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Universidade Lusófona

Química Analítica

Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

130 | 90

Código

ULHT477-32

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.INTRODUÇÃO À QUÍMICA ANALÍTICA: (Análise qualitativa e quantitativa. Métodos analíticos, erros, exactidão e precisão).
2. SOLUÇÕES. (Diluições. Métodos gravimétricos. Unidades de concentração).
3. EQUILÍBRIO QUÍMICO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA. (Introdução. Cinética química. Princípio de le châtelier. Curvas de titulação. Cálculos volumétricos. Indicadores). Equilíbrio ácido-base (Produto iónico, pH e acidez. Força e constantes de ionização. Efeito do ião comum. Soluções tampão). Volumetria ácido-base (Soluções padrão. Instrumentação). Complexometria (EDTA). Solubilidade e Complexos (produto de solubilidade, efeito de ião comum, pH e equilíbrio). Volumetria de precipitação (Métodos de Mohr, Fajans e Volhard). Electrólitos (Grau de dissociação. Condutividade iónica. Actividade e coeficiente de actividade de um ião. Força iónica. Equilíbrio e volumetria de oxidação-redução (Reações redox em células electroquímicas. Potenciais de eléctrodo. Cálculo da constante de equilíbrio redox).

Objetivos

A unidade curricular (UC) de Química Analítica pretende, a partir dos conceitos gerais de química, introduzir os grandes temas de estudo, designadamente, a química das soluções e a dissociação electrolítica, o equilíbrio químico, o equilíbrio ácido-base e de oxidação redução, o equilíbrio de precipitação, cuja compreensão e consolidação por parte do aluno são essenciais para a aquisição de conhecimentos noutras matérias subsequentes da área da Química e das Ciências Farmacêuticas. Serão ainda abordadas a teoria das soluções iónicas e as soluções reguladoras de pH, bem como aspectos específicos de análise volumétrica (incluindo a volumetria ácido-base, a volumetria de precipitação, a volumetria de complexação e a volumetria de oxidação-redução).

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conhecer os princípios básicos da Química Analítica, nomeadamente nos aspectos que mais interesse possam apresentar na licenciatura em Ciências Farmacêuticas. Desenvolver a capacidade para resolver problemas e interpretar os resultados obtidos, aplicando os conhecimentos adquiridos a casos práticos.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular compreende aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais. Os conteúdos programáticos são abordados nas aulas teóricas, valorizando os conceitos básicos da química analítica. O material didático de apoio será disponibilizado na plataforma on-line Moodle.
A avaliação contínua engloba: Assiduidade e desempenho 10% (A); dois testes escritos de 35% cada um deles (B); testes teórico-práticos, 10% (C); a apresentação e discussão de cadernos laboratoriais, 10% (D) (final = A (10%) + B1 (35%) + B2 (35%) + C (10%) + D (10%)).
O aluno trabalhador-estudante que optar pela avaliação contínua deverá cumprir com os requisitos acima definidos.
A avaliação por exame final aplica-se aos alunos que por ele optem abrangendo a totalidade dos conteúdos programáticos (exame escrito e exame laboratorial).
A melhoria de nota é realizada sob a forma de prova de avaliação oral, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

Bibliografia principal

1- Harris, D. C. (2010). Quantitative Chemical Analysis. New York: W H Freeman & Co.
2- Skoog, D. A., West, D. M., Holler, F. J, Crouch, S. R. (2013). Fundamentals of Analytical Chemistry. USA: Cengage Learning.
3- Skoog, D. A., West, D. M., Holler F. J., Crouch, S. R. (2000). Analytical Chemistry: An Introduction, USA: Cengage.
4- Christian, G. D. (2003). Analytical Chemistry. New York: John Wiley & Sons.
5- Skoog, D., Holler, F. J., Crouch S. R. (2006). Fundamentos de química analítica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.