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Universidade Lusófona

Introdução à Economia e Gestão

Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

70 | 30

Código

ULHT477-3488

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução às organizações e sua gestão. Economia e Economia da saúde. Consequências económicas da doença; a saúde e o circuito económico. Modelos de sistemas de saúde. Tipos de financiamento dos sistemas de saúde. Especificidades do mercado da saúde: procura e maximização da utilidade em saúde: relação financiamento e procura. Competição em saúde. Determinantes não económicos da procura: Elasticidade da procura em saúde. Necessidades em saúde: Indicadores de saúde. Justiça social e equidade: Indicadores de saúde. Avaliação económica em saúde: tipos de estudos: medição de custos e de resultados. Metodologias de gestão em pequenas unidades de saúde com estrutura empresarial: farmácias e laboratórios de análises. O processo de controlo empresarial na farmácia comunitária. O mercado do medicamento: evolução recente e previsível; os medicamentos inovadores: o impacto da crise no consumo de medicamentos. Indústria farmacêutica e farmácia comunitária.

Objetivos

A presente unidade curricular tem como objetivo proporcionar uma formação em conceitos de gestão e economia da saúde. Com esta UC, pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos na área da gestão e da ciência económica, por forma a poderem, realizar a abordagem a uma unidade empresarial, seja de carácter privado ou público, com ou sem intuitos comerciais de exploração. Tendo em consideração a abrangência dos temas lecionados e a metodologia de ensino implementada crê-se que os objetivos venham a ser atingidos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conferir bases de conhecimento para a compreensão da gestão e para as especificidades da gestão em unidades de saúde;
Promover o conhecimento dos fundamentos de Economia necessários para a melhoria da competitividade empresarial;
Divulgar os conceitos económicos mais relevantes para a estimular o estudo, a pesquisa e a aplicação prática do mais importante e apropriado instrumental disponível nestas ciências.
Desenvolver capacidades para refletir e avaliar crítica e continuadamente a futura prática profissional e produzir novos conhecimentos que favoreçam a acessibilidade e a qualidade das prestações que disponibiliza, designadamente em interação com o público.

Metodologias de ensino e avaliação

A avaliação de conhecimentos e competências na presente unidade curricular (UC) será feita de acordo com os princípios definidos nesta ficha.
Regime de avaliação contínua.
A nota final resulta da média ponderada dos seguintes componentes:

1) Duas frequências ao longo do semestre (F1 e F2), durante o período lectivo, sobre os conteúdos lecionados, contribuindo cada frequência em 40% para a classificação final. Apresentação de trabalho de grupo que contribuirá com 20% para a classificação final (C-TP).

A classificação final (CF) é calculada pela seguinte fórmula:

CF = (C-TP x 0,2) + (F1 x 0,4 + F2 x 0,4)

Para aprovação neste regime, é desejável a frequência de 2/3 das aulas (excepto para trabalhadores estudantes)

Regime de exame

O regime de exame está reservado para os alunos que não apresentem elementos de avaliação ou não tenham aprovação no do regime de avaliação contínua

Exame final escrito englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

Bibliografia principal

1- Aguiar A. H. , A Gestão da farmácia ¿ ultrapassar os novos desafios. Lisboa, Hollyfar, 2010
2- Aguiar A. H. , Boas práticas da gestão em farmácia. Lisboa, Hollyfar, 2012.
3- Glied, Sherry, Smith, Peter C., The Oxford Handbook of Health Economics; OUP Oxford, 2011.
4- Reis V., Pedro A. , Administração da saúde: da prestação à avaliação de resultados. Biomedical and Biopharmaceutical Research 2012; 9. 1.9-26.