha do teste estatístico.

3 Testes de hipóteses paramétricos.
3.1 Teste t de Student
3.2 Análise de Variância: um factor e dois factores
4 Testes de qualidade de ajustamento: Qui-Quadrado e Kolmogorov-Smirnov.

5 Testes de hipóteses não paramétricos.
5.1 Referência aos testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Wilcoxon para variáveis ordinais e teste de McNemar¿s para variáveis nominais.

6 Tabelas de contingência,
6.1 Análise de tabelas de contingência.
6.2 Testes de independência.

7 Covariância. Correlação. Regressão linear.
7.1 Coeficiente de correlação de Pearson.
7.2 Diagrama de dispersão. Método dos mínimos quadrados.

Objetivos

A unidade curricular de Bioestatística tem como objectivo fornecer aos discentes ferramentas estatísticas que lhes permitam aprender e assimilar conceitos em disciplinas subsequentes no âmbito da licenciatura. Concomitantemente, pretende-se que o aluno desenvolva métodos de raciocínio que o familiarizem com o planeamento experimental e resolução de problemas que normalmente virão a enfrentar, independentemente das matérias leccionadas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se com a unidade curricular (UC) de Bioestatística sensibilizar os alunos para a possibilidade de tratamento estatístico de questões essenciais ao desenvolvimento e aplicação nas mais variadas áreas do conhecimento.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino aprendizagem incluem diversos instrumentos, baseados no ensino magistral /tutorial e no ensino teórico-prático, presenciais. Outros instrumentos de caracter não-presencial (moodle p.ex.) completam e diversificam as opções disponibilizadas. Nas aulas teórico-práticas são aprofundados alguns dos temas centrais do programa através da resolução de exercícios práticos.

O regime de avaliação é preferencialmente de caracter contínuo, e valoriza (A) a assiduidade e preparação prévia das Fichas a resolver nas aulas Teórico-práticas (10%) (B) 3 testes escritos (30% cada) (Final = A (10%) + B (30%+30%+30%)).


Regime de exame final
O regime de exame final aplica-se aos alunos que por ele optem ou para os alunos que não tiverem aproveitamento na avaliação contínua.

Bibliografia principal

Motulsky H. (2014) Intuitive Bioestatistics 3rd ed., New York: Oxford University Press.
Martins, E.G.(2005). Introdução à Probabilidade e Estatística. Departamento de Estati¿stica e Investigac¿a¿o Operacional FCUL: Sociedade Portuguesa de Estati¿stica. www.arquivoescolar.org, arquivo-e/97.
Proença, I.M. (2010). Estatística, Lisboa: Eudito.