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Universidade Lusófona

Química Orgânica II

Curso

Ciências Farmacêuticas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

145 | 90

Código

ULHT477-1806

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CARACTERÍSTICAS E REATIVIDADE DE DIVERSAS CLASSES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS: Amplo estudo da Estrutura, Nomenclatura e Propriedades, bem como das diversas Sínteses, Reações, Mecanismos e da Regiosselectividade e Estereoquímica, em cada uma das classes e subclasses de compostos orgânicos estudados, nomeadamente:1.1.ÁLCOOIS (Revisão), 1.2.ÉTERES E OXIURANOS, 1.3.ALCENOS, 1.4.ALCINOS, 1.5.DIENOS CONJUGADOS, 1.6.BENZENO E AROMATICIDADE, 1.7.ATAQUE ELETROFÍLICO EM DERIVADOS DE BENZENO, 1.8.ALDEÍDOS E CETONAS: Grupo carbonilo, Enóis, Enolatos e Condensação aldólica, 1.9.ÁCIDOS CARBOXÍLICOS, 1.10.DERIVADOS DE ÁCIDOS CARBOXÍLICOS: Halogenetos de alcílo, Anidridos, Ésteres, Amidas, Alcanonitrilos,1.11.AMINAS.

Objetivos

O objetivo desta Unidade Curricular (UC) é continuar e aprofundar o estudo da nomenclatura, propriedades, reatividade das várias classes de compostos orgânicos, iniciado na Química Orgânica I. Será revista a química dos álcoois, serão estudados os éteres e oxiuranos, as ligações duplas e triplas C-C, os dienos conjugados, o benzeno e seus derivados, os ácidos carboxílicos e seus derivados, aldeídos e cetonas e as aminas, sendo abordados as sínteses, reações, mecanismos, regiosselectividade e estereoquímica em cada uma destas classes.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Nas aulas tutoriais serão realizados trabalhos práticos adaptados à componente magistral, de modo a: Aplicar as reações e sínteses estudadas mais representativas e aplicar os conteúdos teóricos na análise e tratamento dos resultados; Familiarizar os alunos com as diversas técnicas utilizadas na execução de reações em Química orgânica e com os cuidados a ter na sua execução e com a extracção, purificação dos produtos brutos.

Metodologias de ensino e avaliação

O ensino inclui vários instrumentos de ensino presencial magistral/tutorial e outras ferramentas de caracter não-presencial (e.g. moodle). No ensino tutorial são aprofundados conceitos fundamentais do programa com a execução de reações representativas, com a aprendizagem das técnicas experimentais em Química Orgânica e da resolução de problemas pré-anunciados em contexto geral e aplicado às ciências farmacêuticas. A avaliação é efetuada por avaliação contínua ou por exame final. A avaliação contínua engloba: (A)Assiduidade(5%), (B)2 testes escritos(65%), (C) Desempenho nas aulas, resolução de exercícios, apresentação de trabalhos e Caderno de laboratório(30%).
Nota Final =A(5%)+B(65%)+C(30%). O aluno trabalhador estudante que opte pela avaliação contínua deve cumprir os requisitos acima definidos. A avaliação por exame final abrange a totalidade do programa (exames escrito e laboratorial) A melhoria de nota realiza-se na forma de exame oral reunindo a totalidade do programa.

Bibliografia principal

1. Vollhardt, K. P. C., Schore, N. E., (2014). Organic Chemistry: structure and function, 7th ed., W. H. Freeman.
2. Solomons, T. W. G., Fryhle C. B., Snyder, S.A. (2013). Organic chemistry, (11th Ed.), Wiley.
3. Becker, H. et al., (1997). Organikum - Química Orgânica Experimental, tradução de A. P. Rauter e B. Herold (2ª Ed.). Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.
4. Powel, H. P., Richer, J.-C., (2010). Guia IUPAC para a nomenclatura de compostos orgânicos, Tradução portuguesa nas variantes brasileira e europeia por Amélia Pilar Rauter et al., International Union of Pure and Applied Chemistry, Sociedade Portuguesa de Química, Lidel, Lisboa, Portugal.