Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Bioquímica II

Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

115 | 60

Código

ULHT477-504

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I.Introdução ao metabolismo (Metabolismo, anabolismo, catabolismo. Fonte de energia e reacções de oxidação-redução. Tipos de metabolismo. Metabolismo e evolução.).
II.Metabolismo aeróbio (Digestão e absorção dos glícidos. Glicólise. Fermentações associadas à glicólise. Glicogenogénese e glicogenólise. Gluconeogénese. Ciclo de Krebs. Ciclo dos fosfatos de pentose. Fosforilação oxidativa. Regulação.).
III.Fotossíntese (Fase luminosa da fotossíntese (com 2 fotossistemas). A fase escura).
IV.Metabolismo dos lípidos (Digestão, absorção e transporte. Beta-oxidação dos ácidos gordos. Biossíntese dos ácidos gordos. Metabolismo do colesterol.).
V.Metabolismo dos aminoácidos (Digestão das proteínas. Transaminação e desaminação dos aminoácidos. Ciclo da ureia. Catabolismo dos cetoácidos. Biossíntese dos aminoácidos.).
VI.Transporte transmembranar (Transporte não assistido. Transporte assistido passivo. Transporte activo utilizando ATP. Transporte activo utilizando um gradiente iónico.).

Objetivos

A disciplina de Bioquímica II apresenta aos alunos o conceito de metabolismo e as principais vias metabólicas. Em particular, uma grande parte do programa vai consistir na descrição do metabolismo aeróbio e vias metabólicas associadas. Ao concluir o curso, os alunos deverão ter uma ideia muito clara do funcionamento bioquímico dos seres vivos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Competências a atingir: Conhecimento e compreensão das principais vias metabólicas responsáveis pela produção de energia celular e das vias de síntese das grandes categorias de biomoléculas, incluindo o aspecto das relações evolutivas entre os vários tipos de metabolismo. Reforço da capacidade dos alunos em metodologia no âmbito da Bioquímica (realização de soluções de reagentes, colorimetria, diferentes técnicas de cromatografia líquida, calibrações, espectrofotometria, extracção e purificação de biomoléculas como proteínas e polissacarídeos, electroforese, cinéticas enzimáticas, consulta de bases de dados).

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino presencial com aulas teóricas e laboratoriais: As aulas teóricas são aulas magistrais seguindo o programa definido. As aulas laboratoriais são aulas tutoradas por um docente e destinadas a aplicar as técnicas mais comuns.

Requisitos para aproveitamento final:
1) Avaliação contínua:
A nota final (NF) resulta da média ponderada dos seguintes componentes: Preparação dos trabalhos laboratoriais 5% (componente A), Desempenho e Assiduidade no laboratório 5% (componente B), Relatórios dos trabalhos laboratoriais 20% (componente C), 2 Frequências teóricas 70% (componente D, cada frequência tem o peso de 35%).
NF = A (5%) + B (5%) + C (20%) + D (70%).

Bibliografia principal

Voet, D. & Voet. J.G. (2010) Biochemistry, (4th Ed). New York: John Wiley & Sons.
Halpern M, Freire A, Quintas A. (2008) Bioquímica Organização Molecular da Vida. Lidel
Berg, J.M. et al. (2010) Biochemistry (7th Ed). New York: Freeman and Company.
Devlin T. (2011) Textbook of biochemistry ; with clinical correlations. (7th Ed). Blucher
Weil, J.H. (2000) Bioquímica Geral (2ª Ed). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.