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Universidade Lusófona

Biologia Celular I

Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 60

Código

ULHT477-3070

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A célula
Teoria celular
Composição química
A célula procariota e eucariota
Mecanismos de transporte
Estruturas e organelos celulares, relação estrutura-função
Membranas biológicas
Núcleo
RE, RER e complexo de Golgi
Mitocôndria
Cloroplasto
Citoesqueleto
MEC
Comunicação e adesão intercelular
Adesão célula-substrato e célula-célula
Vias de sinalização
Genoma
Dogma central da Biologia
Diferentes ordens de empacotamento da cromatina
Genoma procariota versus genoma eucariota
Conceito de gene
Replicação, transcrição e tradução
Processo de replicação do DNA, garfo de replicação, DNA polimerases
O processo de transcrição, RNA polimerases
Processamento dos transcritos primários
Código genético
tRNAs e ribossoma
Produção da cadeia polipeptídica
Regulação da expressão génica
Porquê e como regular a expressão dos genes?
Diferenciação celular
Ciclo celular
Mitose e Meiose
Controlo do ciclo celular
Apoptose

Objetivos

Após frequência da UC o estudante conhecerá a estrutura e função de diferentes tipos de células e dos elementos que as constituem, bem como a dinâmica da célula como uma unidade independente ou como elemento de um organismo. O estudante deverá compreender a relação entre a estrutura e a função das células e dos seus constituintes, tal como a importância dos mecanismos de regulação de processos celulares. Compreenderá os mecanismos de armazenamento e transmissão da informação genética. A aquisição dos conhecimentos acima referidos são de extrema importância para a futura compreensão dos mecanismos celulares de ação farmacológica.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Adquirirá ainda competências em técnicas de manuseamento e análise de células. A promoção da autonomia e responsabilidade no laboratório, bem como a apresentação de um trabalho de pesquisa, irão contribuir para o desenvolvimento de capacidades de organização, trabalho em grupo e pesquisa bibliográfica.

Metodologias de ensino e avaliação

O ensino assenta na exposição teórica, na resolução de exercícios e na discussão em aula, incluindo vários instrumentos baseados no ensino presencial magistral/tutorial e em ferramentas não-presenciais (e.g. moodle). No ensino tutorial são aprofundados conceitos fundamentais do programa através da execução de trabalhos laboratoriais .
A)Regime de avaliação contínua - nota final resulta da média ponderada dos seguintes componentes:
- Dois testes abrangendo toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e laboratoriais (componentes T1 e T2) 35% x2
- Desempenho nas aulas laboratoriais 10%(A)
- Assiduidade e pontualidade (TL) 5%(B)
-Apresentação (+ discussão) de trabalho 15%(C)

Nota Final = T1(35%) + T2(35%) + A(10%) + B(5%) + C(15%)

B) Regime de exame e exame de melhoria
-Prova escrita englobando a totalidade dos conteúdos programáticos, leccionados.


Bibliografia principal

1. Lodish, H et al. (2012). Molecular Cell Biology (7th Ed). W. H. Freeman and Co. (Informação complementar online: http://bcs.whfreeman.com/lodish7e/#t_800911____)
2. Reece, J. B, Urry, L. A., Cain, L. C., Wasserman, S. A., Minorsky, P. V., Jackson, R.B., (2013) Campbell Biology (10th ed). Pearson Education, Inc.
3. Campos, L.S. (2008); Entender a Bioquímica (5ªed). Escolar Editora.