Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Bioquímica I

Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

120 | 60

Código

ULHT477-33

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Introdução à Bioquímica (I.1. A Bioquímica e os seus objectivos. I.2. Origem da vida. I.3. A célula, Unidade fundamental dos processos bioquímicos.).
II. A água (II.1. Propriedades da água. II.2. Ácidos, bases e tampões.).
III. Aminoácidos e proteínas (III.1. Os aminoácidos. III.2. A ligação peptídica. III.3. Niveis estruturais das proteínas. III.4. Centros activos e de regulação. III.5. Mioglobina e hemoglobina. III.6. As enzimas.).
IV. Lípidos (IV.1. Definição e classificação dos lípidos. IV.2. As membranas biológicas.).
V. Glícidos (V.1. Definição e vocabulário. V.2. Classificação.).
VI. Introdução à bioenergética (VI.1. Os princípios da termodinámica. VI.2. A energia livre de Gibbs. VI.3. O ATP, produção e hidrólise.).
VII. A informação biológica (VII.1. Composição e estrutura primária dos ácidos nucleicos. VII.2. Estrutura tridimensional do DNA. VII.3. Estrutura tridimensional dos vários RNAs.).

Objetivos

A disciplina de Bioquímica I tem como objectivo definir o conceito de reacção bioquímica, apresentar aos alunos os diferentes actores da Bioquímica, água e biomoléculas, e introduzir as grandes funcões bioquímicas como o funcionamento das enzimas, a bioenergética, a informação biológica. Ao concluir o curso, os alunos deverão dominar perfeitamente estas bases que permitirão a abordagem da cadeira de Bioquímica II.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conhecimento e compreensão da estrutura e das propriedades das principais classes de biomoléculas (glúcidos, lípidos, aminoácidos e proteínas e ácidos nucleicos) e das interacções destas com o solvente água. Capacidade em metodologia básica no âmbito da Bioquímica (realização de soluções de reagentes, colorimetria, cromatografia líquida, cromatografia em suporte sólido, calibrações, espectrofotometria, extracção e purificação de biomoléculas, electroforese, cinéticas enzimáticas, consulta de bases de dados).

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino presencial com aulas teóricas e laboratoriais: As aulas teóricas são aulas magistrais seguindo o programa definido. As aulas laboratoriais são aulas tutoradas por um docente e destinadas a aplicar as técnicas mais comuns.
Requisitos para aproveitamento final:
1) Avaliação contínua:
A nota final (NF) resulta da média ponderada dos seguintes componentes: Preparação dos trabalhos laboratoriais 5% (componente A), Desempenho e Assiduidade no laboratório 5% (componente B), Relatórios dos trabalhos laboratoriais 20% (componente C), 2 Frequências teóricas 70% (componente D, cada frequência tem o peso de 35%).
NF = A (5%) + B (5%) + C (20%) + D (70%).

2) Exame final:
Exame final englobando a totalidade dos conteúdos programáticos, leccionados nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas/laboratoriais.

Bibliografia principal

- Voet, D. & Voet. J.G. (2010) Biochemistry, (4th Ed). New York: John Wiley & Sons.
- Halpern M, Freire A, Quintas A. (2008) Bioquímica Organização Molecular da Vida. Lidel
- Berg, J.M. et al. (2010) Biochemistry (7th Ed). New York: Freeman and Company.
- Devlin T. (2011) Textbook of biochemistry ; with clinical correlations. (7th Ed). Blucher
- Weil, J.H. (2000) Bioquímica Geral (2ª Ed). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.