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Universidade Lusófona

Farmácia Clínica

Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Trimestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

5 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

115 | 60

Código

ULHT477-5123

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Populações Especiais:
Gravidez e amamentação
Pediatria e Neonatologia
Insuficientes renais
Transplantados
Geriatria

2.Distribuição de Medicamentos:
Distribuição individual diária em dose unitária
Distribuição tradicional de medicamentos e reposição de stocks nivelados
Circuitos especiais de distribuição
Distribuição de medicamentos a doentes em regime de ambulatório

3.Nutrição Assistida

4.Citostáticos

5.Comissões de Ética para a Saúde:
Comissão de farmácia e terapêutica
Comissão de antibióticos
Comissão de controlo de infecção
Comissão de ética

6.Farmacocinética Clínica

7. Farmacovigilância

8.Ensaios Clínicos

9.Informação de Medicamentos

10.Gestão Económica e Farmacoeconómica:
Gestão e aprovisionamento de medicamentos
Farmacoeconomia

11.Racionalização da terapêutica:
Procedimentos para a introdução de novos fármacos
Estudos de Utilização de Medicamentos
Protocolos de Terapêutica
Informatização

12.Dados laboratoriais

Objetivos

Aquisição de uma atitude crítica e analítica para a detecção e resolução dos problemas farmacoterapêuticos que afectem cada doente.
Aquisição de ferramentas necessárias para a prática de cuidados farmacêuticos orientados para o doente: como recolher e interpretar a história clínica do doente, interpretação dos parâmetros laboratoriais e conhecimento das normas de orientação clínica relativas à farmacoterapia.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Compreensão e aplicação dos princípios da farmacocinética na individualização de regimes posológico.
Sensibilização para a importância de colaborar em programas de detecção, comunicação, valorização e prevenção das reações adversas aos medicamentos.
Integração dos conceitos dos estudos de utilização de medicamentos, e a sua aplicação na seleção de medicamentos, com base em critérios de eficácia, segurança, e custo-efectividade.
Conhecimento da realidade de trabalho do farmacêutico hospitalar.

Metodologias de ensino e avaliação

Avaliação contínua :
Assiduidade 5% (componente A)
Uma frequência, contribuindo com 65% (componente B) para a classificação final.
Apresentação e discussão de trabalhos de grupo-15%- (componente C)
Resolução de casos práticos, mini-testes, avaliação da teórico-prática e das aulas laboratoriais-15% (componente D)

Avaliação contínua Nota Final = A (5%) + B (65%) + C (15%) + D (15%)

O aluno trabalhador estudante que optar pela avaliação contínua deverá cumprir com os requisitos acima definidos.

Regime de exame
Exame final escrito englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.
Melhorias
Prova de avaliação escrita, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

Bibliografia principal

Bibliografia Principal
1. Brunton, L. (2011). Goodman & Gilmans The Pharmacological Basis of Therapeutics. In Goodman & Gilman¿s The Pharmacological Basis of Therapeutics (12th ed., pp. 417-55).
2. Walker, R., Edwards, C. (2011). Clinical Pharmacy and Therapeutics. (5th ed.). Churchill Livingstone.
3. Perry, M. C. (2001). The Chemotherapy Source book (3rd ed.). Lippincott Williams and Wilkins.
Bibliografia Complementar
1. Pazdur, R. et al. (2011). Cancer management: a multidisciplinary approach: medical, surgical & radiation oncology. (13th Ed.), New York, The Oncology Group.
2. Casciato, D. (2012). Manual of Clinical Oncology. (7th ed.). Philadelphia. Lippincott Williams and Wilkins.