Química-Física

Curso

Ciências Farmacêuticas

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 5

ESTADOS DA MATÉRIA:Forças intermoleculares;Estado gasoso,líquido,sólido, cristalino,Equilíbrio,Regra das fases
TERMODINÂMICA QUÍMICA BIOQUÍMICA:3 Leis da termodinâmica,Equilíbrio Químico de fases,Energia interna,Entalpia,Função de Gibbs,Entropia,Transporte iónico eletrónico
MISTURAS:Propriedades
SOLUÇÕES NÃO ELETROLÍTICAS:Soluções ideais reais,Propriedades coligativas
SOLUÇÕES ELETROLÍTICAS:Propriedades,Teoria de Arrhenius,Eletrólitos fortes, Propriedades coligativas
SOLUBILIDADE FENÓMENOS DE DISTRIBUIÇÃO:Princípios,Interações solvente-soluto,Solubilidade (gases em líquidos,líquidos em líquidos,sólidos em líquidos), Distribuição de solutos em solventes imiscíveis
CINÉTICA QUÍMICA:Velocidade/ordem/mecanismo da reacção,Cinética dos processos vivos
DIFUSÃO/DISSOLUÇÃO:Difusão em estado estacionário,Princípios termodinâmica da difusão,Leis de Fick,Dissolução
FENÓMENOS DE SUPERFÍCIE:Interfaces Líquidas, Propriedades elétricas, Adsorção em interfaces líquidas e sólidas;Sistemas coloidais

O objetivo desta Unidade Curricular (UC) é fornecer conhecimentos básicos e fundamentais na área essencial de Química Física, nomeadamente aplicados a fenómenos biológicos, pretendendo uma aplicação na área das ciências da saúde.

Serão estudados os seguintes temas: Estados da matéria, Termodinâmica química e bioquímica, Equilíbrio químico e de fases, Soluções eletrolíticas e não eletrolíticas, Solubilidade e fenómenos de distribuição, Cinética química, Difusão e dissolução e Fenómenos de superfície.

O ensino assenta na exposição teórica, na resolução de exercícios e discussão em aula, incluindo instrumentos baseados no ensino presencial magistral/tutorial e noutras ferramentas não-presenciais(e.g. moodle). No ensino tutorial são aprofundados conceitos fundamentais do programa com a execução de experiências laboratoriais, que permitem consolidar a matéria lecionada, e da resolução de problemas pré-anunciados. A avaliação é realizada por avaliação contínua ou por exame final. A avaliação contínua engloba:(A)Assiduidade (5%); (B)2 frequências escritas(70%); (C)Desempenho nas aulas/realização de exercícios e de relatórios(25%). Nota Final=A(5%)+B(70%)+C(25%). O aluno trabalhador estudante que opte pela avaliação contínua deve cumprir os requisitos acima definidos. A avaliação por exame final aplica-se aos alunos que por ele optem e abrange a totalidade do programa (exame escrito e laboratorial). A melhoria de nota realiza-se na forma de exame oral reunindo a totalidade do programa.

1. Atkins, P.W., De Paula, J., (2014). Physical Chemistry, (10th ed.), Oxford University Press.
2. Atkins, P.W., De Paula, J. (2011). Physical Chemistry for the Life Sciences, (2nd ed.), W. H. Freeman.
3. Levine, I.N., (2008). Physical Chemistry, (6th ed.), McGraw-Hill Science.